quarta-feira, 18 de abril de 2012

2o Projeto - Circuito Temporizador para Chave de Partida de Motor

Ufa! Como eh bom ter minhas noites de volta! É que na correria com a turma de São Miguel, estava sem tempo para me dedicar ao Blog. Mas voltando aos assuntos:             O 2o Projeto concluido foi o da construção de um circuito temporizador utilizando o CI Timer 555, na função de temporizador. Os alunos explicaram o circuito, realizando a filmagem de suas explicações...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem e assistir o VÍDEO...

A chave de partida Estrela/Triângulo serve para realizar a ligação do motor, obtendo uma redução da corrente de partida, a partir da aplicação da tensão elétrica nos terminais do motor, em 02 diferentes configurações no fechamento de suas bobinas (enrolamentos). Esses assuntos podem ser detalhados em sites, e pesquisas no google, e não vou me detalhar nesses conteudos.

Na parte da eletrônica, que foi o objetivo dos alunos, utilizaram o software para simular o que iria acontecer. Note pelas figuras que, no primeiro momento, em que foi acionado o botão push-bottom, o temporizador 555 está trabalhando, realizando uma contagem com tempo definido através de um circuito RC, podendo este tempo ser preciso quando calculado os componentes através de fórmula específica. Quando o 555 está ativo, na configuração de monoestável, ele conta um tempo com a saída (pino 3) em nível alto (Vcc). Portanto, note na primeira figura, que o led está aceso, e o relé alimentado, fazendo o chaveamento de seus contatos. No software foram utilizadas lâmpadas para indicar os contactores, e no uso do relé 12Volts, os contatos Comum, NA e NF, podem ser alimentados na tensão de 220V, ja que utilizamos Contactores com tensão de alimentação A1/A2 de 220Vac.
Na 2a figura, note que após o tempo contado, a saida do 555 é cortado, ficando em nivel baixo (0 volts), e nesse caso, o relé deixa de ser alimentado, realizando o chaveamento de seus contatos para a posição inicial, e no caso do experimento, a troca dos contactores K3 por K2.

Nas fotos, vemos os alunos motando o projeto, com um painel elétrico, 03 contactores, bornes, cabos para alimentação, botoeiras, entre outros. Na foto do circuito, podemos notar 02 led's, sendo que um está aceso direto, que é o led indicador da fonte, que esta está ligada. O outro led apagado na foto, seria o led do circuito temporizador, o qual só acende quando o circuito funciona, durante um tempo determinado.

 E finalmente o VÍDEO! Os alunos mostraram a utilização do circuito temporizador com timer 555, fazendo a função de um relé eletrônico, que faz a comutação dos contactores K3 para K2, realizando a configuração de partida de motor trifásico da forma Estrela/ Triângulo. Confiram e boa aula!


Abraço a todos!

Um comentário:

  1. parabens, vcs criaram mais uma ferramenta que pode se aplicar a uma ampla utilização, essa é aprimeira vez q vejo um temporizador 555 sendo aplicada assim,parabens pela criativa

    ResponderExcluir