sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projetos com displays - Turma Técnico em Manutenção Automotiva

Muito bem! Parece que consegui retornar com as postagens, a partir de uma boa estratégia e auxílio do componente da foto ao lado. Passando tarefas (circuitos) boas de serem feitas para os alunos, mesmo que aparentemente complicadas e trabalhosas, mas com um resultado que prendeu a atenção de todos!

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...




Como fixar a atenção dos alunos?!  Aos poucos, vamos procurando as práticas que mais despertam curiosidade, ou seja, como se iniciasse uma aula de chinês para leigos, mas usando as palavras mais divertidas, fazendo comparações e etc. Isso porque desde que iniciaram cursos técnicos aqui na escola, alguns destes cursos oferecem a disciplina de eletrônica, com poucas horas, e apenas para dar uma noção sobre a matéria. Então minha função é ''tentar'' descomplicar e mostrar a parte boa da matéria, pois eles estão apenas de passagem pela disciplina...

Sim, portanto passei um circuito de retificação de onda completa (que eles já estudaram), que alimentasse vários DISPLAYS DE 7 SEGMENTOS, formando mensagens, palavras, números, e pelas fotos ao lado, dá para perceber que obtivemos sucesso na prática, pois muitos tiraram fotos, filmaram, e compartilharam as fotos de seus experimentos em redes sociais, divulgando o próprio curso e as experiências que estão tendo na disciplina ELETRÔNICA...

      Abaixo seguem os resultados da prática:

A mensagem LED foi a escolhida pelos alunos: Paulo Ricardo, Diego e Jonathan. Note que este circuito é alimentado pelo transformador, passando pela retificação com os diodos, e utilização do capacitor como filtro..

Já os alunos: Taniel, Daniel e Jean, escolheram o nome da escola para mostrar suas habilidades na montagem da prática.











As alunas: Rubia, Walesca e Thaynara, escolheram homenagear o nome de um cantor e compositor Ruan Torres. Quem sabe um dia, ele visita o blog, e entra em contato com elas!!

Os alunos: Marcelo, Alexandre e Anthony foram mais além, e pensaram na letra do alfabeto grego. De repente eles estão estudando muito trigonometria, e todas aquelas letras gregas, que representam os ângulos, etc. 

Desliga! OFF! Será que eles estavam pensando em desligar a energia do Nordeste? O apagão atrapalhou todo mundo na hora de dormir e assistir o seriado na TV. Os responsáveis pela MENSAGEM e não pelo apagão, foram os alunos Jefferson e Rerisson.

E para terminar, os alunos:  Wanderson, Michelle e Daysianne, lembraram um dos times do nosso estado (Alagoas), e escreveram as iniciais do CRB! Muito bem, cada equipe escolheu sua mensagem e foram até o fim, concluindo as práticas!









E por ultimo, o trio: Tarcisio, Rubenilto e Pedro, fizeram uma homenagem ao nome da banda: AFFARRA, e inclusive, alguns alunos ate ganharam o cd da banda.. Beleza pessoal, show de bola!

Ok, meus parabéns a turma do Técnico em MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA pela conclusão dos projetos. Se dedicaram e foram até o fim. Vou tentar colocar mais práticas para fazermos e mostrar os resultados por aqui! Abraço aos amigos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário