Este BLOG é destinado aos amantes da ELETRÔNICA, ELETRICIDADE E AUTOMAÇÃO! Aqui você irá encontrar explicações, detalhamento de defeitos em equipamentos, trabalhos de alunos e assuntos diversos. SEJAM BEM VINDOS AO UNIVERSO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA!
Páginas
▼
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
TRIAC - Tiristor Bidirecional
A evolução do SCR, que apenas conduzia em um sentido, foi com o aprimoramento para um tiristor capaz de conduzir nos dois sentidos, mas conhecido como TRIAC. Este componente, é capaz de realizar um controle de fase, realizando os ajustes na corrente de Gate. Esse controle nos permite fazer circuitos capazes de VARIAR A POTÊNCIA de uma carga. A seguir, podemos notar o circuito do DIMMER, e um VÍDEO, com um PRONT-O-BOARD controlando um MOTOR MONOFÁSICO 220V.
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem....
Um material muito bom, que encontrei na INTERNET, fazendo minhas pesquisas, foi um artigo, contendo esses quadrinhos e algumas teorias sobre TRIAC, mostrando o circuito do dimmer. Inclusive, o autor (Prof. Luiz Ferraz Neto, disponivel em http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_09.asp) disponibiliza o circuito de uma maneira bem ilustrada, e fornece ja o esquema para montagem da placa. Muito bom professor Luiz! Parabéns pelo material! Ao lado, podemos notar o DATASHEET, do componente que usamos para fazer essa pratica, o TRIAC, da série TIC226, que é capaz de conduzir até 8 Ampéres. Note, a disposição dos terminais do componente, onde no teste com o multimetro, o terminal MT2, faz contato com a carcaça. Ja os terminais MT1 e Gate, quando medidos entre si, apresentam uma baixa resistência. Lembrando que usualmente, nas explicações do TRIAC, comparamos com dois SCRs, so que dispostos em anti-paralelo, para podermos imaginar a situação de condução em CORRENTE ALTERNADA, basta verificar que sempre que houver sinal + ou -, nos terminais MT1 e MT2, um dos SCRs que receber o + no anôdo, ira conduzir e o outro ficara em bloqueio. No simulador, pela figura ao lado, vemos que o software não possui nem o TRIAC nem o DIAC, porem com um pouco de improviso, conseguimos mostrar aos alunos, como funciona o experimento. Note que a Lâmpada (CARGA) está em série com o TRIAC (02 SCRs em anti-paralelo), e nesse caso a CA pode ser totalmente entregue a carga, pois em cada sentido da corrente haverá um SCR conduzindo.
O vídeo a seguir, mostra o famoso circuito do DIMMER, capaz de controlar o brilho de uma lâmpada. Porem, vale lembrar que podemos controlar também com esse circuito, velocidade de pequenos motores, como furadeiras, ventiladores, liquidificadores e outros.
No video, usamos um motor monofásico emprestado do pessoal da eletricidade, e conseguimos mostrar a tensão e corrente no exato momento em que variamos o potenciômetro, que regula a corrente no GATE do TRIAC.
Espero ter contribuido com conhecimentos sobre o componente! Abraço a todos!
acredito que sim. basta verificarmos a potencia do triac que esta sendo usado no circuito. Nesse caso, o TIC226, conduz até 8 amperes (www.datasheetcatalog.com), e seria sugestão usar um dissipador, já que ele vai atuar com mais de 50% de sua capacidade. ou verifica outro triac mais potente para utilizar.
Olá ,tem alguma forma de amplificar a saída pwm do arduino? ou algum circuito que tem a parte de potencia do motor que opere segundo a sinal logico do PWm do arduino?
com esse circuito posso alimentar um motor de 4.7 A ?
ResponderExcluiracredito que sim.
Excluirbasta verificarmos a potencia do triac que esta sendo usado no circuito. Nesse caso, o TIC226, conduz até 8 amperes (www.datasheetcatalog.com), e seria sugestão usar um dissipador, já que ele vai atuar com mais de 50% de sua capacidade.
ou verifica outro triac mais potente para utilizar.
Olá ,tem alguma forma de amplificar a saída pwm do arduino?
ResponderExcluirou algum circuito que tem a parte de potencia do motor que opere segundo a sinal logico do PWm do arduino?
Olá amigo, poderia me enviar o esquema del dimmer drake47@hotmail.es
ResponderExcluirNo meu dimer, quando ligo o mesmo ja acende no maximo, e o potenciômetro não disfaz a graduação alguém pode me dar alguma dica
ResponderExcluirGira o potenciômetro e vai medindo a tensão nele. Se não variar talvez seja ele.
Excluir