terça-feira, 9 de agosto de 2011

ELETRONICA DIGITAL

                 Amanhã inicia o módulo de Eletrônica Digital para a turma do curso técnico em Automação. Vão ser apenas 60 horas (03 semanas) para aprender um pouco dessa área da eletrônica.
                 A Eletrônica Digital tem como objetivo substituir os componentes analógicos, envolvendo a lógica para a construção dos circuitos. Mas é necessário conhecer os conhecimentos sobre a eletrônica analógica para ter um bom desenvolvimento e aprendizado.
                 Basicamente, os circuitos agora serão montados utilizando apenas Circuitos Integrados (CI's), que estão disponíveis de vários tipos, e irão compor o circuito.
A figura mostra as portas lógicas básicas e outros símbolos que usamos em softwares simuladores de circuitos digitais. Existem simuladores desde os mais simples (e mais didaticos para mostrar circuitos básicos) aos mais complexos, como os que tive a oportunidade de trabalhar na minha pos-graduação em automação.

      O conteúdo do curso de eletrônica digital é:
- Sistemas de Numeração;
- Funções e Portas Lógicas;
- Algebra de Boole e Simplificação de Circuitos Lógicos;
- Circuitos Combinacionais;
- Flip-flop;
- Registradores;
- Contadores;
- Conversor Analógico-Digital (A/D) e Digital-Analógico (D/A);
- Circuitos Multiplexador e Demultiplexador;
- Memorias;
- Familias de Circuitos Lógicos.

Lembrando que um livro muito bom, que usei muito na faculdade (graduação em engenharia elétrica - CESMAC) nas aulas do professor Luiz Roberto, disciplina eletronica digital e simulação digital, é um livro que possui uma linguagem fácil para estudar e retirar exercícios. O título é: Elementos de Eletrônica Digital, dos autores IDOETA, Ivan Valeije, e CAPUANO, Francisco Gabriel, da editora Erica.

A seguir, alguns exemplos de circuitos vistos durante o curso:


- Circuito Gerador de Onda Senoidal- utilizando conceitos sobre Flip-Flop, e conversor Digital-Analógico, tambem mostrando em um display BCD-7segmentos, o a lógica do contador que foi utilizado para gerar a forma de onda.





- Circuito de alarme de automóvel.







- Circuito Contador Síncrono de 00 a 39. Mostra em dois displays, a contagem.




- Circuito de um Semáforo de Controle Automático de 03 ruas, a partir da presença dos carros em cada semáforo.
 - Circuito utilizando o conceito de MULTIPLEXADOR, onde é possível reduzir bastante qualquer circuito, na utilização dessa lógica de MUX e DEMUX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário