quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SUSTO NO LABORATÓRIO!

Hoje, quando estava com os alunos da turma do técnico em automação no laboratório, realizando testes em uma bancada didática, tivemos um grande susto. A fonte que alimentava o circuito começou a fumaçar! Cobriu a sala de fumaça, bem branca, sem ter aquele odor de queimado. E nós tinhamos conferido a tensão de ligação da fonte na tomada, e a corrente que o equipamento estava exigindo era baixa, de 250 mA( 0,25 Amperes), sendo ligado com tensão CC de 24Volts. O que teria acontecido?

 A fonte usada possui uma saida com máximo de 30Volts, e corrente máxima de 03 Ampéres. Portanto não foi uma sobrecarga, visto que o circuito não exigia tanto.
No início, ao desmontar o circuito, com o auxílio dos alunos que estão em treinamento para as olimpíadas da escola, na modalidade da eletrônica, eles identificaram um capacitor danificado.
Após eles retirarem o capacitor, também verifiquei que a placa está intacta, e provavelmente a grande quantidade de fumaça foi gerada pelo fervimento da solução eletrolítica contida no capacitor.


a foto ao lado comprova a destruição total do capacitor, notando que na hora do defeito, não houve nenhuma explosão, so a ocorrência da fumaça, e o barulho de líquido fervendo, tanto que escorreu e sujou a carcaça da fonte.

Ainda bem que foi um defeito simples, e iremos substituir o capacitor de 3300uF/63V.

Na verdade, teremos que testar apos a substituição da peça, mas em contato com o professor André Luiz, Lider da Área de Eletrônica da escola, que tem mais tempo e experiência na área, disse que provavelmente foi só o capacitor.

É TESTAR PARA VER. Abraço pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário