sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sensor Danificado - Maquete Esteira (automação)

A área da eletricidade da escola, foi agraciada com a doação de 03 maquetes que simulam um processo automatizado com sensores, atuadores pneumáticos e uma esteira, que permite realizar um processo que seleciona um material na esteira de acordo com suas características, como tipo de material (ação de sensores indutivo (presença de material condutor) ou capacitivo (presença de qualquer tipo de material)), ou ainda pela atuação através da medida (altura) do objeto, pois o sensor ótico possui vários feixes, em diversas alturas, possibilitando ao usuário definir qual altura, quando o sensor captar, irá acionar algum dispositivo. Confira a foto da maquete abaixo:


Mas o que ocorreu foi o seguinte. Ja temos 02 sensores óticos queimados sem explicação AINDA... O primeiro funcionou durante umas 2 horas sem problema para poder queimar. Já o segundo, com 05 minutos ele também queimou e parou de funcionar. Portanto, em contato com o lider da área da eletricidade Luiz André, retirei os sensores para avaliar na minha sala (laboratório de eletrônica) o que de fato ocorreu. Confira as fotos do sensor abaixo:
primeiramente, para retirar o sensor da maquete, registrei uma foto das conexões nos bornes, para religar da forma correta.

aqui, ja está aberta a caixa que protege a placa e permite a fixação dos led's infravermelhos e os respectivos fototransistores que coletam o feixe de luz emitido pelos IRs.

A foto não está com boa qualidade, mas dá para perceber os resistores que foram queimados, os quais estou iniciando o estudo para descobrir o motivo da queima.

aqui é a foto do sensor ótico por completo, mostrando leds na parte lateral que indicam qual altura (quantos raios foram cortados pelo objeto (a depender da altura do objeto) no momento em que passaram pelo sensor na esteira)

internamente ao dispositivo, percebemos os elementos emissores e receptores, que atuam cada qual em uma altura fixa no processo de identificação.

uma leve crítica a placa de circuito impresso, pois faltou local na placa para fixar alguns transistores, sendo estes fixados através de resistores soldados na placa.

detalhes da placa.

regulador de tensão positivo de 12 volts (CI LM7812), que recebe no caso a tensão que toda a maquete opera que é de 24volts, porem deixa passar apenas 12 volts para a placa que está dentro do dispositivo do sensor ótico.

BEM, ESTA PARTE FOI SÓ DE VERIFICAÇÕES, agora iremos analisar o circuito da placa, observando quais razões levaram a uma alta de corrente em 05 resistores que realizam a mesma função na placa.

Peço que aguardem, pois estarei verificando e atualizando está área, com o conserto do dispositivo, mostrando fotos dos testes realizados, e funcionamento na maquete.

AGUARDEM.... obrigado, gregor

Nenhum comentário:

Postar um comentário