sábado, 21 de janeiro de 2012

Visita a Área de REFRIGERAÇÃO

          Boa tarde! Desta vez a eletrônica fez uma visita a área de REFRIGERAÇÃO daqui da escola. Os alunos ficaram fascinados com as muitas informações que adquiriram por lá, pois foram muitas as APLICAÇÕES REAIS que pudemos ver.                                                           Aproveitando para agradecer o aluno e competidor da área EVERTON, que nos recebeu muito bem, detalhando um pouco sobre a área, além do Professor Nelson que organizou o local para receber meus alunos na sua oficina/laboratório.
CONFIRAM AS FOTOS e algumas explicações sobre a ÁREA clicando em MAIS INFORMAÇÕES..


O competidor da área, ja foi inclusive meu aluno, em um curso Aprendiz, que tinha uma disciplina na área de eletrônica. Então antes de levar os alunos, conversei com ele para que ele pudesse mostrar a área da REFRIGERAÇÃO, com um ENFOQUE em ELETRÔNICA! E o profissionalismo e a seriedade deste garoto, que está de parabéns, fez desta visita uma das mais ricas em informações nas APLICAÇÕES da eletrônica na sua área atual.

Assim como temos os BOX na área de eletricidade, para que os alunos, dividido em equipes ou duplas, possam fazer suas instalações simulando ambientes, para encontrar falhas e realizar testes na instalação, não é diferente na REFRIGERAÇÃO. Lá eles possuem o curso na área INDUSTRIAL como também na área PREDIAL. Ao lado, notamos a foto dos BOX, cada um com um AR SPLIT fixado, para serem ligados e testados pelos alunos da área.


E sobre as BANCADAS, notamos alguns compressores e motores, com seus quadros elétricos de ligação destes componentes. Sem dúvida, é um curso muito completo, e com uma total aceitação no MERCADO DE TRABALHO. Já conheci varias pessoas que ao tentar ingressar em empresas, perguntaram: Você tem algum curso? Ou seja, mesmo que a pessoa saiba, OS EMPREGADORES confiam nos cursos de QUALIFICAÇÃO do SENAI, acreditando na capacitação dos alunos que aqui estudaram!

Na foto ao lado, são muitos os testes que são feitos em um AR SPLIT. E todos os que nosso amigo EVERTON realizou, ele comentou sobre a importância dos conceitos adquiridos no curso de ELETRÔNICA. Uso do multimetro e a escolha correta das escalaas, testes em relês, verificação de ausência/presença de TENSÃO ELÉTRICA em alguns setores da placa principal, e outros.  Por isso que comentei que foi uma das visitas MAIS PROVEITOSAS até agora, pois os testes foram realizados com todos os alunos da eletrônica participando ativamente e perguntando ao nosso amigo EVERTON as possiveis causas de defeitos, e como seria solucionado tais ocorrências...
 DETALHES DA PLACA NA FOTO AO LADO ->
Everton fez ligações do compressor, e explicou detalhadamente o funcionamento dos SENSORES DE TEMPERATURA. Muito boa as explicações, visto que acabamos de verificar esse conteudo em SALA DE AULA. O sensor informa a um controlador eletrônico, qual a temperatura que esta no ambiente, e, por exemplo, se começar a ficar muito frio, este sensor percebe e informa ao 'CEREBRO' da maquina, fazendo com que o COMPRESSOR seja desligado, ficando apenas o ventilador da maquina em funcionamento.


   E nesta ultima foto, é na área dos CONDICIONADORES DE AR convencionais, os quais se assemelham aos AR SPLIT, porem ele é apenas uma máquina fazendo todas as funções, enquanto no AR SPLIT, há o CONDENSADOR que fica pelo lado de fora da estrutura a ser refrigerada, e a MAQUINA que sopra o AR dentro do ambiente, recebendo um gás muito gelado, que ao passar ....






    EM CONSTRUÇÃO!! Preciso adquirir algumas informações técnicas sobre refrigeração para corrigir o que falei sobre os AR SPLIT.. em alguns dias atualizo o FINAL DA POSTAGEM! Para e claro, fornecer a INFORMAÇÃO CORRETA a voces!


Abraços! 21/01/2012

gregor gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário