terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto de Fontes - Alunos

Boa tarde! A turma de eletrônica básica está preparando 03 apresentações em vídeo, isto após algumas aulas sobre os componentes que compõe uma fonte (Retificação de onda completa c/ filtro e estabilizada)

Para tal, precisaram entender os assuntos sobre:
- resistor
- capacitor
- diodo semicondutor
- retificação
- retificação com filtro

VAMOS VER ALGUMAS FIGURAS SOBRE RETIFICAÇÃO (conversão de Ca em CC):

1) Retificação de MEIA ONDA:

Retificação de MEIA ONDA. Na utilização de apenas um diodo, só aproveitamos apenas um semiciclo da SENOIDE. Portanto, resumindo em cáculos, temos apenas 45% de aproveitamento da TENSÃO DO TRANSFORMADOR. Ou seja, se a saida do trafo for de 12Volts CA, neste tipode conversão para CC (RETIFICAÇÃO), teremos na saida do dido, menos de 6Volts. O que não é nada bom!





Esse tipo de montagem, não é muito comum, tendo em vista essa enorme PERDA, ou podemos chamar ainda de DISPERDÍCIO! Mas, para entendermos a retificação de ONDA COMPLETA, é fundamental iniciar com a Retificação de Meia Onda, utilizando apenas um DIODO no circuito.









sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conserto Fonte Simples 12Volts CC

Boa noite Pessoal!  Os conserto simples que fiz e postei aqui no BLOG, são os campeões de acessos, e por isso, resolvi continuar com minhas atividades de manutenção. E o meu paciente da vez, é uma fonte simples, que é usada nas apresentações musicais de minha banda, servindo para ALIMENTAR a base de um microfone sem-fio, já que ela precisa estar bem nutrida para receber as ondas eletromagnéticas contendo os sinais de áudio gerados pela incrível voz do meu amigo e cantor Thiago.

Bem, o defeito é um dos mais simples, encontrados nos equipamentos, e que todo técnico gostaria de encontrar e solucionar isto. FIO PARTIDO!!! Como assim????                                                            Sabe quando vamos guardar um carregador de celular, uma fonte como essa da foto, e enrolamos o fio com muita força por volta do aparelho, fazendo inumeras voltas, e fazemos isso com muita força para o fio ficar bem organizado?
Pois é amigos e amigas, isso acarreta de partir o cobre que está por dentro do plástico isolante, e como não percebemos, pois AINDA não possuimos OLHOS BIÔNICOS, acabamos ficando com raiva e comprando outra fonte.
Foi quase esse o fim desta fonte, visto que muitas pessoas não tem tempo, e nem conhecimento para consertar, mas como estou com uma folguinha no horário, resolvi tentar, e graças a deus, consegui solucionar este mistério eletrônico.

Esta foto, mostra o circuito INTACTO da fonte, com 04 diodos para Converterem a tensão rebaixada pelo transformador de AC para CC. Ao lado vemos um CAPACITOR para filtrar esta tensão, tornando mais pura a saída, tendo o auxílio de um REGULADOR de TENSÃO, 7812, para enfim, manter constante, REGULADA e ESTABILIZADA, a saída da fonte.

NÃÃÃÃÃOOOOO!    Se um de meus alunos, fizerem um conserto com fita CREPE??!!!
Acho que eu desisto do ramo! Eu sei que no desespero, vale tudo, mas por favor não usem esta fita para isolação elétrica. Não é seguro de forma alguma! Chega a ser um CRIME! Inafiançável! Estaria reprovado nas minhas provas, COM CERTEZA!! Heheheheh

A fonte, aberta, tendo um leve descanso, enquanto admirava minhas habilidades em manutenção! Hahahahaha

Nesta foto, podemos notar dois tipos básicos de emenda de fio! O primeiro, realizado por um aluno meu, com os fios estanhados (preparados) na solda, para quando enconstar um no outro, e dar apenas um aquecimento com o ferro, a solda passar para o estado líquido, e os fios ficarem unidos, de uma forma uniforme... e o outro???? uma DESGRAÇA praticamente! Dá Zero pra ele!

UMA FONTE ABERTA?! Vemos a carcaça com uma chave seletora (110V - 220V), o transformador (que rebaixa a tensão de entrada em 12Volts), e o circuito que ja descrevi acima, com as etapas da retificação/regulação da tensão CC de saída.


 Tentei mostrar com detalhe, o uso da fita isolante, para proteger a emenda do fio, mas fica díficil tirar foto, e realizar os serviços ao mesmo tempo. Na verdade, é só para chamar a atenção, de não ficar aquela emenda tipo BÔLÔLÔ. Entenderam?

Sim, e aqui, os equipamentos utilizados para o serviço, que foram, além de tempo e paciência, fita isolante, chave philips, alicate de corte, ferro de solda e estanho, e multimetro para testar, já que identifiquei no início, que o defeito era apenas mal contato no cabo, logo na saída da fonte, onde é um local que sempre costuma quebrar o fio.


a fonte totalmente recuperada!
E na ultima foto, o teste final, mostrando a saída da FONTE com 12Volts CC, devolvendo a paz ao meu produtor Jakinho, que ja me ligou umas 5458492 vezes, para que eu não esquecesse de levar a fonte hoje, ja que temos uma apresentação mais tarde.

Espero que gostem! São defeitos simples, que com bom humor e conhecimento, solucionamos rapidamente! Abraços a todos!

CAPACITORES - testes no Laboratório

A seguir, um vídeo feito pela turma de Eletrônica Básica, da tarde, filmando um experimento que só deve ser feito em laboratório. Primeiramente evacuamos toda a sala, e pedimos para a turma ao lado, ficar de sobre aviso, caso ocorresse algo de errado. Esse experimento foi realizado há alguns anos, e tivemos a iniciativa de reproduzirmos, mas é claro, com toda a segurança necessária.


E ai, gostaram??!!

A seguir, o experimento foi um pouco mais leve, onde os alunos iam escolher COBAIAS HUMANAS, mas graças a deus, eu estava por perto e não permiti. Então, como se tratava de DESCARGA DE CAPACITORES carregados na Tensão de 220Volts, procuraram uma peça metálica, que fizesse o triste papel neste filme de LEVAR UM CHOQUE!!! Pois é, confiram no vídeo abaixo:


E para terminar, os experimentos que comprovam a ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES em Série e Paralelo, foram construidos 02 circuitos, onde cada um era exemplo de um tipo de associação.
O aluno (Adriano) no vídeo, tenta mostrar que em uma associação em SÉRIE de Capacitores, o efeito luminoso que notamos no LED é por um instante muito rápido de tempo, ja que ele é ligado a dois capacitores em série ( 220uf e 470uF), onde calculando temos aproximadamente 150uF.
Porem, no segundo experimento, a associação foi em PARALELO,  e o efeito luminoso dura mais tempo, ja que a resultante da associação é uma SOMA (220+470= 690uF).
Portanto fica provado aqui pelos vídeos.

Na aula seguinte, iremos filmar a prática que cronometramos o TEMPO DE CARGA e DESCARGA de um capacitor, quando ligado a uma resistência, ja que esse par (CAPACITOR+RESISTOR), resulta em uma CONSTANTE DE TEMPO.

Aguardem, que irei postar aqui nesse mesmo espaço!

Em breve, estaremos realizando mais experimentos e postando aqui no BLOG.. Abraços a todos!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RESISTORES

Olá pessoal! Sim, ainda estou vivo.. Andei sumido, nas famosas CORRERIAS da vida! Mas uma hora, estaria aqui de volta.. A criatura nunca abandona sua criação, ainda mais que eh um enorme prazer compartilhar informações com todos vocês!

Bem, por esses dias, com a minha turma de eletrônica básica, discutimos bastante sobre RESISTORES, suas características, utilização em circuitos, e formas de agrupá-los, mais conhecida como ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES. 

A função básica de um RESISTOR, é a de limitar a corrente elétrica em um circuito. Ou seja, praticamente todos os circuitos necessitam do tal componente, visto que ele possui características elétricas importantes como:
- Resistência ôhmica (valor específico da resistência de cada componente. Ex.: 100 ohms, 3k3 ohms..)
- Percentual de Tolerância (variação tolerável que o componente pode apresentar. Os valores são: 20%, 10%, 5%, 2% e 1%)


Ja viram esse? Parece familiar? São os resistores de filme de carbono, e são de baixa potência, para serem usados em circuitos com correntes elétricas pequenas.
                           E esse? Com certeza os eletrônicos de plantão sabem!? São os resistores de carvão, que são constituidos por um corpo de porcelana.






Exemplo de software, que calcula o valor do resistor, desde que o usuário informe as cores presentes no RESISTOR.
 Exemplos de identificação dos resistores, a partir das cores dos anéis presentes no seu corpo. COMO ASSIM? Alguns resistores expressam seus valores, através de um código de cores, e o técnico para identificar o valor, precisa recorrer a uma tabela (dependendo do grau da loucura - decora toda a tabela - heheheheh), para que possa identificar o valor, a tolerância, e em alguns resistores especiais, o coeficiente de temperatura, em que podem trabalhar.







Confiram no video do YOUTUBE abaixo, explicações sobre um software que mostra o valor de um resistor, desde que vocÊ informe as cores dos anés deste componente.
o software está disponivel no link:
A figura ao lado, mostra a constituição física de um resistor de filme de carbono, onde o material eh disposto sobre um tubo cerâmico, e a depender do comprimento e espessura desta trilha, ha um maior ou menor VALOR DE RESISTÊNCIA deste componente.
E aqui, uma UTILIZAÇÃO bem prática! Ja viram algum led de alto brilho (daqueles bem brilhosos) em MOTOS e CARROS? Eles são conectados na bateria do veiculo, porém necessitam de um componente que absorva uma parte da tensão e limite uma corrente, para nao queimar, ja que o led tem um baixo consumo, e não pode ser ligado em tensões acima de 3V (ver tabela, de acordo com tipo do led).. E ADVINHA QUEM PROTEGE O LED??? O resistor! olha ele escondido por baixo da fita isolante. Coitado, está praticamente sem nenhum bônus, no anonimato. Mas garanto que eh uma satisfação para o RESISTOR, desempenhar sua função nos mais diversos circuitos...
Aqui é o pai (grande), o primo (médio) e os filhos (pequenos)... NÃÃÃÃÃÃO! São os tipos de resistores! Os maiores são os RESISTORES DE FIO (verdes). Em geral, os resistores podem ser constituídos de diversos materiais, onde os maiores podem DISSIPAR uma maior POTÊNCIA.
Um POTENCIÔMETRO! Hóóóóó! Sabem o que significa? É um resistor variável, que permite variar sua resistência entre dois terminais deste componente, fazendo ajustes no circuito a qualquer momento. Um exemplo, é o VOLUME de um SOM, quando aumentamos ou diminuímos, estamos variando uma resistência, oferecendo maior ou menor dificuldade para que uma corrente elétrica atue em determinado circuito, e etc.
Resistor fixado no PRONT-O-BOARD (Placa de testes do laboratório) em circuito de aluno.
ABAIXO, um vídeo do YOUTUBE, sobre RESISTORES. Acompanhem!
Em outras postagens, discutiremos sobre os próximos componentes estudados. Ate lá!