terça-feira, 13 de março de 2012

Explorando uma TV - Parte 09 - Esquemas Elétricos

Todo equipamento eletrônico possui um projeto. Mas que tipo de projeto? Bem, quando fazemos um circuito simples para acionar uma lâmpada ou led, esse circuito pode ser considerado um projeto, no qual teremos que utilizar os símbolos no padrão, para que este esquema seja compreendido por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Por isso, que muitas vezes, ao tentar baixar projetos de equipamentos so encontramos em outras línguas, como o inglês (o mais usado) e outras...


CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem e ver o vídeo...


No vídeo, é mostrado os principais blocos de funções encontrados num TV analógico. Desde a fonte, até os CIs de áudio e "FAZ TUDO", passando pela memória, entre outros componentes do circuito. OBS: por ter sido filmado por um celular, em alguns momentos o FOCO não ficou muito bom, mas acompanhando pelo áudio, e para os que ja tem alguma noção, dá para perceber as partes do circuito.

 
Existe esquemas mais ilustrados, como o da figura ao lado, mostrando como você encontra os componentes no formato real. Nesse caso, na área automotiva, um esquema do sistema de ignição eletrônica utilizando transistores. Note que a ELETRÔNICA, esta totalmente presente na parte elétrica dos automóveis, melhorando cada vez mais, o funcionamento dos veículos.
Ja o esquema abaixo, é do tipo que foi mostrado no vídeo, englobando vários circuitos, cada um com uma função, porém, todos precisam funcionar em conjunto para o sucesso do equipamento. Um defeito em algum setor do equipamento, já pode indicar ao técnico de manutenção, em qual parte do circuito ele irá conferir fazendo medições na placa, entre outros testes. Exemplo: Uma TV funcionando normalmente, apos um defeito fica sem áudio, permanecendo somente a imagem. Qual a parte da placa que ele vai rapidamente conferir? A área que tem haver com o CI de áudio, conectores de fone de ouvido, transistores, capacitores, diodos, resistores, entre outros componentes deste setor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário