Muito bem! Fiquei muito feliz com os resultados que obtive na conclusão da disciplina "Noções de Eletrônica" com a turma de São Miguel. Os trabalhos foram concluidos hoje, e postarei um a um, detalhando um pouco sobre o que os alunos fizeram..
O primeiro projeto concluido foi o do SEMÁFORO controlado por CLP, utilizando outros conhecimentos, além dos adquiridos na ELETRÔNICA, como nas disciplinas da área Elétrica, ja que possuo algum domínio e posso auxiliar os alunos nas construções de projetos interdisciplinares..
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para assistir ao vídeo e ver detalhes do projeto...
Vejamos. Acredito que todo estudante de eletrônica, física, química, eletricidade, e outras disciplinas e áreas, deseja montar um circuito com um fim prático. Ter um resultado mais concreto, com aplicação na vida real.
A possibilidade de integrar os conhecimentos adquiridos nas aulas de eletrônica aos de outras disciplinas, torna as práticas mais emocionantes. E é o que ocorre na "vida real", essa mistura de conteúdos, levando o profissional a relembrar situações vividas no curso. Portanto nesse 1o projeto, os alunos aproveitaram a programação que elaboraram na disciplina de CLP, com o objetivo de montar a lógica de um semáforo. E com alguns itens como:
- ISOPOR
- TINTA GUACHE
- LED'S
- fios
- RESISTORES
Com esses materiais, iniciou-se a montagem da maquete do Semáforo!
Porém, foi necessário a adaptação da maleta de automação, que contem o hardware Zelio, para que este pudesse ligar os led's presos na maquete. E como eles fizeram?? Simples!! Os alunos calcularam resistores para ligar os led's, e cada grupo de led's (verdes, amarelos ou vermelhos - de suas respectivas ruas), foram jumpeados (ligados entre si), e foram alimentados por um fio que foi ligado a cada saida digital do CLP. Portanto, quando o CLP ligava uma saida, esta saida estava alimentando um grupo de LED's, e ai pela lógica da programação, como veremos no vídeo, o semáforo funcionou perfeitamente. Vejam o VÍDEO abaixo:
Sim, na programação do circuito no CLP, os alunos utilizaram diversos temporizadores, para realizar as contagens de tempo, de troca de sinal, entre o verde, amarelo e vermelho. Eu tenho essa programação tambem, que fiz quando revisei os assuntos de clp, assistindo as aulas do professor Wemerson. Portanto, dei um print-screen nas telas do Zelio, e estão aqui para ter uma noção da programação. Há, e navegando pela net, encontrei uma apostila com uma linguagem fácil de entender, sobre o software Zelio é essa do link abaixo: www.cefetsp.br/edu/maycon/arqs/ap_zelio_rev01.pdf
Abraço aos amigos!
Este BLOG é destinado aos amantes da ELETRÔNICA, ELETRICIDADE E AUTOMAÇÃO! Aqui você irá encontrar explicações, detalhamento de defeitos em equipamentos, trabalhos de alunos e assuntos diversos. SEJAM BEM VINDOS AO UNIVERSO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA!
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oi o meu programa Zélio vai ate o Q3 como posso adicionar mais na lista
ResponderExcluirQuando iniciamos o programa Zélio, ao escolher um novo programa, nos deparamos com uma tela que permite escolher seis tipos de módulos simuladores do Zélio.
ExcluirPode notar pela figura, que alguns possuem apenas 04 saidas no desenho, sendo Q0,Q1,Q2 e Q3.
Se você deseja ter 8 saidas ou mais, deve tentar outro modulo, a exemplo, o terceiro desenho da esquerda para direita, onde escolhendo esse modelo, ainda tem que escolher a referencia do CLP, ou seja, que tensão de alimentação vai usar, se esse modulo aceita as linguagens ladder e FBD, ou apenas ladder, e é isso que diferencia eles.
Como eu tinha acesso a um CLP real do modelo SR2B201BD, que possue 08 saidas, escollhia ele pois permitia que fizessemos algumas simulações como nos videos com os alunos.
Abraço companheiro, e qualquer coisa, estarei por aqui.
oi quanto tempo vc deixou em cada TTx
ResponderExcluirfaz tempo... mas acredito que -
Excluirverde -- 5 segundos
amarelo -- 3 segundos
vermelho --8 segundos
Essa programação programação está incompleta, pois ao sinal ficar vermelho instantaneamente o verde é acionado, o real funcionamento seria ter um delay entre os sinais vermelhos para ter a certeza que os carros de ambos os lado estejam parados assim dando condições do sinal abrir.
ResponderExcluirconcordo e obrigado pela sugestão.
Excluirem uma turma com varios alunos, poucos concluem as tarefas rapidamente, tendo que dar apoio aos demais para a compreensão do que foi pedido.
Manteria a primeira logica, e para os que concluirem primeiro, passo o desafio de incrementar com mais temporizadores!
em alguma turma que aplique isso faço video e posto por aqui..
Bom dia... vc poderia me dizer quais os componentes usados e os valores?
ResponderExcluirAbcs
Opa!
ExcluirNão lembro totalmente de quando fizemos essa pratica com os alunos, mas acredito que a lista para montar uma maquete similar a do video seria:
1 CLP zelio - modelo SR2B201BD
1 placa de isopor
tintas guache nas cores: preto, amarelo, verde,...
pincel
4 leds cor verde
4 leds cor amarelo
4 leds cor vermelho
algum led a mais para incrementar simulando postes, etc.
resistores para os leds, considerando que o CLP escolhido é alimentado com 24 VCC, utilizamos essa mesma tensão para a ligação da saida do CLP, e portanto precisariamos rebaixar a tensão de 24 para 2 V, que é a tensão necessária para o led.
Calculando esse resistor, considerando que cada saida liga dois leds em paralelo (2 verdes para a mesma rua),,.. pois quando ligamos uma saida do clp, esta comanda uma rua, com dois semaforos ligados ao mesmo tempo, um cada para cada sentido da mesma rua.
sendo assim,
o calculo para apenas um led, protegendo o mesmo para a saida de24Vcc:
R led = (Vcc - Vled) / I led ... R led = (24 - 2)/0,02 = 1100 ohms
sendo dois leds em paralelo, a tensão permanece a mesma, e as correntes são somadas, modificando no calculo:
R led = (Vcc - Vled) / 2* I led ... R led = (24 - 2)/0,04 = 550 ohms
Escolhe então um resistor proximo de 550 ohms, que seria o de 560 ohms (verde,azul,marrom,...)
Sera que esqueci algo?
- palito de dentes, ou de churrasco, para segurar os postes de isopor,
qualquer coisa, posto mais aqui algum item que lembre.
abraço!
NAO GOSTEI
ResponderExcluirUau gostei soque não estou a ver os temos ou seja a configuração para os relógios
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