quinta-feira, 26 de abril de 2012

4o Projeto - Automação de Esteira Transportadora utilizando CLP

Boa Noite! Segue o ultimo projeto dos alunos, da turma de São Miguel! Dessa vez foi utilizada uma das maquetes mais desejadas pelos alunos, a esteira transportadora de objetos. Geralmente essa maquete é utilizada em aulas como CLP, e até de comandos elétricos, dependendo da habilidade de integrar os conhecimentos.. Pois bem, no nosso caso, tentamos colocar a eletrônica para participar da brincadeira! E deu certo!
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...



sexta-feira, 20 de abril de 2012

3o Projeto - Estacionamento de Veículos utilizando CLP

E haja tinta guache e isopor!!! Para a construção de nossas maquetes, a intenção foi simplificar e ilustrar as ''Situações Problemas" que foram criadas! E a solução se apresenta em grande estilo, é claro, com o uso de CLP e sensores eletrônicos, para fechar a disciplina, revisando os conteúdos! Esse foi o projeto da 3a equipe, visando construir um estacionamento de veículos, que ao chegar em seu limite máximo, mostra uma mensagem na tela do CLP, informando que o estacionamento está cheio!

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

2o Projeto - Circuito Temporizador para Chave de Partida de Motor

Ufa! Como eh bom ter minhas noites de volta! É que na correria com a turma de São Miguel, estava sem tempo para me dedicar ao Blog. Mas voltando aos assuntos:             O 2o Projeto concluido foi o da construção de um circuito temporizador utilizando o CI Timer 555, na função de temporizador. Os alunos explicaram o circuito, realizando a filmagem de suas explicações...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem e assistir o VÍDEO...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

1o Projeto - Semáforo Controlado por CLP

Muito bem! Fiquei muito feliz com os resultados que obtive na conclusão da disciplina "Noções de Eletrônica" com a turma de São Miguel. Os trabalhos foram concluidos hoje, e postarei um a um, detalhando um pouco sobre o que os alunos fizeram..
O primeiro projeto concluido foi o do SEMÁFORO controlado por CLP, utilizando outros conhecimentos, além dos adquiridos na ELETRÔNICA, como nas disciplinas da área Elétrica, ja que possuo algum domínio e posso auxiliar os alunos nas construções de projetos interdisciplinares..

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para assistir ao vídeo e ver detalhes do projeto...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Projetos de Eletrônica - FASE FINAL

Boa tarde Amigos. Estamos proximos da conclusão da disciplina eletrônica, com os alunos de São Miguel. Como havia falado, fiz a proposta de montarmos projetos de circuitos que percorressem por outros conteúdos, da Área Elétrica, como Eletricidade Industrial e CLP. Pois bem, as equipes terão temas como:
Nas fotos vemos algumas montagens na fase inicial...

Clique em MAIS INFORMAÇÕES para conferir os titulos dos trabalhos...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Contato por email!

         Bom dia! Fiquei muito feliz hoje, em abrir a caixa de email da AUTOMAÇÃO-CRIATIVA, que criei recentemente (automacao-criativa@hotmail.com), e ver que recebi varios emails, perguntando assuntos sobre o blog, eletrônica, eletricidade, e querendo manter contato.
          Gostaria de agradecer os elogios, e afirmar que estou aqui para ajudar (GRATUITAMENTE) até onde for possivel, em tirar duvidas, fazer novas postagens com as SUGESTÕES que recebi, entre outros.
          Portanto fiquem a vontade para entrar em contato comigo!
Abraço aos amigos!
Gregor