terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nova turma - Eletrônica Básica

Novidades! Bem, para quem esperava o treinamento para os competidores em Eletrônica Digital, vai ter que esperar um pouco... Provavelmente, no inicio do ano que vem daremos prosseguimento a esses estudos..
     Porém, estaremos conectados agora com a minha nova TURMA, que iniciei ontem, de ELETRÔNICA BÁSICA. Nos primeiros momentos estamos estudando os programas de 5S, Meio ambiente, Qualidade e Segurança no trabalho.


O estudo do 5 S proporciona a conscientização da organização do ambiente de trabalho, melhorando a qualidade final do serviço e produto. Além de deixar o ambiente organizado, os cuidados com a limpeza e senso de utilização, guardando e identificando suas ferramentas de trabalho, entre outros cuidados que conduzem o aluno ter noções que com certeza, melhorará sua produtividade em uma empresa.



A segurança do trabalho é imprescindível! Uma prática bem simples é: solte uma ferramenta pesada ao lado do seu PÉ! Imagine agora, você descalso e aquele peso, inclusive podendo cortar, caindo bem em cima do seu PÉ!? A utilização das ferramentas é FUNDAMENTAL, assim como óculos, luvas, cinto de segurança, entre outros. É CLARO, que dependendo da área, que são escolhidos os EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Na área da eletrônica são exigidos: Óculos, Luvas quando em contato com ácido preparador de placas, Protetor Auricular, Calçado Fechado, e outros para trabalhos mais específicos..

Cuidando do meio ambiente, estaremos preservando o lugar onde vivemos! Chega de piadas como: Jogo o lixo na rua para preservar o emprego dos garis! Morrer ninguem quer, para preservar o emprego dos coveiros?!! Não é?

Qualidade de vida = Trabalho sem estress!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO 3 (Tec. Redes) - Aterramento, Nobreak e Estabilizadores.

           A terceira e ultima equipe que concluiu o projeto, mostrou conhecimentos sobre Aterramento Elétrico, e dispositivos que protegem os equipamentos eletrônicos, no caso, Estabilizador e Nobreak. Estes dispositivos além de oferecer proteção a carga, com uma tensão estabilizada (estabilizador), podem fornecer energia elétrica ao consumidor, mesmo no caso de falta de energia da rede, pois o NOBREAK possui baterias internas ou externas, a depender da potência do equipamento, e que tem a capacidade de alimentar suas tomadas, fornecendo energia para a carga por um periodo X de horas.

Confiram no vídeo abaixo, a produção dos alunos:  




a foto ao lado é de um NOBREAK, mostrando algumas indicações na carcaça do equipamento.
A haste de aterramento precisa ser fixada no solo. O conector na foto, serve para fixar o cabo na haste, sendo os elementos finais de um aterramento. Um exemplo: Se você deseja colocar aterramento em uma tomada de chuveiro elétrico, ou tomada para computador em uma instalação de alguma casa antiga, será necessário uma tomada de 03 pinos, onde o 3o pino é destinado a ligação de um condutor (fio - que pela norma NBR é da cor verde ou verde/amarelo), para que este fio seja conduzido até a haste, em alguma área com terra (jardim/quintal). Assim, você estará protegido contra choques elétricos, pois qualquer corrente que pudesse oferecer perigo a alguem, irá rapidamente encontrar um caminho de baixa resistência para ser dissipada ("TERRA = 0V").



Na foto, podemos notar um trabalhador fixando uma haste de aterramento em uma caixa, que serve para proteger a conexão com o cabo, e não oferecer perigo a algum pedestre que passe pelo local, como também de fenômenos climáticos, como chuva e a maresia.


o equipamento na foto é um TERRÔMETRO, que tem a função de fazer medições de resistividade do solo, cabendo ao usuário fincar hastes pequenas no solo em diferentes distâncias. Quando em funcionamento, são injetadas correntes nos terminais do dispositivo, fazendo circular uma corrente entre as hastes, e a depender do tipo e propriedades do solo em que esteja trabalhando, serão coletados os valores que irão classificar se ali é um bom local para fazer uma malha de aterramento. Essa malha é indicada para grandes construções, como edifícios e industrias.
Meus parabéns ao grupo pela conclusão do trabalho! Abraço a todos!

PROJETO 2 (Tec. Redes) - Fibras Ópticas

           O segundo grupo, teve a missão de estudar e confeccionar um vídeo sobre Fibra Óptica. Eles estudaram bastante, onde tiveram acesso a biblioteca, fizeram o uso de livros e revistas, e para a filmagem contaram com o apoio de um professor da área de informática, que concedeu uma entrevista a eles.
Vamos conferir no vídeo abaixo:



       A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.
    
  Essa tecnologia se baseia nos princípios da reflexão da luz, pois para os dados serem enviados a um receptor, a luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes nas paredes da interface, fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho. Ou seja, mesmo que o cabo tenha algumas curvas no caminho, se você envia luz de um lado, ele chega ao outro lado, mesmo que tenha que fazer reflexões nessas curvas durante o percurso. Simples Assim!
     
      As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre ao longo dos anos, principalmente no campo das telecomunicações, por não sofrerem interferência eletromagnética devido ao caráter dielétrico (isolante) do material. Assim, a perda de informações durante o trajeto não é relevante.
      
     Quem nunca viu uma árvore como essa da foto? As fibras óticas estão entre os galhos, e fazem uma iluminação muito interessante, chamando a atenção de todos! Viva o natal, que também é uma festa das tecnologias, assim como as comemorações familiares e honras religiosas! Dezembro vem ai, ja comprou o meu presente??? hahaha.. aceito cartões pelo email..

Boa sorte a todos no restante do curso! E precisando de qualquer coisa (menos dinheiro) estarei por aqui, na área da Eletrônica! Hehehe.... Abraço!

PROJETO 01 (Tec. Redes) - Fonte Simples

Muito Bem! Aqui estão os trabalhos da turma que encerrou a minha disciplina hoje (04/10/11), do curso Técnico em Redes de Computadores. O primeiro grupo ficou responsável por mostrar a construção de um circuito de uma fonte retificadora simples, simulando o circuito no software crocodille physics, além de mostrar a montagem na prática.

Notem nessa tela extraida do software simulador Crocodille Physics, que o circuito de uma fonte simples, é composto por algumas etapas. A primeira é o uso do TRANSFORMADOR, para diminuir a tensão de entrada, de 220Vac para 12Vac (Tensão alternada). Após essa diminuição, são necessários dois DIODOS, para filtrar apenas o semiciclio positivo, fazendo com que só tenhamos tensão positiva. Assim, teremos uma RETIFICAÇÃO DE ONDA COMPLETA. E também é necessário o uso do CAPACITOR para termos uma tensão constante, sem falar em várias etapas que ainda podem ser incrementadas, e que não foram utilizadas.
       Sim, e o LED é utilizado para indicar que a fonte está funcionando, assim como o RESISTOR que está em série com ele, limita sua corrente, que é na ordem de 20mA = 0,020 Amperes.

Vamos conferir a produção dos alunos no vídeo abaixo:









a foto mostra um aluno realizando a montagem do circuito na placa de testes (PRONT-O-BOARD)




E nessa foto, os componentes que, no video, eles mostraram como testar individualmente, cada um deles, e se estão em boas condições para aplicar no circuito.


Aqui vai os meus PARABÉNS a todos do grupo! Com certeza, os vídeos que são produzidos servem para acrescentar conhecimento a todos!