segunda-feira, 16 de julho de 2012

CLP da SMAR - Introdução ao LC700!

Boa noite! Por esses dias, tive a oportunidade de adquirir bastante conhecimento, pois consegui passar uma semana na companhia do professor Julio, da área de instrumentação daqui da escola, e fui apresentado aos CLPs da SMAR e também da Yokogawa.

Então, como havia prometido, estou revisando as aulas que tive, e vim aqui apresentar aos amigos do blog.
É de uma forma inicial, mas a medida que for estudando mais, incremento em outras postagens com mais fotos e videos...
Iniciaremos com o LC700 da Smar, fazendo as programações no software CONF700 do fabricante...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...
Então vamos iniciar com algumas definições básicas:
Existem dois tipos básicos de CLP. O que é apenas um hardware, como os CLPs da Zélio, que é apenas um módulo, com diversas entradas e saídas, todas elas no próprio corpo do equipamento.
Já o segundo, que é bastante empregado na industria, é o CLP modular. Ou seja, você instala a CPU no rack, e pode colocar diversos cartões de entradas e saídas, de acordo com as necessidades de seu projeto.

Essa foto, é mostrando um rack, da Smar, que possibilita a conexão de até quatro módulos nos conectores que estão disponíveis. O conector azul é o que realiza a conexão com outros racks, se necessário, apenas utilizando um cabo específico para esta expansão. Note na foto da direita, que fixamos a CPU do Smar LC700, que é o cérebro do CLP, onde é guardada toda a programação que faremos no software deste fabricante, e é quem se comunica com todos os outros cartões de entrada e saída.

Esta foto mostra a maquete, que estamos utilizando como "cobaia" para estudar. Ela simula diversos processos industriais, podendo ser realizados testes de controle e medição de vazão, pressão e temperatura. Existe um tanque que possui 02 válvulas solenoides que permitem a entrada e saída de ar comprimido neste tanque. E com este ar pressurizado no interior do tanque, podemos aquecê-lo, realizando medidas de temperatura do fluido, assim com a vazão pelos tubos, e pressão no interior do recipiente.




Note na foto ao lado, que o CLP da Smar (modelo LC700), está com todos os módulos (cartões) com as tampas abertas, que protegem os conectores dos cabos que ligam os aparelhos, botões e lâmpadas ao equipamento de CLP. E cada CARTÃO deste tem sua função.
Exemplificando melhor:
- o primeiro cartão é a fonte 24Volts CC.
- o segundo cartão é a CPU.
- o terceiro cartão é o ETHERNET que permite que o CLP se comunique com o computador através de um cabo de rede.
- Do quarto ao sétimo cartão, são as entradas e saídas deste CLP (irei descrever mais abaixo na postagem cada um).


Esta foto mostra a TAMPA do quadro elétrico. Nela está fixada algumas lâmpadas (conectadas ao módulo de saída digital) que podem indicar se o processo está ligado, assim como vários botões (conectados ao módulo de entrada digital) que informam ao CLP, para que o processador utilize este sinal para acionar alguma coisa na saida.
Quarto Cartão - entrada de sinal digital - M001
Quinto Cartão - saída de sinal digital - M123

Os botões são alimentados com 24Votls, e ao serem acionados, este sinal de tensão é levado a uma das entradas do CLP, que reconhece 24Volts CC como nível alto, ou valor 1 (em código binário - chave fechada).
Em quanto o botão não é apertado, o CLP esta reconhecendo 0 volts, como sinal de nível baixo, ou 0Vcc.


A foto da esquerda, mostra um CLP um pouco mais antigo, da Série CD600, que é um CLP com todas as entradas e saídas no corpo deste equipamento na parte traseira, conforme a foto da direita. Mas, ele tem sua limitação no numero de entradas e saídas, tendo uma industria a preferencia por um CLP modular, pois a quantidade de cartões que se pode usar é bem superior do que esta série de CLPs.


Certo, e sobre o software, O CONF700, é um pouco parecido com o software da SIEMENS, pois também possui os blocos de funções, com muitas funções que teremos que pesquisar qual a aplicação de cada uma delas. As mais conhecidas são as aquelas mais usadas pelos programadores, como os temporizadores, contadores, comparadores, e muitos outros.

Note na tela ao lado, que quando iniciamos este software, temos que declarar quais os CARTÕES (módulos) que estamos usando no hardware. Então conferimos na parte física, dentro do quadro elétrico onde se encontra o CLP, para poder informar ao programa a posição de todos os cartões. Note que na parte inferior da tela, é mostrado os 02 racks que estamos usando.



Após a programação, para configurar o sistema supervisório para que se comunique com este CLP, temos que informar ao sistema, os endereços de cada função que terá link com o programa. E uma observação, é que não podemos associar um botão real com o supervisório. Teremos que criar na programação, se for o caso de uma partida direta, dois botões em paralelo - para ligar a saida, assim como dois botões em série - para desligar esta saída. Assim, declaramos o botão REAL de ligar, destinado ao cartão de entrada digital do CLP, e o botão VIRTUAL de ligar, para o sistema supervisório.

Na figura abaixo, um exemplo simples de uma PARTIDA DIRETA. Note na tela do software, na aba de 'elementos' (no canto da direita da tela), os comandos de programação, assim como a aba 'TAG', onde você nomeia cada botão com sua posição nos cartões do CLP.









Confiram uma introdução que fiz sobre o CLP da SMAR...e me perdoem se houver algum erro. Podem deixar uma observação nos comentarios que corrigo..

As próximas postagens com CLP da SMAR serão: 1) detalhes de uma programação liga/desliga - fotos/vídeos 2) processo envolvendo variável analógica - vídeo do processo / fotos / introdução a uso de medidas analógicas no CLP. - e supervisão através do supervisório ELIPSE SCADA Abraço aos amigos!!

4 comentários:

  1. Gostei dessa postagem....!!!!!!

    Esse softwere de programação para esse clp da smar
    é gratuito? a supervisão funciona no modo simulação, assim como o rsview da rockwell?

    Muito obrigado.....

    coyoteautomação.blogspot.com.br

    Dá uma passada lá

    Adorei sei blog e está entre os favoritos
    Vlwwww

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Edson,

    Sim, o software da SMAR (CONF700) esta disponível GRATUITAMENTE no site do fabricante:
    http://www.smar.com/files/softwares.asp

    Sobre a pergunta, quando aprendi com um professor sobre o clp da Smar, a simulação da programação que fizer no software só funciona se você realmente estiver com o clp conectado, o que é diferente de alguns outros CLPs que possuem simuladores (Step7/S7-200 da Siemens,Logic Designer da Yokogawa,Zelio e Twido da Schneider, Click da WEG), onde nestes você pode testar a programação antes de conectar a um CLP real.

    Não conheci ainda o rsview da rocwell. Pesquisei pelo google, mas necessitaria fazer o download do programa e testar... quando estiver com mais tempo, prometo testar ele...

    E boa sorte no blog! Visitei ja, esta bem legal!

    Abraço! Gregor.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se ainda está entrando no site, mas lá vai minha pergunta... O Sr. poderia me ajudar a acionar uma bomba através desse programa?
    Estou controlando um tanque através de um LIT e um FY e gostaria de incluir um acionmento de bomba através de uma botoeira.
    Brigada mesmo assim.
    j-telles@live.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir