quinta-feira, 26 de abril de 2012

4o Projeto - Automação de Esteira Transportadora utilizando CLP

Boa Noite! Segue o ultimo projeto dos alunos, da turma de São Miguel! Dessa vez foi utilizada uma das maquetes mais desejadas pelos alunos, a esteira transportadora de objetos. Geralmente essa maquete é utilizada em aulas como CLP, e até de comandos elétricos, dependendo da habilidade de integrar os conhecimentos.. Pois bem, no nosso caso, tentamos colocar a eletrônica para participar da brincadeira! E deu certo!
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...




Com certeza, deve ter alguem me chamando de louco! Hahaha.. Mas porque? O meu maior desejo, é de integrar todos os conhecimentos adquiridos pelos alunos, e dar um significado maior do que simples provas que eles façam para ter a nota ou conceito e passar pela disciplina que ensinei, sem ao menos despertar uma curiosidade pelo que aprendeu. A eletrônica está simplesmente em tudo o que vivemos, não da para retornar ao tempo das cavernas! E fazemos uso das tecnologias todos os dias! E os alunos que tem o PRIVILÉGIO de conhecer um pouco mais sobre esses conteúdos, devem se sentir VITORIOSOS.
Me sinto feliz, por esta conseguindo desenvolver algumas atividades como esses projetos. Ja trabalhei em outras empresas, e por mais que você tente inovar, ou fazer algo diferente, é podado pelo chefe, que as vezes, só vê o tradicional, ou até mesmo, tem medo de suas idéias.. Mas na escola, posso incentivar os alunos a libertarem suas criatividades, criando projetos simples, mas despertando o senso de INOVAÇÃO! Quem sabe não ganho um prêmio algum dia por isso? Um dia chego lá!

Sim, mas esse projeto envolveu pouco a eletrônica! Como disse, o interesse da equipe era de revisar conteudos como eletropneumática, CLP, fazendo a programação de um circuito temporizador no CLP para que após um tempo (tempo em que a esteira se movimenta entre a leitura do sensor detector de uma peça, até a posição em que ele esteja em frente ao atuador pneumático).
A eletrônica nesse caso, entrou apenas na configuração de displays BCD 7SEGMENTOS (como o da figura ao lado), para mostrar qual atuador pneumático irá atuar. O de número 01 ou 02.. Isto porque cada atuador é disparado por um sensor diferente, ou seja, um sensor capacitivo ou o sensor indutivo..
Dependendo da natureza da peça que esteja transitando pela esteira, irá ser detectada pelo sensor indutivo (peça de metal) ou sensor capacitivo (qualquer peça).  Os alunos explicaram o processo e como foi feito! Assistam ao vídeo e boa aula!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Estou fazendo meu TCC e estou com algumas duvidas quanto ao motor utilizado nessa pequena esteira. Poderiam me ajudar dizendo algumas especificações técnicas da esteira!!
    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo meu tcc,estava com algumas duvidas em relação o que iria fazer de fato.
    me ajudou muito, parabéns pelo projeto ficou muito bom.

    ResponderExcluir