Então além dos assuntos básicos de potencia, a turma esta preparando trabalhos (PEDAGOGIA DE PROJETOS) durante o curso, onde no final de cada aula libero um tempo para a montagem dos projetos. As equipes são:
(edição / resultados finais dos trabalhos)
1) INVERSOR DE FREQUENCIA (resultado - apresentação em ppt)
2) FONTE CHAVEADA (resultado - apresentação em ppt)
3) SENSORES INDUSTRIAIS (resultado - video de 282 mega... ??? esta no meu pc, e vou ver como diminuo a qualidade para poder postar)
4) TIRISTORES (resultado - apresentaçãp em ppt/fotos abaixo)
5) REVISÃO DE ELETRÔNICA BÁSICA - (resultado - video abaixo)
O intuito foi de montar projetos práticos, como no caso da equipe de sensores que quis desenvolver um mini-elevador, utilizando os sensores para comandar o protótipo. Mas terminaram por utilizar conceitos da area da eletro-pneumatica. Ficou bem legal o resultado, mas como o video ficou em resolução HD, temos que dar um jeito de diminuir o tamanho de arquivo para postar (282mb).
A equipe de Revisão sobre Eletrônica Básica buscou não deixar os colegas com nenhuma duvida sobre fontes, uso e testes de diodos, leds e transistor (video postado acima).
Já a equipe de tiristores buscou conceitos na área da INSTRUMENTAÇÃO, pois em uma das maquetes (plantas educacionais da escola) que realizam a transformação do bagaço da cana (caldo) em etanol e açucar, há um bloco TIRISTOR que faz o chaveamento de uma resistência para aquecer um liquido em um certo tanque. O que ocorre é que há um sensor que le essa temperatura e informa para um CLP, que controle esse bloco TIRISTOR, fazendo o chaveamento ser mais lento ou rapido, dependendo do SET POINT ajustado para a temperatura final desejada (CONTROLE DE UM PROCESSO EM MALHA FECHADA). (ver fotos abaixo)
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conversor estatico tiristherm - esse dispositivo recebe o sinal do clp, que controla o chaveamento da resistencia eletrica inserida no tanque.
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Tanque armazenador de substância. Nele há um controle da temperatura, atraves das informações coletadas pelo sensor que sao enviadas ao clp, buscando um set point, a fim de ligar mais ou menos a resistencia, ocorrendo o controle efetivo da temperatura.
No caso da equipe de fonte chaveada, o resultado tambem foi uma apresentação em ppt, mas extrai dois slides para mostrar abaixo:
E o grupo sobre inversor de frequencia, como na montagem de um modelo do equipamento/circuito ficaria bastante complexo, e tivemos pouco tempo, o resultado foi tambem uma explanação com auxilio do amigo power point.
O que acontece, eh que tenho que dar regras mais curtas, e tentar manter uma padronização dos resultados finais, para nao ter coisas do tipo "aluno so lendo slides projetados".. Todos nos sabemos ler, e a equipe que se empenha fica um pouco constrangida.. Espero obter mais sucesso com os proximos trabalhos e turmas...
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