quarta-feira, 6 de junho de 2012

CLP - Eletropneumática - FLUIDSIM

 Boa noite pessoal!

Em contato com o pessoal da área Elétrica da escola, ganhei a oportunidade de ministrar CLP em duas turmas, a primeira no mês de Julho e a outra em Agosto (07/2012 e 08/2012). Portanto, decidi entrar de cabeça nas revisões de Eletropneumática, Supervisórios (utilizando o Elipse Scada) Linguagens Ladder/FBD, estudo e uso de Softwares como Zelio, Step7 Microwin da Siemens, Twido da schneider-electric, e ainda tem outros os quais estamos revisando para mostrar no curso!

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...



A primeira etapa de meus estudos, está sendo ELETROPNEUMÁTICA. Nunca tinha estudado a fundo os conceitos dessa área, mas sempre achei muito interessante, você acionar dispositivos que movem braços/pistões com o auxílio da força do AR COMPRIMIDO. Aqui na escola, existem várias bancadas que utilizam esses FENÔMENOS para dar vida as maquetes de automação...


Hoje, no inicio dos estudos com meu amigo Wemerson (instrutor da Área de Eletricidade), que está me dando um apoio com os conteudos, softwares, e tudo, pois ja ministrou algumas turmas de CLP, estudamos o software FLUIDSIM, e fizemos algumas simulações simples!

Notem nessa primeira figura, que escolhi um circuito exemplo (DEMO1)do software, e coloquei ele no modo de simulação (tecla PLAY). Então,este é um circuito de uma partida direta simples, onde ao acionar um CONTATOR, este aciona uma VÁLVULA que libera a passagem do ar, alimentando um circuito com a AÇÃO de um atuador pneumático.


Notem que ao acionar o botão (13/14 - lado esquerdo da tela (circuito vermelho - eletricidade), o circuito do lado direito (pneumático - cor azul) está agora modificado, pois note que a caixinha com setas dentro, se deslocou para a direita, modificando o posicionamento das setas, indicando uma nova posição para o caminho do ar comprimido neste circuito..
Pois bem, nessa área de ELETROPNEUMÁTICA, ainda tem muita novidade para aprender, e passar para os alunos e amigos do BLOG, e no decorrer da semana acrescento/corrigo as informações sobre estes conhecimentos.


Também vou me organizar para colocar alguns arquivos disponiveis para download aqui no BLOG, criando um ITEM na tela principal do blog, para que os amigos possam baixar os arquivos e testar... So de simulações no CROCODILLE tenhos mais de 100 arquivos, do ZÉLIO devo ter uns 30 arquivos de exercicios já, e por ai vai... De repente, vocês testando arquivos dos mais simples aos exercicios mais complexos, ajuda nos estudos com os softwares!!!

Promessa é divida.. Sei que vocês acessam, so está faltando uma comunicação de vocês comigo, seja por email, ou fazendo um comentário na postagem... Garanto que responderei aos que me procurarem, pois para mim é uma satisfação manter o BLOG atualizado e meus amigos com uma boa assistência...



Sim, encontrei esse vídeo no YOUTUBE, que mostra o início, de como começar a utilizar o software FLUIDSIM... É um vídeo de apenas 6 minutos..

Abraço e BOM FERIADO!!!

4 comentários:

  1. oi quero vera montagem do comando clp n ladder

    ResponderExcluir
  2. teria como disponibilizar em ladder o programa da esteira selecionadora roglima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. boa noite me mandar o progama ou projeto da esteira separadora por favor
    jefferson_1385@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. boa noite. Poderia me enviar o projeto da esteira,por favor: cvcfelicio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir