terça-feira, 24 de julho de 2012

Conserto Transmissor Fone de Ouvido - Shure

Boa noite aos amigos!  Mais um conserto, e dessa vez minha missão foi uma simples reposição de peça, pois o conector da antena que fica fixado na placa quebrou, comprometendo o funcionamento do equipamento. Na verdade o equipamento continuou a funcionar e emitir o sinal de áudio até a antena, mas como esta não pertencia mais ao circuito, ficou difícil de transmitir este sinal até o receptor com os fones de ouvidos.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Revolver Maps!

Boa tarde amigos!
Faz uns dois dias que descobri esse SITE
http://www.revolvermaps.com/, que disponibiliza um ótimo recurso para os BLOGs.  Então consegui adicionar esse Script, e da para acompanhar neste mundão, as pessoas que estão online, assim como a origem de onde acessam o nosso espaço virtual!
E fico feliz em ver tantos pontinhos vermelhos pelo mapa! Espero que se multipliquem! Um abraço a todos!



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Grandezas Analógicas - CLP Smar!

Boa  noite! Desta vez, os sinais analógicos foram testados e estudados!
E com o Lc700 da Smar, pois a maquete que estávamos utilizando para fazer as simulações, ja estava toda conectada a este modelo de CLP. Mas antes de falar sobre a programação, uma leve revisão sobre a parte analógica...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Exercício 01 - Liga/desliga - CLP SMAR

Alguém já viu um destes? Uma botoeira, faz a função de ligar alguma coisa. Ou desligar também. Depende da ligação em que ela estiver. 
Então, uma programação bastante pedida aos alunos de um curso de CLP, é para resolver o seguinte problema: 
- Imagine que você dispõe de apenas uma BOTOEIRA para ligar e desligar um motor em uma fábrica, que está a uns 50 metros de distância. É possível sim, e inclusive gera uma economia na quantidade de cabos que irá usar, já que só precisará de 01 par de condutores, ao invés de duas Botoeiras e 04 condutores.
E ai? Já está pensando como fazer?

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para ver dicas do exercício...

CLP da SMAR - Introdução ao LC700!

Boa noite! Por esses dias, tive a oportunidade de adquirir bastante conhecimento, pois consegui passar uma semana na companhia do professor Julio, da área de instrumentação daqui da escola, e fui apresentado aos CLPs da SMAR e também da Yokogawa.

Então, como havia prometido, estou revisando as aulas que tive, e vim aqui apresentar aos amigos do blog.
É de uma forma inicial, mas a medida que for estudando mais, incremento em outras postagens com mais fotos e videos...
Iniciaremos com o LC700 da Smar, fazendo as programações no software CONF700 do fabricante...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Apresentações de Trabalhos!

Hoje tive uma tarde de aluno! E muito agradável por sinal! Eu assisti as apresentações da turma: Operador de Processos Químicos e Petroquímicos, da professora e minha amiga Micheliny, que teve a missão de mostrar conceitos de FÍSICA para eles. E ao final da disciplina, a turma foi dividida em 06 grupos para apresentarem trabalhos, e assim, tive a oportunidade de acompanhar os alunos com seus trabalhos.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fazendo novos cabos - ÁUDIO

 Estava precisando de alguns cabos de áudio, e encontrei um tempinho para fazer. Para realizar tal façanha, fui em uma eletrônica (loja de materiais) e comprei alguns metros de cabo estéreo, e alguns plugues (mono e estéreo) de uma boa marca. Então decidi fazer um pequeno tutorial para as pessoas que nunca montaram um cabo, terem essa noção, utilizando Solda, alicates, ferro de solda, e o material para a montagem do cabo...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar...

terça-feira, 10 de julho de 2012

Conserto Raquete Elétrica

Não sei o quanto é popular esta raquete que extermina alguns insetos como mosquitos e outros. Nem sei também se é Ecologicamente Correta, mas chegou uma peça dessa por aqui no laboratório com o defeito de não carregar mais. Então, eu como um bom CURIOSO e metido a "consertador" fui cutucar nela, é claro!!

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar...


Supervisório ELIPSE SCADA - Introdução

AUTOMAÇÃO! É o que estamos estudando no momento! Vejamos, preparei uma simulação simples para que vocês possam entender como funciona um software SUPERVISÓRIO que permite controlar um processo industrial.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar....

terça-feira, 3 de julho de 2012

Correria...

Saudações amigos! Eita, que to numa correria por esses dias.. Mas é uma correria boa, e vai reverter em bastante conteúdo para meus amigos do blog... Estou estudando bastante para assumir algumas turmas de CLP aqui na escola. Podem aguardar, que semana que venho dar minha contribuição  com informações sobre:
- software de supervisório ELIPSE SCADA, fazendo  comunicação com o software LOGIC DESIGNER (software CLP da Yokogawa...)
- algumas plantas (maquetes) industriais simulando processos da área da instrumentação, aqui na escola...
- CLP da SMAR, que começo a estudar amanha, inclusive a parte analógica, para poder incluir todo esse conteudo no curso de CLP, que provavelmente terá 02 turmas abertas, a primeira no final de julho, e a outra no final de agosto...
Um abraço a todos!!