segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Radio AM / FM

Pessoal, esse final de semana consegui uns pacientes novos para estudos e descobertas em prol da ciência! Calma ai, mas não são seres humanos nem animais, são pequenos rádios doados pelo meu PAI (George), que tem uma imensuravel paixão por eletrônicos em geral. Ja teve vários tipos de rádios portáteis e até uma televisão analógica portátil, da Casio, que ele disse que foi carissima na época. Vejam so, hoje temos celulares que custam menos de R$ 100,00, e possuem radio, televisão, mp3,mp4, mp.... Como a tecnologia evoluiu! As vezes, é otimo receber um aparelho e poder analisar seu funcionamento, e saber que tudo aquilo foi miniaturatizado, com o auxilio da nanotecnologia e outros.

Aqui vão algumas fotos e um pouco do funcionamento...
Um dos defeitos mais comuns que ocorreram nesses rádios foi a ocorrência do fenômeno que incomoda os moradores que estão próximo ao mar. A "maresia" (...oxidação causada pela água do mar, provocando a lenta corrosão de objetos metálicos nas proximidades do litoral. <www.wikipedia.org>) acaba com os equipamentos elétricos e eletrônicos. Note nas fotos, que os equipamentos perdem as cores da carcaça, ficando desbotados, alem de corroer os parafusos e partes metálicas.
Porem, internamente, pelo menos nesse radio (um dos menores) a situação não estava tão ruim. Mas note que o botão seletor, esta parcialmente enferrujado. O que mais sofre é o conector das pilhas, que sempre criam uma costra de ferrugem, oferecendo uma resistência a mais no circuito de alimentação do radio, comprometendo o funcionamento do circuito.
essa foto mostra a parte da sintonia do radio. Nos radios analógicos, existe um capacitor que seleciona a frequencia da radio que voce deseja ouvir. A engenharia que inventaram, fui com o uso de um barbante que ao mesmo tempo que gira o capacitor para mudar de radio, desloca o ponteiro que fica posicionando sobre um papel com a marcação das estações/frequencias de cada radio. Quando você gira o seletor, voce altera a frequencia ate encontrar a proxima estação de rádio.

Detalhe do botão que seleciona a estação de rádio que você deseja ouvir, deslocando o ponteiro para ser possível visualizar se está aumentando ou diminuindo a frequencia.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO RÁDIO

     O rádio tem sua fundamentação teórica nas descobertas do cientista James Clerck MAXWELL, que em 1863 (bastante tempo) demonstrou teoricamente a provável existência de ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e essa descoberta foi de muita utilidade para outros pesquisadores.


Algumas datas importantes na história do rádio são:

1887 - Henrich Rudolph Hertz descobre as ondas de rádio.
1893 - Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas.
1896 - Gluglielmo Marconi realiza as primeiras transmissões sem fios.
1922 - Primeira transmissão radiofônica oficial brasileira.
1923 - Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
1926- John Baird realiza as primeiras transmissões de imagens
1931 - É fundada a PRB 9 - Rádio Record de São Paulo. 1932 - O Governo de Getúlio Vragas autoriza a publicidadee em rádio.
1933 - O americano Edwing Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da RCA.
1934 - Criada a Rádio Difusora, apelidada de "Som de Cristal", onde surge o termo "radialista", inventado por Nicolau Tuma.
1935 - Acontece na Alemanha, a primeira emissão oficial de TV.
1936 - Em Londres é inaugurada a estação de TV da BBC.
1938 - Início da televisão na Rússia.
1939 - O americano Edwin Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, New Jersey.
1941 - Em 12 de julho, começa a transmissão da primeira rádio novela do País, que foi apresentada durante cerca de três anos, pela PRE-8, Rádio Nacional do RJ. Era a novela "Em Busca da Felicidade" . A seguir foi a vez de "O Direito de Nascer".

1942 -Abelardo Barbosa (Chacrinha) surgiu no final dos anos 30, na PRA-8 Rádio Clube de Pernambuco. Em 1942 ele foi para a Rádio Difusora Fluminense. A partir de então ficou conhecido como Chacrinha, pois a emissora ficava numa chácara em Niterói. É criado o "Cassino do Chacrinha". Em 1959 o "Velho Guerreiro" estréia na Televisão.

1946 - Surgem os gravadores de fita magnética, dando maior agilidade ao rádio.
1948 - Na Rádio Nacional faz sucesso o programa "Balança mas não cai".
1950 - A TV BBC de Londres realiza a primeira transmissão de imagens para além do Canal da Mancha.
1951 - É inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro. 1953 - A cantora Emilinha Borba, que começou na Rádio Cruzeiro do Sul, foi consagrada a "Rainha do Rádio", na Rádio Nacional, em 1953.
1954 - Inventada em 1940 por Peter Goldmark a TV a cores entra em funcionamento..
1962 - Primeira transmissão via satélite.1962 - Em 27 de novembro, é criada a Associação Brasileira de Rádio e Televisão - ABERT.
1965 - O Brasil é integrado no Sistema Intelsat.
1965 - Inauguração do MIS - Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro
1967 - Criado no dia 25 de fevereiro o Ministério das Comunicações.
Existe muita informação sobre os rádios. Um site que pesquisei estas informações foi:

Projetos Elétricos

Uma das vertentes dos cursos da Área Elétrica, são os estudos sobre projetos elétricos residenciais. Com certeza é uma área bastante movimentada no mercado de trabalho, pois é aplicada em toda construção e reforma de ambientes. Deve-se tomar bastante cuidado, pois temos que prestar atenção as normas, para que a futura instalação ofereça segurança para o cliente.

Vou iniciar aqui uma série de postagens, dando dicas de como iniciar um projeto elétrico, quais as normas que podemos utilizar, cálculos para o dimensionamento dos fios, eletrodutos, quantidade de pontos de luz e tomadas, posicionamento do quadro geral, e o mais importante, adequar as vontades de um cliente para tornar a sua casa ou apartamento, o mais confortável possível. Não é uma tarefa fácil, mais a gente se esforça!
Existem softwares para todo tipo de cálculo e desenho. Sem duvida o mais utilizado e conhecido pelos estudantes da área elétrica para desenho no pc, é o famoso AUTO-CAD.
Abaixo, um exemplo de uma planta baixa com toda a estruturação elétrica dos ambientes, mostrando os pontos de luz e tomada, e a fiação que irá passar pelos eletrodutos.

Ja a figura abaixo, é exemplo na utilizaçaõ de um software que permite visualizar a instalação elétrica em 3D. Basta informar as alturas de cada ponto, além da altura do teto, para o programa gerar o desenho abaixo.



O AUTO-CAD é uma ferramenta fundamental e das mais usadas na construção de projetos elétricos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sensor Danificado - Maquete Esteira (automação)

A área da eletricidade da escola, foi agraciada com a doação de 03 maquetes que simulam um processo automatizado com sensores, atuadores pneumáticos e uma esteira, que permite realizar um processo que seleciona um material na esteira de acordo com suas características, como tipo de material (ação de sensores indutivo (presença de material condutor) ou capacitivo (presença de qualquer tipo de material)), ou ainda pela atuação através da medida (altura) do objeto, pois o sensor ótico possui vários feixes, em diversas alturas, possibilitando ao usuário definir qual altura, quando o sensor captar, irá acionar algum dispositivo. Confira a foto da maquete abaixo:


Mas o que ocorreu foi o seguinte. Ja temos 02 sensores óticos queimados sem explicação AINDA... O primeiro funcionou durante umas 2 horas sem problema para poder queimar. Já o segundo, com 05 minutos ele também queimou e parou de funcionar. Portanto, em contato com o lider da área da eletricidade Luiz André, retirei os sensores para avaliar na minha sala (laboratório de eletrônica) o que de fato ocorreu. Confira as fotos do sensor abaixo:
primeiramente, para retirar o sensor da maquete, registrei uma foto das conexões nos bornes, para religar da forma correta.

aqui, ja está aberta a caixa que protege a placa e permite a fixação dos led's infravermelhos e os respectivos fototransistores que coletam o feixe de luz emitido pelos IRs.

A foto não está com boa qualidade, mas dá para perceber os resistores que foram queimados, os quais estou iniciando o estudo para descobrir o motivo da queima.

aqui é a foto do sensor ótico por completo, mostrando leds na parte lateral que indicam qual altura (quantos raios foram cortados pelo objeto (a depender da altura do objeto) no momento em que passaram pelo sensor na esteira)

internamente ao dispositivo, percebemos os elementos emissores e receptores, que atuam cada qual em uma altura fixa no processo de identificação.

uma leve crítica a placa de circuito impresso, pois faltou local na placa para fixar alguns transistores, sendo estes fixados através de resistores soldados na placa.

detalhes da placa.

regulador de tensão positivo de 12 volts (CI LM7812), que recebe no caso a tensão que toda a maquete opera que é de 24volts, porem deixa passar apenas 12 volts para a placa que está dentro do dispositivo do sensor ótico.

BEM, ESTA PARTE FOI SÓ DE VERIFICAÇÕES, agora iremos analisar o circuito da placa, observando quais razões levaram a uma alta de corrente em 05 resistores que realizam a mesma função na placa.

Peço que aguardem, pois estarei verificando e atualizando está área, com o conserto do dispositivo, mostrando fotos dos testes realizados, e funcionamento na maquete.

AGUARDEM.... obrigado, gregor

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Agradecimentos...

Pessoal ,tive outra surpresa na noite de hoje! Estou sem turma pela noite, e fico aqui tentando evoluir meu blog, estudando e pesquisando assuntos para incrementar minhas aulas, ouvindo música, tomando cafezinho na cantina, e outras cositas mais.. E quando olhei nas estatisticas do BLOG, que é um projeto meu recente, gostei de saber que estou fazendo um pequeno SUCESSO em nivel mundial!! Estou tendo não só acessos aqui no BRASIL, mas também em outras partes do planeta.. Engraçado, que fiz alemão durante 06 meses, e o lugar que mais visitou meu blog, fora do BRASIL, foi a Alemanha! Fiquei feliz, so não sei se estão entendendo o meu português.. GOSTARIA QUE OS AMIGOS INTERNACIONAIS DEIXASSEM RECADOS E SUGESTÕES.. Danke! Thank you! Obrigado a todos!

SUSTO NO LABORATÓRIO!

Hoje, quando estava com os alunos da turma do técnico em automação no laboratório, realizando testes em uma bancada didática, tivemos um grande susto. A fonte que alimentava o circuito começou a fumaçar! Cobriu a sala de fumaça, bem branca, sem ter aquele odor de queimado. E nós tinhamos conferido a tensão de ligação da fonte na tomada, e a corrente que o equipamento estava exigindo era baixa, de 250 mA( 0,25 Amperes), sendo ligado com tensão CC de 24Volts. O que teria acontecido?

 A fonte usada possui uma saida com máximo de 30Volts, e corrente máxima de 03 Ampéres. Portanto não foi uma sobrecarga, visto que o circuito não exigia tanto.
No início, ao desmontar o circuito, com o auxílio dos alunos que estão em treinamento para as olimpíadas da escola, na modalidade da eletrônica, eles identificaram um capacitor danificado.
Após eles retirarem o capacitor, também verifiquei que a placa está intacta, e provavelmente a grande quantidade de fumaça foi gerada pelo fervimento da solução eletrolítica contida no capacitor.


a foto ao lado comprova a destruição total do capacitor, notando que na hora do defeito, não houve nenhuma explosão, so a ocorrência da fumaça, e o barulho de líquido fervendo, tanto que escorreu e sujou a carcaça da fonte.

Ainda bem que foi um defeito simples, e iremos substituir o capacitor de 3300uF/63V.

Na verdade, teremos que testar apos a substituição da peça, mas em contato com o professor André Luiz, Lider da Área de Eletrônica da escola, que tem mais tempo e experiência na área, disse que provavelmente foi só o capacitor.

É TESTAR PARA VER. Abraço pessoal...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cursos ON-LINE Eletrônica

Pessoal, mais uma vez pesquisando no YOUTUBE, encontrei esses videos, que para que os que ja sabem de eletrônica, vale assistir para dar uma revisão, e para os que ainda não viram, fica uma sugestão do que é o curso, que quando é completo e de preferência PRESENCIAL, como ofertamos por aqui pelo SENAI, da para fazer vários experimentos, montando praticas para perceber o real efeito dos componentes, simulando defeitos e projetando seus próprios circuitos. É claro que os cursos a DISTÂNCIA hoje, estão cada vez mais disponibilizando recursos áudio-visuais fantásticos, com vídeo-aulas bem atraentes, entre outros.. Fica a critério do cliente.. Mas se escolher presencial, estamos por aqui.. abraços...
Aula geral sobre eltrônica básica. O material completo pode ser adquirido (comprado) através do site: www.kit8051.com.br
O 2o vídeo é uma mini-aula sobre Resistores e codigo de cores.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Robô Tecladista!

Um robô tecladista. Foi a obra prima que os alunos da UFMG, do curso Engenharia de Controle e Automação, desenvolveram em uma disciplina do 1o periodo! Imagine esse pessoal no 10o periodo?


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Final - Tec. Eletromecânica

Esse foi o resultado do projeto de um braço mecânico, que transporta objetos de uma esteira para outra. A turma preparou toda a estrutura mecânica, desde polias, adaptação no posicionamento do motor, para que ele fizesse a rotação do braço, permitindo o movimento para pegar objetos. A turma usou todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, que durou mais de 01 ano, entregando ao SENAI, um projeto que utilizou o conhecimento de várias áreas como mecânica, pneumática, eletrônica, eletricidade (CLP, inversor de frequência), entre outros fatores que contribuiram para o sucesso trabalho. Fiquei muito feliz por eles, e espero que tenham muito sucesso na vida profissional! Abraço aos eletromecânicos!

Brincando com LEGO


Há muitos anos atras, fiz um curso na UFAL, quando ainda era criança, que trabalhava com os famosos comandos da tartaruga TAT, onde voce programava diretrizes basicas como PF10 (para frente valor 10), e quando carregava a programação em um brinquedo, que acho que tambem era de LEGO, se movia pela mesa. Não lembro em que setor da UFAL, e nem sei se ainda existe, provavelmente um curso de ferias para crianças na area de informatica, que minha mãe deve ter encontrado. Esses videos que encontrei no YOUTUBE mostram algumas automações com LEGO. E tem muito mais la. Confiram!
Braço mecânico com LEGO.

Simulação de motor (pneumática com lego)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Conserto Caixa Amplificada 2

     Mais um equipamento de meu amigo Wemerson, da área da ELETRICIDADE do Senai-AL. Desse jeito vou começar a cobrar! Brincadeira, ainda mais por um defeito tão simples.
     Novamente, nosso amigo TRANSFORMADOR, atrapalhando nossa diversão em ouvir os sons do pc. É um sistema (mini) de subwoofer, com 02 caixas auxiliares, o qual era para ser ligado na tensão de 110Volts, e pelo que me falaram deve ter sido ligado em 220V, queimando nosso colega Transformador.
     Dessa vez, novamente o teste dos terminais do secundário deram condução, indicando 4 ohms de impedância. Porem, o primario (MESMO DEFEITO DO OUTRO CONSERTO - Postado no blog em julho), mostrou-se aberto, sem nenhuma condução.
     Portanto esta encomendado para a compra de um novo transformador, porem poderemos agora deixar o sistema de som em 220Volts, ja que o que estava funcionando, so tinha a opção de ligar em 110 Volts.
     Confiram nas fotos abaixo:

Sistema amplificador de áudio para computador.

Placa interna, com os conectores, e circuito eletrônico que realiza a amplificação do sinal de áudio. 
Testes - primário/secundário. Note que no teste do primário, o multimetro indicou que está em aberto (1.), ou seja, foi rompido o fio em alguma parte da espira. Ja no secundário, como comentei, permaneceu intacto, indicando uma impedância de 4 ohms.
Adesivo mostrando a ligação em 110 Volts. Geralmente, esses sistemas de áudio são importados, ou fabricados em locais onde a tensão é de 110Volts.

         Transformador queimado retirado do amplificador. Note que ele é para ser ligado apenas em 110Volts, e na saída temos a tensão AC de 9Volts, com corrente máxima de 800mA. Esta corrente alta, se da devido ao subwoofer ser responsáveis pelas frequencias graves, o que exige maior corrente do circuito amplificador. A SUGESTÃO é para ser comprado um transformador com as duas opções de tensão na entrada (110/220Volts), para assim, pode ser usado normalmente em 220Volts, e ainda ter a opção de 110Volts para ser ligado em um estabilizador ou em outro estado, que possui essa tensão como referência.

Abraço a todos...

google docs

Publicação de arquivos pessoais.

EM TESTE (testando a formatação dos arquivos, quando ficam disponiveis na internet):


- artigo sobre audio digital - feito por mim, na conclusão de minha posgraduação em automação industrial
https://docs.google.com/document/pub?id=130WoFzQamuyWoT4uyZ-7kkT_ylmJr3IwECr7KXGx5Qs


- modelo de poster - para apresentação de tcc (nas medidas certas - para ver corretamente, fazer o download do arquivo)
https://docs.google.com/present/view?id=df8hg4kx_81gxn69mf4


- apresentação de aulas de eletrônica digital -
https://docs.google.com/present/view?id=df8hg4kx_0ck3knmfx

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Circuito de Controle de Potência da Carga - DIMMER

         Este circuito de eletrônica de potência, é capaz de variar a potencia na carga, de 0 ate 220volts. Existe dois tipos de circuito que poderiamos ter feito.
        O primeiro, utilizando o componente SCR, faz o controle da potencia de apenas 50% da tensão total, visto que o SCR (Retificador Controlado de Silicio), so permite a passagem apenas do semiciclo positivo, ja que funciona de maneira análoga ao diodo. A observação nesse componente é que possui um terceito terminal para o controle e ativação de seu funcionamento. A simulação do circuito utilizando SCR, mostra que a lâmpada so ascende no semiciclo positivo da senoide (220V), so atingindo 50% da potência máxima. Em casos como o controle de uma carga, como um liquidificador que se deseje operar com baixas velocidades (circuito usado para o preparo de chás dos vendedores de Herbalife, ja que eles precisam dar mais consistência aos shakes, utilizando o liquidificador em baixas rotações). Confira na figura abaixo:

    O segundo circuito, é o que foi utilizado, e na utilização do componente de potência que conduz nos dois sentidos (TRIAC), podemos entregar a carga as componentes positiva e negativa da senoide, permitindo o controle de 100% da potência do dispositivo.
   O circuito abaixo é utilizando o TRIAC:

VIDEO DE ALUNO - CIRCUITO DIMMER:
                  
        O video acima, foi realizado em uma prática sobre a montagem do circuito do dimmer, pelo aluno Antônio, do curso tecnico em Automação Industrial (CFP-GP / SENAI-AL), onde ele mostra o funcionamento do circuito, e a carga é um motor monofásico, em paralelo com uma lâmpada incandescente, mostrando o efeito visual do controle da potência da carga através não so do brilho da lâmpada, como na rotação do motor.
      Parabens Antônio, ficou show de bola! Sucesso!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ELETRONICA DIGITAL

                 Amanhã inicia o módulo de Eletrônica Digital para a turma do curso técnico em Automação. Vão ser apenas 60 horas (03 semanas) para aprender um pouco dessa área da eletrônica.
                 A Eletrônica Digital tem como objetivo substituir os componentes analógicos, envolvendo a lógica para a construção dos circuitos. Mas é necessário conhecer os conhecimentos sobre a eletrônica analógica para ter um bom desenvolvimento e aprendizado.
                 Basicamente, os circuitos agora serão montados utilizando apenas Circuitos Integrados (CI's), que estão disponíveis de vários tipos, e irão compor o circuito.
A figura mostra as portas lógicas básicas e outros símbolos que usamos em softwares simuladores de circuitos digitais. Existem simuladores desde os mais simples (e mais didaticos para mostrar circuitos básicos) aos mais complexos, como os que tive a oportunidade de trabalhar na minha pos-graduação em automação.

      O conteúdo do curso de eletrônica digital é:
- Sistemas de Numeração;
- Funções e Portas Lógicas;
- Algebra de Boole e Simplificação de Circuitos Lógicos;
- Circuitos Combinacionais;
- Flip-flop;
- Registradores;
- Contadores;
- Conversor Analógico-Digital (A/D) e Digital-Analógico (D/A);
- Circuitos Multiplexador e Demultiplexador;
- Memorias;
- Familias de Circuitos Lógicos.

Lembrando que um livro muito bom, que usei muito na faculdade (graduação em engenharia elétrica - CESMAC) nas aulas do professor Luiz Roberto, disciplina eletronica digital e simulação digital, é um livro que possui uma linguagem fácil para estudar e retirar exercícios. O título é: Elementos de Eletrônica Digital, dos autores IDOETA, Ivan Valeije, e CAPUANO, Francisco Gabriel, da editora Erica.

A seguir, alguns exemplos de circuitos vistos durante o curso:


- Circuito Gerador de Onda Senoidal- utilizando conceitos sobre Flip-Flop, e conversor Digital-Analógico, tambem mostrando em um display BCD-7segmentos, o a lógica do contador que foi utilizado para gerar a forma de onda.





- Circuito de alarme de automóvel.







- Circuito Contador Síncrono de 00 a 39. Mostra em dois displays, a contagem.




- Circuito de um Semáforo de Controle Automático de 03 ruas, a partir da presença dos carros em cada semáforo.
 - Circuito utilizando o conceito de MULTIPLEXADOR, onde é possível reduzir bastante qualquer circuito, na utilização dessa lógica de MUX e DEMUX.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Instalação de Grupo Gerador de 115 KVA

        Primeiramente Boa tarde pessoal! Hoje pela manhã, tive a oportunidade de acompanhar a instalação de um gerador de 115 KVA, em uma clinica médica de referencia na ponta verde.

        O que aconteceu foi que, meu tio que é medico e empresário da clinica comprou o gerador a aproximadamente 03 meses, para solucionar os problemas com falta de energia, pois ele realiza exames em que o paciente precisa algumas vezes se preparar por dias, em dietas, ja que a especialidade dele é atuar nos cuidados com o instestino... logo, se falta energia na hora de um exame, pode prejudicar todo o processo, justificando a instalação do equipamento para melhorar o conforto de seus clientes.


       Sim, mas voltando as questões tecnicas, o processo de conclusão da obra esta muito lento, com erros de instalação. Na oportunidade, conheçi o tecnico Daniel da STEMAK, que veio de Recife/PE para dar instruções e possivelmente testar o gerador. Ele demonstrou as partes tecnicas do equipamento, o que voces podem conferir a seguir:

tecnico da STEMAC realizando testes no painel do gerador

motor turbinado do gerador de potencia total de 115 KVA.

fotos do motor do gerador
check list que precisa ser preenchido para entrega final do gerador, apos aexecução de testes.
Na verdade ocorreram erros na instalação, pois da forma que estava, quando o gerador operasse, o medidor tambem iria contabilizae esta faltando um QTA (Quadro de Transferência Automática), ja que esses geradores permitem.....................................

EM CONSTRUÇÃO!!!