segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Radio AM / FM

Pessoal, esse final de semana consegui uns pacientes novos para estudos e descobertas em prol da ciência! Calma ai, mas não são seres humanos nem animais, são pequenos rádios doados pelo meu PAI (George), que tem uma imensuravel paixão por eletrônicos em geral. Ja teve vários tipos de rádios portáteis e até uma televisão analógica portátil, da Casio, que ele disse que foi carissima na época. Vejam so, hoje temos celulares que custam menos de R$ 100,00, e possuem radio, televisão, mp3,mp4, mp.... Como a tecnologia evoluiu! As vezes, é otimo receber um aparelho e poder analisar seu funcionamento, e saber que tudo aquilo foi miniaturatizado, com o auxilio da nanotecnologia e outros.

Aqui vão algumas fotos e um pouco do funcionamento...
Um dos defeitos mais comuns que ocorreram nesses rádios foi a ocorrência do fenômeno que incomoda os moradores que estão próximo ao mar. A "maresia" (...oxidação causada pela água do mar, provocando a lenta corrosão de objetos metálicos nas proximidades do litoral. <www.wikipedia.org>) acaba com os equipamentos elétricos e eletrônicos. Note nas fotos, que os equipamentos perdem as cores da carcaça, ficando desbotados, alem de corroer os parafusos e partes metálicas.
Porem, internamente, pelo menos nesse radio (um dos menores) a situação não estava tão ruim. Mas note que o botão seletor, esta parcialmente enferrujado. O que mais sofre é o conector das pilhas, que sempre criam uma costra de ferrugem, oferecendo uma resistência a mais no circuito de alimentação do radio, comprometendo o funcionamento do circuito.
essa foto mostra a parte da sintonia do radio. Nos radios analógicos, existe um capacitor que seleciona a frequencia da radio que voce deseja ouvir. A engenharia que inventaram, fui com o uso de um barbante que ao mesmo tempo que gira o capacitor para mudar de radio, desloca o ponteiro que fica posicionando sobre um papel com a marcação das estações/frequencias de cada radio. Quando você gira o seletor, voce altera a frequencia ate encontrar a proxima estação de rádio.

Detalhe do botão que seleciona a estação de rádio que você deseja ouvir, deslocando o ponteiro para ser possível visualizar se está aumentando ou diminuindo a frequencia.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO RÁDIO

     O rádio tem sua fundamentação teórica nas descobertas do cientista James Clerck MAXWELL, que em 1863 (bastante tempo) demonstrou teoricamente a provável existência de ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e essa descoberta foi de muita utilidade para outros pesquisadores.


Algumas datas importantes na história do rádio são:

1887 - Henrich Rudolph Hertz descobre as ondas de rádio.
1893 - Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas.
1896 - Gluglielmo Marconi realiza as primeiras transmissões sem fios.
1922 - Primeira transmissão radiofônica oficial brasileira.
1923 - Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
1926- John Baird realiza as primeiras transmissões de imagens
1931 - É fundada a PRB 9 - Rádio Record de São Paulo. 1932 - O Governo de Getúlio Vragas autoriza a publicidadee em rádio.
1933 - O americano Edwing Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da RCA.
1934 - Criada a Rádio Difusora, apelidada de "Som de Cristal", onde surge o termo "radialista", inventado por Nicolau Tuma.
1935 - Acontece na Alemanha, a primeira emissão oficial de TV.
1936 - Em Londres é inaugurada a estação de TV da BBC.
1938 - Início da televisão na Rússia.
1939 - O americano Edwin Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, New Jersey.
1941 - Em 12 de julho, começa a transmissão da primeira rádio novela do País, que foi apresentada durante cerca de três anos, pela PRE-8, Rádio Nacional do RJ. Era a novela "Em Busca da Felicidade" . A seguir foi a vez de "O Direito de Nascer".

1942 -Abelardo Barbosa (Chacrinha) surgiu no final dos anos 30, na PRA-8 Rádio Clube de Pernambuco. Em 1942 ele foi para a Rádio Difusora Fluminense. A partir de então ficou conhecido como Chacrinha, pois a emissora ficava numa chácara em Niterói. É criado o "Cassino do Chacrinha". Em 1959 o "Velho Guerreiro" estréia na Televisão.

1946 - Surgem os gravadores de fita magnética, dando maior agilidade ao rádio.
1948 - Na Rádio Nacional faz sucesso o programa "Balança mas não cai".
1950 - A TV BBC de Londres realiza a primeira transmissão de imagens para além do Canal da Mancha.
1951 - É inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro. 1953 - A cantora Emilinha Borba, que começou na Rádio Cruzeiro do Sul, foi consagrada a "Rainha do Rádio", na Rádio Nacional, em 1953.
1954 - Inventada em 1940 por Peter Goldmark a TV a cores entra em funcionamento..
1962 - Primeira transmissão via satélite.1962 - Em 27 de novembro, é criada a Associação Brasileira de Rádio e Televisão - ABERT.
1965 - O Brasil é integrado no Sistema Intelsat.
1965 - Inauguração do MIS - Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro
1967 - Criado no dia 25 de fevereiro o Ministério das Comunicações.
Existe muita informação sobre os rádios. Um site que pesquisei estas informações foi:

Nenhum comentário:

Postar um comentário