
O terceiro e ultimo projeto, foi a automação de uma maquete da área da eletricidade, que possui uma bomba monofásica (220Volts), para realizar a operação do enchimento de uma caixa d'água, simulando a operação usual de uma motobomba em uma residência com dois reservatórios: o superior e o inferior. Para iniciar a elaboração do exercício (feito pelos alunos) é necessário verificar as condições em que a bomba pode operar, ou seja, ela não pode funcionar se o reservatório inferior estiver vazio, pois irá queimar. Da mesma forma, se o motor funcionar com o reservatório superior estiver cheio, o mesmo irá transbordar necessitando assim ser desligada a bomba.
Deste principio a equipe considerou 04 sensores como entradas para o circuito digital, sendo SENSOR Mínino e Máximo para a caixa inferior e, SENSOR Mínimo e Máximo para a caixa superior. E uma unica saída que será o acionamento da bomba (bomba LIGADA=1, e bomba DESLIGADA=0).
Após essas definições, o grupo montou uma tabela verdade, com as quatros entradas (SENSORES) e a unica saída (MOTOR), e assim realizaram o exercício e explicaram no vídeo abaixo. Confiram!
Como nem tudo é perfeito, e devido ao pouco tempo na disciplina houveram alguns contratempos no final do projeto, e não conseguiram fazer o funcionamento da maquete, com água nos 02 reservatórios. Eles iriam operar a contactora do motor através de um relé controlado pelo circuito em um pront-o-board utilizando CIs da eletrônica digital! Mas fica aqui a sugestão para outras turmas e grupos que queiram realizar tal experimento..
Mesmo assim, meus PARABÉNS ao empenho da equipe! Lutou bravamente para concluir e filmar o projeto! Boa sorte no restante do curso! E um Abraço a todos do técnico em Automação Industrial.
Professor,
ResponderExcluirAtualizei o nosso blog. Deppois quando der da uma olhadinha!
Abraço!