terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto de Fontes - Alunos

Boa tarde! A turma de eletrônica básica está preparando 03 apresentações em vídeo, isto após algumas aulas sobre os componentes que compõe uma fonte (Retificação de onda completa c/ filtro e estabilizada)

Para tal, precisaram entender os assuntos sobre:
- resistor
- capacitor
- diodo semicondutor
- retificação
- retificação com filtro

VAMOS VER ALGUMAS FIGURAS SOBRE RETIFICAÇÃO (conversão de Ca em CC):

1) Retificação de MEIA ONDA:

Retificação de MEIA ONDA. Na utilização de apenas um diodo, só aproveitamos apenas um semiciclo da SENOIDE. Portanto, resumindo em cáculos, temos apenas 45% de aproveitamento da TENSÃO DO TRANSFORMADOR. Ou seja, se a saida do trafo for de 12Volts CA, neste tipode conversão para CC (RETIFICAÇÃO), teremos na saida do dido, menos de 6Volts. O que não é nada bom!





Esse tipo de montagem, não é muito comum, tendo em vista essa enorme PERDA, ou podemos chamar ainda de DISPERDÍCIO! Mas, para entendermos a retificação de ONDA COMPLETA, é fundamental iniciar com a Retificação de Meia Onda, utilizando apenas um DIODO no circuito.











Ja na figura abaixo, vemos de forma mais clara, a montagem do circuito.
O números 01, 02, 03 e 04, são as etápas que devemos checar em caso de defeito da fonte, ou seja, falhas como:
Se não tem tensão na saída da fonte, checamos (01) se tem tensão CA na entrada, para depois verificar a etapa (02) se o fusível está perfeito, e se a chave S1 está fechada, como também a ligação da chave H-H se está de acordo com a tensão da rede, e etc. a Etapa (03) seria testes com o transformador, e a ultima fase (04), se o diodo está em boas condições, pois se na saída não estiver CC, o diodo pode estar em curto-circuito.


        Na Retificação utilizando 02 diodos, ou RETIFICAÇÃO DE ONDA COMPLETA,  temos basicamente 90% de aproveitamento da tensão de saída do transformador. Agora SIM! Está bem melhor, podendo alcançar um melhor redimento no uso da FONTE. As etapas de verificação de defeitos são idênticas ao de MEIA ONDA, porêm checaremos dois diodos agora.
E na utilização de uma PONTE RETIFICADORA, ou 04 diodos, temos a possibilidade de utilizar um TRANSFORMADOR sem derivação central, ou seja, com apenas dois fios na saída. Na maioria das fontes, iremos nos deparar com esta situação, pois vários transformadores simples tem apenas 02 terminais, restando fazer a retificação (CONVERSÃO de CA para CC) com este tipo de ligação.
Este seria o circuito, com os 04 diodos de retificação, sendo estes substituidos pelo simbolo da ponte, acima mostrado, na saída da fonte.

SIMBOLO DA PONTE RETIFICADORA. Possui 04 terminais, sendo os dois ~ , para ligação do transformador, e as saídas para o circuito positiva + e negativa - .



Nenhum comentário:

Postar um comentário