terça-feira, 24 de julho de 2012

Conserto Transmissor Fone de Ouvido - Shure

Boa noite aos amigos!  Mais um conserto, e dessa vez minha missão foi uma simples reposição de peça, pois o conector da antena que fica fixado na placa quebrou, comprometendo o funcionamento do equipamento. Na verdade o equipamento continuou a funcionar e emitir o sinal de áudio até a antena, mas como esta não pertencia mais ao circuito, ficou difícil de transmitir este sinal até o receptor com os fones de ouvidos.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...




Muito bem, o que parece simples, se torna colírio para os que gostam de eletrônica.
Para mim é muito gratificante passear por tantos assuntos, inclusive sobre ÁUDIO, que é uma de minhas paixões.

O transmissor é um dispositivo eletrônico que propaga um sinal eletromagnético através de uma antena. Este transmissor é composto por um circuito amplificador de sinais, assim como o circuito de saída.
Já no receptor, o sinal é recebido também através de uma antena, sendo direcionado para os fones de ouvido, assim como também é permitido fazer ajustes no volume e alguns outros parâmetros como o balance, permitindo ao usuário diferenciar o volume entre os 02 fones (L e R).

Acontece que o conector quebrou, e o que era para ser uma simples reposição de peça, se torna um problema maior, visto que não encontramos tão facilmente o conector certo. Note na foto, que os pinos do conector quebraram de uma forma, que fica QUASE impossível de soldar novamente na placa. Tanto os 04 pinos de aterramento da antena, quanto o pino central - de cor amarela, o qual transmite o sinal para a antena.




Ao abrir o equipamento, a situação já era esta. Note que já não existia solda em dos pinos. As vezes, forçando no ato de retirar e colocar a antena no equipamento, os pinos do conector vão trincando/quebrando até acontecer o que mostra na foto. Quebram todos!




Esta foto mostra a carcaça e referência do transmissor.

Um SHURE, modelo PSM600.

Custa em média uns R$ 2.000,00 (dois mil reais).

O conserto não seria nada barato, concordam?



Eu até encontrei um conector, que desta vez ficasse preso somente a carcaça e não mais na placa, mas ao trazer para a bancada, percebi que ele não servia, pois a antena tem um encaixe por 02 pinos, onde após estar totalmente inserida no conector, faz um giro, ficando bem fixa ao aparelho, sem permitir folgas no contato.

Por sorte, meu amigo André encontrou um conector do mesmo tipo na carcaça de um equipamento dele já em sem uso, e trouxe para mim.






Então ficou mais fácil! Como este conector não ficaria mais preso na placa, fiz o uso de dois fios para soldar o pino central do plugue na devida trilha na placa, assim como o aterramento deste plugue nas trilhas correspondentes.



Pronto! Agora está tudo pronto para testar! Porém, esqueci de trazer para a oficina o receptor... Mas acredito que vá funcionar perfeitamente!




E na montagem do equipamento, uma foto para vocês perceberem que não é tão difícil faze manutenção ou consertar algum eletrônico. Tem que ter as noções sobre os componentes, como testá-los, e ter muita paciência para descobrir o defeito.

Nesse caso, o defeito era que o usuário não conseguia ouvir o som perfeitamente, com muito ruído, sendo detectado o conector da antena com muita folga, o que ao abrir o equipamento, ele estava com seus pinos totalmente fora da placa, sem fazer o devido contato elétrico.



 A parte traseira do equipamento montado. Note que ele é alimentado por uma tensão de 110 Vac, e internamente, possui um transformador que esté internamente configurado para esta tensão de 110Volts.


E na ultima foto, a referência do transmissor SHURE!



Você encontra mais informações deste e de novos equipamentos no site oficial da SHURE:
http://www.shure.com.br/

Legal! Um abraço aos amigos!

4 comentários:

  1. bom dia amigo, tenho um receptor shure e não estou conseguindo usar por conta de um ruido como se s bateria estivesse fraca ou o ruido de falta de aterramento, o sinal está muito sujo. ja levei a um técnico aqui que não resolveu o problema ja tenho esse transmissor a algum tempo e gostaria de consertá-lo. Voce pode me ajudar??
    grato. Berg farias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Berg!

      Como o tempo é corrido aqui na escola, só encaro os consertos mais leves, e simples, como você pode notar aqui no blog. Se me entregarem um TV, ou equipamento mais dificil, não teria tanto tempo para analisar esquemas elétrônicos, e etc.

      Mas, por dedução, no caso desse transmissor que consertei, existia um mal contato na antena, por conta deste plugue ser grande, e ao receber pancadas, sua solda na placa trincou, fazendo um mal contato elétrico entre o sinal vindo do transmissor e a placa do receptor. Quando abri o equipamento, notei que quase nenhum pino do plugue estava soldado a placa, e isso ocasionava um defeito parecido com o seu: muito ruido, falha no sinal de áudio no fone de ouvido, etc.

      Mas como você disse que já levou a um técnico, e se não estiver com esse mal contato no plugue, teriamos que testar o circuito, verificar alguns componentes como capacitores, que podem estar com o valor alterado, modificando a frequÊncia do sinal, etc.

      Tenta levar para outro tecnico então.. Você estuda eletrônica?

      Se quiser detalhar mais, fotos do equipamento, pode mandar para o email:

      automacao-criativa@hotmail.com

      Abraço!

      Excluir
  2. Amigos o meu queimou justamente este transformador azul. E também os capacitores estão inchados, onde encontro este material podem me ajudar?
    Eu mesmo faço o reparo aqui pois em meu estado não tem quem faça este tipo de reparo. Meus contato fone e whatsapp 79999687671 desde já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Vc teria pra venda esse toreidal 15+15 para transmissor psm 600 shure

    ResponderExcluir