terça-feira, 6 de novembro de 2012

Controle de Nível - CLP Zelio

Boa noite! Ao final da disciplina CLP com o curso técnico em Eletromecânica, um aluno, que já possuia conhecimento além do adquirido comigo na área de automação industrial, e ele mesmo lançou o desafio de operar a maquete de controle de nível, com 02 reservatórios. Então improvisou as ligações do CLP Zélio comandando o motor  da bancada através de um inversor de frequência, e colocou para funcionar!

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para conferir...

Muito bem! Esta prática usou alguns conceitos sobre o uso de grandezas analógicas com o CLP ZÉLIO. Falo assim devido a grande maioria de exercícios serem usando entradas e saídas DIGITAIS, ou seja, assumindo valores entre 0 (ausência de tensão na entrada/saída) e 1 (Vcc/presença de energia).
Este é o inversor de frequência da altivar, o qual nos temos dois modelos na escola: o altivar 11 e o altivar 31. São bem parecidos, porem o 31 tem mais recursos e entradas que o 11. Ele comandou a motobomba, que opera o reservatório inferior, alimentando o reservatório superior.

Esta foto mostra a bancada, com a ligação do ZÉLIO nela. Foram necessário muitos fios, para interligar todos os sensores, o inversor de frequência que opera o motor, tudo isso no Zélio, para que ele realize a automação de processo.

Muitos fios!? Pois bem, o Zélio não foi fixado no quadro, já que foi uma prática rápida, que só durou uma tarde, e a bancada didática já possuía um CLP e que não foi usado. Por isso, os fios foram retirados dos bornes (conectores) da bancada e do quadro, para serem ligados aos botões da placa que estamos vendo na foto, assim como nas entradas e saídas do Zélio.

...
A Solenóide! Se alimentarmos a Solenóide, ela fecha a passagem de líquido, já que tem a função de permitir ou não, nesse caso, o esvaziamento do tanque superior para o tanque inferior. Note que ela está conectada nos fundos do tanque superior, por onde escoa a água, e joga na parte alta do tanque inferior.
E o sensor... Ele fornece ao CLP uma faixa de tensão entre 0 a 10 Volts CC, onde dependendo da altura do nível do reservatório, será um valor alto ou baixo de tensão, tendo assim que ser regulado o nível que o operador deseja, para este valor quando for alcançado, o CLP comande alguma saida.
O VÍDEO abaixo, é a explicação da prática, que foi feita pelo aluno BERNARDO, do curso técnico em Eletromecânica. Ficou muito boa a prática, e ele mostrou que conhece bem sobre o assunto, pois já foi competidor da olimpíada do conhecimento. Parabens! Confiram abaixo:




Beleza, a postagem ainda está sem dados técnicos, mas para os curiosos e estudantes de CLP e Automação Industrial, vai a deixa..  abraço aos amigos!


Um comentário:

  1. Procurei muito sobre programacao de clp, finalmente encontrei a informação que precisava sobre programacao de clp, muito obrigada!

    ResponderExcluir