segunda-feira, 19 de março de 2012

Explorando uma TV - Parte 10 - Testes no Seletor Varicap

Se um televisor não mostrar imagem, apresentando aquele defeito de ficar apenas 'chiando', com um barulho, pode ser defeito no seletor de canais. No vídeo, veremos um roteiro de testes de tensão nos pinos do seletor varicap, pois se alguma tensão não estiver ok, poderá ser necessário substituir o componente. Note na foto da esquerda, uma chave seletora de canais daquelas bem antigas, que tinhamos que girar para encontrar o canal desejado. E na foto da direita, um seletor varicap, detalhado a seguir.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para assistir o Vídeo e continuar a postagem...



O seletor de canais do TV recebe este nome por usar um diodo especial chamado varicap para a sintonia dos canais. Sabemos que ao polarizarmos inversamente um diodo, este se comporta como um capacitor. Porém os diodos comuns variam a capacitância de maneira aleatória quando a tensão inversa varia. Já os diodos varicap variam sua capacitância de maneira uniforme.

Assim o seletor usa deste diodo em paralelo com bobinas para sintonizar os canais. Alterando a tensão nos diodos varicap, trocamos de canal. Externamente os diodos varicaps estão ligados no pino VT (tensão de sintonia). Confira na foto abaixo um exemplo de um varicap:

5 comentários:

  1. qual a diferença. do varicaps 7 e 8 pinos , como posso aplicar. um de 7 para 8,

    ResponderExcluir
  2. qual a diferença. do varicaps 7 e 8 pinos , como posso aplicar. um de 7 para 8,

    ResponderExcluir
  3. olá bom dia,você pode me dizer se é possivel ligar um conversor para tv digital,numa tv que tem esse seletor,e não possui entradas rca nem a outra e sim dois parafusos que saem da antena telescopica,no caso é um tv sharp que tenho,funciona mas queria colocar um conversor.obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,minha tv é uma Sony bravia e eu estava assistindo de boas e do nada ela vim um barulho como aquele que agnt liga e desliga a tv e saiu todos os canais só aparece assim tv sem sinal ! Daí tirei a antena do telhado limpei troquei os cabos comprei uma antena nova e nada só sem sinal daí eu tive a ideia de testar com um aparelho de conversor de uma amiga minha e funcionou apareceu todos os canais mais a minha tv já tem conversor integrado,daí a minha pergunta é possível que um conversor integrado de uma tv queime só o conversor? Se sim o que devo fazer? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeito mais comum é entrar água pelo cabo coaxial,verifique se não tem oxidação no receptor dentro da TV ...

      Excluir