Mais uma vez, nossos trabalhos MIDIÁTICOS, fazendo com que os próprios alunos após concluirem suas tarefas, tivessem o cuidado de explicar para as lentes de uma CÂMERA, o que entenderam do conteúdo, registrando os momentos vividos em sala de aula e compartilhando CONHECIMENTOS com todos os visitantes do BLOG!
Nas fotos tiradas por nosso responsável técnico nas filmagens, Sr. Roberto, podemos notar a fonte desligada, percebendo melhor a montagem dos componentes, e na outra foto a fonte ligada, contendo dispositivos de sinalização mostrando que a fonte realmente está funcionando (LED aceso), e também o uso de 02 DISPLAYS bcd7segmentos, para indicar o funcionamento da fonte pela palavra em inglês "ON" (Ligado).
Clique em MAIS INFORMAÇÕES para expandir a postagem, e verificar os VÍDEOS feitos pelos alunos...
Este BLOG é destinado aos amantes da ELETRÔNICA, ELETRICIDADE E AUTOMAÇÃO! Aqui você irá encontrar explicações, detalhamento de defeitos em equipamentos, trabalhos de alunos e assuntos diversos. SEJAM BEM VINDOS AO UNIVERSO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA!
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Projeto de Fontes - Alunos
Boa tarde! A turma de eletrônica básica está preparando 03 apresentações em vídeo, isto após algumas aulas sobre os componentes que compõe uma fonte (Retificação de onda completa c/ filtro e estabilizada)
Para tal, precisaram entender os assuntos sobre:
- resistor
- capacitor
- diodo semicondutor
- retificação
- retificação com filtro
VAMOS VER ALGUMAS FIGURAS SOBRE RETIFICAÇÃO (conversão de Ca em CC):
1) Retificação de MEIA ONDA:
Retificação de MEIA ONDA. Na utilização de apenas um diodo, só aproveitamos apenas um semiciclo da SENOIDE. Portanto, resumindo em cáculos, temos apenas 45% de aproveitamento da TENSÃO DO TRANSFORMADOR. Ou seja, se a saida do trafo for de 12Volts CA, neste tipode conversão para CC (RETIFICAÇÃO), teremos na saida do dido, menos de 6Volts. O que não é nada bom!
Esse tipo de montagem, não é muito comum, tendo em vista essa enorme PERDA, ou podemos chamar ainda de DISPERDÍCIO! Mas, para entendermos a retificação de ONDA COMPLETA, é fundamental iniciar com a Retificação de Meia Onda, utilizando apenas um DIODO no circuito.
Para tal, precisaram entender os assuntos sobre:
- resistor
- capacitor
- diodo semicondutor
- retificação
- retificação com filtro
VAMOS VER ALGUMAS FIGURAS SOBRE RETIFICAÇÃO (conversão de Ca em CC):
1) Retificação de MEIA ONDA:
Retificação de MEIA ONDA. Na utilização de apenas um diodo, só aproveitamos apenas um semiciclo da SENOIDE. Portanto, resumindo em cáculos, temos apenas 45% de aproveitamento da TENSÃO DO TRANSFORMADOR. Ou seja, se a saida do trafo for de 12Volts CA, neste tipode conversão para CC (RETIFICAÇÃO), teremos na saida do dido, menos de 6Volts. O que não é nada bom!
Esse tipo de montagem, não é muito comum, tendo em vista essa enorme PERDA, ou podemos chamar ainda de DISPERDÍCIO! Mas, para entendermos a retificação de ONDA COMPLETA, é fundamental iniciar com a Retificação de Meia Onda, utilizando apenas um DIODO no circuito.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Conserto Fonte Simples 12Volts CC
Boa noite Pessoal! Os conserto simples que fiz e postei aqui no BLOG, são os campeões de acessos, e por isso, resolvi continuar com minhas atividades de manutenção. E o meu paciente da vez, é uma fonte simples, que é usada nas apresentações musicais de minha banda, servindo para ALIMENTAR a base de um microfone sem-fio, já que ela precisa estar bem nutrida para receber as ondas eletromagnéticas contendo os sinais de áudio gerados pela incrível voz do meu amigo e cantor Thiago.
Bem, o defeito é um dos mais simples, encontrados nos equipamentos, e que todo técnico gostaria de encontrar e solucionar isto. FIO PARTIDO!!! Como assim???? Sabe quando vamos guardar um carregador de celular, uma fonte como essa da foto, e enrolamos o fio com muita força por volta do aparelho, fazendo inumeras voltas, e fazemos isso com muita força para o fio ficar bem organizado?
Pois é amigos e amigas, isso acarreta de partir o cobre que está por dentro do plástico isolante, e como não percebemos, pois AINDA não possuimos OLHOS BIÔNICOS, acabamos ficando com raiva e comprando outra fonte.
Foi quase esse o fim desta fonte, visto que muitas pessoas não tem tempo, e nem conhecimento para consertar, mas como estou com uma folguinha no horário, resolvi tentar, e graças a deus, consegui solucionar este mistério eletrônico.
Esta foto, mostra o circuito INTACTO da fonte, com 04 diodos para Converterem a tensão rebaixada pelo transformador de AC para CC. Ao lado vemos um CAPACITOR para filtrar esta tensão, tornando mais pura a saída, tendo o auxílio de um REGULADOR de TENSÃO, 7812, para enfim, manter constante, REGULADA e ESTABILIZADA, a saída da fonte.
Acho que eu desisto do ramo! Eu sei que no desespero, vale tudo, mas por favor não usem esta fita para isolação elétrica. Não é seguro de forma alguma! Chega a ser um CRIME! Inafiançável! Estaria reprovado nas minhas provas, COM CERTEZA!! Heheheheh
A fonte, aberta, tendo um leve descanso, enquanto admirava minhas habilidades em manutenção! Hahahahaha
Nesta foto, podemos notar dois tipos básicos de emenda de fio! O primeiro, realizado por um aluno meu, com os fios estanhados (preparados) na solda, para quando enconstar um no outro, e dar apenas um aquecimento com o ferro, a solda passar para o estado líquido, e os fios ficarem unidos, de uma forma uniforme... e o outro???? uma DESGRAÇA praticamente! Dá Zero pra ele!
UMA FONTE ABERTA?! Vemos a carcaça com uma chave seletora (110V - 220V), o transformador (que rebaixa a tensão de entrada em 12Volts), e o circuito que ja descrevi acima, com as etapas da retificação/regulação da tensão CC de saída.
Tentei mostrar com detalhe, o uso da fita isolante, para proteger a emenda do fio, mas fica díficil tirar foto, e realizar os serviços ao mesmo tempo. Na verdade, é só para chamar a atenção, de não ficar aquela emenda tipo BÔLÔLÔ. Entenderam?
Sim, e aqui, os equipamentos utilizados para o serviço, que foram, além de tempo e paciência, fita isolante, chave philips, alicate de corte, ferro de solda e estanho, e multimetro para testar, já que identifiquei no início, que o defeito era apenas mal contato no cabo, logo na saída da fonte, onde é um local que sempre costuma quebrar o fio.
E na ultima foto, o teste final, mostrando a saída da FONTE com 12Volts CC, devolvendo a paz ao meu produtor Jakinho, que ja me ligou umas 5458492 vezes, para que eu não esquecesse de levar a fonte hoje, ja que temos uma apresentação mais tarde.
Espero que gostem! São defeitos simples, que com bom humor e conhecimento, solucionamos rapidamente! Abraços a todos!
CAPACITORES - testes no Laboratório
A seguir, um vídeo feito pela turma de Eletrônica Básica, da tarde, filmando um experimento que só deve ser feito em laboratório. Primeiramente evacuamos toda a sala, e pedimos para a turma ao lado, ficar de sobre aviso, caso ocorresse algo de errado. Esse experimento foi realizado há alguns anos, e tivemos a iniciativa de reproduzirmos, mas é claro, com toda a segurança necessária.
A seguir, o experimento foi um pouco mais leve, onde os alunos iam escolher COBAIAS HUMANAS, mas graças a deus, eu estava por perto e não permiti. Então, como se tratava de DESCARGA DE CAPACITORES carregados na Tensão de 220Volts, procuraram uma peça metálica, que fizesse o triste papel neste filme de LEVAR UM CHOQUE!!! Pois é, confiram no vídeo abaixo:
E para terminar, os experimentos que comprovam a ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES em Série e Paralelo, foram construidos 02 circuitos, onde cada um era exemplo de um tipo de associação.
O aluno (Adriano) no vídeo, tenta mostrar que em uma associação em SÉRIE de Capacitores, o efeito luminoso que notamos no LED é por um instante muito rápido de tempo, ja que ele é ligado a dois capacitores em série ( 220uf e 470uF), onde calculando temos aproximadamente 150uF.
Porem, no segundo experimento, a associação foi em PARALELO, e o efeito luminoso dura mais tempo, ja que a resultante da associação é uma SOMA (220+470= 690uF).
Portanto fica provado aqui pelos vídeos.
Na aula seguinte, iremos filmar a prática que cronometramos o TEMPO DE CARGA e DESCARGA de um capacitor, quando ligado a uma resistência, ja que esse par (CAPACITOR+RESISTOR), resulta em uma CONSTANTE DE TEMPO.
Aguardem, que irei postar aqui nesse mesmo espaço!
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
RESISTORES
Olá pessoal! Sim, ainda estou vivo.. Andei sumido, nas famosas CORRERIAS da vida! Mas uma hora, estaria aqui de volta.. A criatura nunca abandona sua criação, ainda mais que eh um enorme prazer compartilhar informações com todos vocês!
Bem, por esses dias, com a minha turma de eletrônica básica, discutimos bastante sobre RESISTORES, suas características, utilização em circuitos, e formas de agrupá-los, mais conhecida como ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
A função básica de um RESISTOR, é a de limitar a corrente elétrica em um circuito. Ou seja, praticamente todos os circuitos necessitam do tal componente, visto que ele possui características elétricas importantes como:
- Resistência ôhmica (valor específico da resistência de cada componente. Ex.: 100 ohms, 3k3 ohms..)
- Percentual de Tolerância (variação tolerável que o componente pode apresentar. Os valores são: 20%, 10%, 5%, 2% e 1%)
Ja viram esse? Parece familiar? São os resistores de filme de carbono, e são de baixa potência, para serem usados em circuitos com correntes elétricas pequenas.
E esse? Com certeza os eletrônicos de plantão sabem!? São os resistores de carvão, que são constituidos por um corpo de porcelana. Exemplo de software, que calcula o valor do resistor, desde que o usuário informe as cores presentes no RESISTOR.
Exemplos de identificação dos resistores, a partir das cores dos anéis presentes no seu corpo. COMO ASSIM? Alguns resistores expressam seus valores, através de um código de cores, e o técnico para identificar o valor, precisa recorrer a uma tabela (dependendo do grau da loucura - decora toda a tabela - heheheheh), para que possa identificar o valor, a tolerância, e em alguns resistores especiais, o coeficiente de temperatura, em que podem trabalhar.
Confiram no video do YOUTUBE abaixo, explicações sobre um software que mostra o valor de um resistor, desde que vocÊ informe as cores dos anés deste componente.
o software está disponivel no link:
A figura ao lado, mostra a constituição física de um resistor de filme de carbono, onde o material eh disposto sobre um tubo cerâmico, e a depender do comprimento e espessura desta trilha, ha um maior ou menor VALOR DE RESISTÊNCIA deste componente.
E aqui, uma UTILIZAÇÃO bem prática! Ja viram algum led de alto brilho (daqueles bem brilhosos) em MOTOS e CARROS? Eles são conectados na bateria do veiculo, porém necessitam de um componente que absorva uma parte da tensão e limite uma corrente, para nao queimar, ja que o led tem um baixo consumo, e não pode ser ligado em tensões acima de 3V (ver tabela, de acordo com tipo do led).. E ADVINHA QUEM PROTEGE O LED??? O resistor! olha ele escondido por baixo da fita isolante. Coitado, está praticamente sem nenhum bônus, no anonimato. Mas garanto que eh uma satisfação para o RESISTOR, desempenhar sua função nos mais diversos circuitos...
Aqui é o pai (grande), o primo (médio) e os filhos (pequenos)... NÃÃÃÃÃÃO! São os tipos de resistores! Os maiores são os RESISTORES DE FIO (verdes). Em geral, os resistores podem ser constituídos de diversos materiais, onde os maiores podem DISSIPAR uma maior POTÊNCIA.
Um POTENCIÔMETRO! Hóóóóó! Sabem o que significa? É um resistor variável, que permite variar sua resistência entre dois terminais deste componente, fazendo ajustes no circuito a qualquer momento. Um exemplo, é o VOLUME de um SOM, quando aumentamos ou diminuímos, estamos variando uma resistência, oferecendo maior ou menor dificuldade para que uma corrente elétrica atue em determinado circuito, e etc.
ABAIXO, um vídeo do YOUTUBE, sobre RESISTORES. Acompanhem!
Em outras postagens, discutiremos sobre os próximos componentes estudados. Ate lá!
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Nova turma - Eletrônica Básica
Novidades! Bem, para quem esperava o treinamento para os competidores em Eletrônica Digital, vai ter que esperar um pouco... Provavelmente, no inicio do ano que vem daremos prosseguimento a esses estudos..
Porém, estaremos conectados agora com a minha nova TURMA, que iniciei ontem, de ELETRÔNICA BÁSICA. Nos primeiros momentos estamos estudando os programas de 5S, Meio ambiente, Qualidade e Segurança no trabalho.
O estudo do 5 S proporciona a conscientização da organização do ambiente de trabalho, melhorando a qualidade final do serviço e produto. Além de deixar o ambiente organizado, os cuidados com a limpeza e senso de utilização, guardando e identificando suas ferramentas de trabalho, entre outros cuidados que conduzem o aluno ter noções que com certeza, melhorará sua produtividade em uma empresa.
Qualidade de vida = Trabalho sem estress!
Porém, estaremos conectados agora com a minha nova TURMA, que iniciei ontem, de ELETRÔNICA BÁSICA. Nos primeiros momentos estamos estudando os programas de 5S, Meio ambiente, Qualidade e Segurança no trabalho.
O estudo do 5 S proporciona a conscientização da organização do ambiente de trabalho, melhorando a qualidade final do serviço e produto. Além de deixar o ambiente organizado, os cuidados com a limpeza e senso de utilização, guardando e identificando suas ferramentas de trabalho, entre outros cuidados que conduzem o aluno ter noções que com certeza, melhorará sua produtividade em uma empresa.
A segurança do trabalho é imprescindível! Uma prática bem simples é: solte uma ferramenta pesada ao lado do seu PÉ! Imagine agora, você descalso e aquele peso, inclusive podendo cortar, caindo bem em cima do seu PÉ!? A utilização das ferramentas é FUNDAMENTAL, assim como óculos, luvas, cinto de segurança, entre outros. É CLARO, que dependendo da área, que são escolhidos os EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Na área da eletrônica são exigidos: Óculos, Luvas quando em contato com ácido preparador de placas, Protetor Auricular, Calçado Fechado, e outros para trabalhos mais específicos..
Cuidando do meio ambiente, estaremos preservando o lugar onde vivemos! Chega de piadas como: Jogo o lixo na rua para preservar o emprego dos garis! Morrer ninguem quer, para preservar o emprego dos coveiros?!! Não é?
Qualidade de vida = Trabalho sem estress!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
PROJETO 3 (Tec. Redes) - Aterramento, Nobreak e Estabilizadores.
A terceira e ultima equipe que concluiu o projeto, mostrou conhecimentos sobre Aterramento Elétrico, e dispositivos que protegem os equipamentos eletrônicos, no caso, Estabilizador e Nobreak. Estes dispositivos além de oferecer proteção a carga, com uma tensão estabilizada (estabilizador), podem fornecer energia elétrica ao consumidor, mesmo no caso de falta de energia da rede, pois o NOBREAK possui baterias internas ou externas, a depender da potência do equipamento, e que tem a capacidade de alimentar suas tomadas, fornecendo energia para a carga por um periodo X de horas.
Confiram no vídeo abaixo, a produção dos alunos:
Na foto, podemos notar um trabalhador fixando uma haste de aterramento em uma caixa, que serve para proteger a conexão com o cabo, e não oferecer perigo a algum pedestre que passe pelo local, como também de fenômenos climáticos, como chuva e a maresia.
Confiram no vídeo abaixo, a produção dos alunos:
A haste de aterramento precisa ser fixada no solo. O conector na foto, serve para fixar o cabo na haste, sendo os elementos finais de um aterramento. Um exemplo: Se você deseja colocar aterramento em uma tomada de chuveiro elétrico, ou tomada para computador em uma instalação de alguma casa antiga, será necessário uma tomada de 03 pinos, onde o 3o pino é destinado a ligação de um condutor (fio - que pela norma NBR é da cor verde ou verde/amarelo), para que este fio seja conduzido até a haste, em alguma área com terra (jardim/quintal). Assim, você estará protegido contra choques elétricos, pois qualquer corrente que pudesse oferecer perigo a alguem, irá rapidamente encontrar um caminho de baixa resistência para ser dissipada ("TERRA = 0V").
Na foto, podemos notar um trabalhador fixando uma haste de aterramento em uma caixa, que serve para proteger a conexão com o cabo, e não oferecer perigo a algum pedestre que passe pelo local, como também de fenômenos climáticos, como chuva e a maresia.
o equipamento na foto é um TERRÔMETRO, que tem a função de fazer medições de resistividade do solo, cabendo ao usuário fincar hastes pequenas no solo em diferentes distâncias. Quando em funcionamento, são injetadas correntes nos terminais do dispositivo, fazendo circular uma corrente entre as hastes, e a depender do tipo e propriedades do solo em que esteja trabalhando, serão coletados os valores que irão classificar se ali é um bom local para fazer uma malha de aterramento. Essa malha é indicada para grandes construções, como edifícios e industrias.
Meus parabéns ao grupo pela conclusão do trabalho! Abraço a todos!
PROJETO 2 (Tec. Redes) - Fibras Ópticas
O segundo grupo, teve a missão de estudar e confeccionar um vídeo sobre Fibra Óptica. Eles estudaram bastante, onde tiveram acesso a biblioteca, fizeram o uso de livros e revistas, e para a filmagem contaram com o apoio de um professor da área de informática, que concedeu uma entrevista a eles.
Vamos conferir no vídeo abaixo:
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.
Essa tecnologia se baseia nos princípios da reflexão da luz, pois para os dados serem enviados a um receptor, a luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes nas paredes da interface, fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho. Ou seja, mesmo que o cabo tenha algumas curvas no caminho, se você envia luz de um lado, ele chega ao outro lado, mesmo que tenha que fazer reflexões nessas curvas durante o percurso. Simples Assim!
As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre ao longo dos anos, principalmente no campo das telecomunicações, por não sofrerem interferência eletromagnética devido ao caráter dielétrico (isolante) do material. Assim, a perda de informações durante o trajeto não é relevante.
Quem nunca viu uma árvore como essa da foto? As fibras óticas estão entre os galhos, e fazem uma iluminação muito interessante, chamando a atenção de todos! Viva o natal, que também é uma festa das tecnologias, assim como as comemorações familiares e honras religiosas! Dezembro vem ai, ja comprou o meu presente??? hahaha.. aceito cartões pelo email..
Boa sorte a todos no restante do curso! E precisando de qualquer coisa (menos dinheiro) estarei por aqui, na área da Eletrônica! Hehehe.... Abraço!
Vamos conferir no vídeo abaixo:
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.
Essa tecnologia se baseia nos princípios da reflexão da luz, pois para os dados serem enviados a um receptor, a luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes nas paredes da interface, fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho. Ou seja, mesmo que o cabo tenha algumas curvas no caminho, se você envia luz de um lado, ele chega ao outro lado, mesmo que tenha que fazer reflexões nessas curvas durante o percurso. Simples Assim!
As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre ao longo dos anos, principalmente no campo das telecomunicações, por não sofrerem interferência eletromagnética devido ao caráter dielétrico (isolante) do material. Assim, a perda de informações durante o trajeto não é relevante.
Quem nunca viu uma árvore como essa da foto? As fibras óticas estão entre os galhos, e fazem uma iluminação muito interessante, chamando a atenção de todos! Viva o natal, que também é uma festa das tecnologias, assim como as comemorações familiares e honras religiosas! Dezembro vem ai, ja comprou o meu presente??? hahaha.. aceito cartões pelo email..
Boa sorte a todos no restante do curso! E precisando de qualquer coisa (menos dinheiro) estarei por aqui, na área da Eletrônica! Hehehe.... Abraço!
PROJETO 01 (Tec. Redes) - Fonte Simples
Muito Bem! Aqui estão os trabalhos da turma que encerrou a minha disciplina hoje (04/10/11), do curso Técnico em Redes de Computadores. O primeiro grupo ficou responsável por mostrar a construção de um circuito de uma fonte retificadora simples, simulando o circuito no software crocodille physics, além de mostrar a montagem na prática.
Notem nessa tela extraida do software simulador Crocodille Physics, que o circuito de uma fonte simples, é composto por algumas etapas. A primeira é o uso do TRANSFORMADOR, para diminuir a tensão de entrada, de 220Vac para 12Vac (Tensão alternada). Após essa diminuição, são necessários dois DIODOS, para filtrar apenas o semiciclio positivo, fazendo com que só tenhamos tensão positiva. Assim, teremos uma RETIFICAÇÃO DE ONDA COMPLETA. E também é necessário o uso do CAPACITOR para termos uma tensão constante, sem falar em várias etapas que ainda podem ser incrementadas, e que não foram utilizadas.
Sim, e o LED é utilizado para indicar que a fonte está funcionando, assim como o RESISTOR que está em série com ele, limita sua corrente, que é na ordem de 20mA = 0,020 Amperes.
Vamos conferir a produção dos alunos no vídeo abaixo:
a foto mostra um aluno realizando a montagem do circuito na placa de testes (PRONT-O-BOARD)
E nessa foto, os componentes que, no video, eles mostraram como testar individualmente, cada um deles, e se estão em boas condições para aplicar no circuito.
Aqui vai os meus PARABÉNS a todos do grupo! Com certeza, os vídeos que são produzidos servem para acrescentar conhecimento a todos!
Notem nessa tela extraida do software simulador Crocodille Physics, que o circuito de uma fonte simples, é composto por algumas etapas. A primeira é o uso do TRANSFORMADOR, para diminuir a tensão de entrada, de 220Vac para 12Vac (Tensão alternada). Após essa diminuição, são necessários dois DIODOS, para filtrar apenas o semiciclio positivo, fazendo com que só tenhamos tensão positiva. Assim, teremos uma RETIFICAÇÃO DE ONDA COMPLETA. E também é necessário o uso do CAPACITOR para termos uma tensão constante, sem falar em várias etapas que ainda podem ser incrementadas, e que não foram utilizadas.
Sim, e o LED é utilizado para indicar que a fonte está funcionando, assim como o RESISTOR que está em série com ele, limita sua corrente, que é na ordem de 20mA = 0,020 Amperes.
Vamos conferir a produção dos alunos no vídeo abaixo:
a foto mostra um aluno realizando a montagem do circuito na placa de testes (PRONT-O-BOARD)
E nessa foto, os componentes que, no video, eles mostraram como testar individualmente, cada um deles, e se estão em boas condições para aplicar no circuito.
Aqui vai os meus PARABÉNS a todos do grupo! Com certeza, os vídeos que são produzidos servem para acrescentar conhecimento a todos!
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
PROJETOS / Criação de BLOG - turma TECNICO EM REDES
Ontem, levei os alunos ao NIT (Biblioteca, para que pesquisassem sobre os trabalhos que foi passado para eles. A turma foi divididade em 03 equipes, para que realizassem os nossos conhecidos projetos, os quais sempre exponho aqui no BLOG. Os temas foram:
1) Montagem de uma FONTE simples, e explicação de seus componentes;
2) Explicações sobre ATERRAMENTO, NOBREAK e ESTABILIZADORES;
3) Conceitos sobre FIBRA ÓPTICA, e conhecimentos sobre Eletrônica Digital na transmissão de DADOS.
O meu contato com a turma encerra no dia 04/10 (Próxima terça-feira), e eles estão com o dever de realizar as filmagens sobre os projetos acima citados dos circuitos e dispositivos... Abaixo, vemos algumas fotos dos alunos no NIT, pesquisando sobre os trabalhos...
E para incentivar a postagem dos trabalhos da turma, o aluno Ekleberson criou o email e o BLOG da turma, para que tambem, apos minha disciplina, eles possam sempre se comunicar, e divulgar noticias do curso, mostrar seus trabalhos a outros alunos, familiares e etc.
1) Montagem de uma FONTE simples, e explicação de seus componentes;
2) Explicações sobre ATERRAMENTO, NOBREAK e ESTABILIZADORES;
3) Conceitos sobre FIBRA ÓPTICA, e conhecimentos sobre Eletrônica Digital na transmissão de DADOS.
O meu contato com a turma encerra no dia 04/10 (Próxima terça-feira), e eles estão com o dever de realizar as filmagens sobre os projetos acima citados dos circuitos e dispositivos... Abaixo, vemos algumas fotos dos alunos no NIT, pesquisando sobre os trabalhos...
OK pessoal! Possivelmente, na quarta-feira (05/10) estarão disponíveis aqui no BLOG, os trabalhos dos alunos.. Aguardem! E um bom FINAL DE SEMANA a todos!
Automação de Elevador - Circuito Analógico
Os alunos Tarcisio (em treinamento para as olimpiadas do conhecimento - SENAI 2012) e Raynara (ex-aluna do SENAI do curso de aprendiz em eletrônica) terminaram um circuito que realiza a automação de um elevador, utilizando fototransistores na função de sensores sensíveis a luz. Na verdade, a aluna Raynara veio solicitar ao nosso competidor em treinamento, a montagem de um circuito para IMPRESSIONAR seus professores do colegial, visto que está participando de feiras escolares (colégio onde estuda).
Eo circuito escolhido foi a AUTOMAÇÃO da nossa maquete ja conhecida aqui no BLOG, do ELEVADOR. A mesma ja foi utilizada na turma do curso Técnico em Automação, no mês passado, quando os alunos realizaram a automação do elevador utilizando portas lógicas (ELETRÔNICA DIGITAL).
Então eles montaram o experimento, e testaram na maquete, tirando fotos e produzindo um vídeo, onde consta as explicações e funcionamento do circuito:
... e meus PARABÉNS aos alunos TARCISIO e RAYNARA, pelo SUCESSO no experimento! Continuem sempre assim, realizando projetos e o principal, FILMANDO TUDO PARA COMPARTILHAR A INFORMAÇÃO COM TODOS!
Abraço a todos... Gregor
Eo circuito escolhido foi a AUTOMAÇÃO da nossa maquete ja conhecida aqui no BLOG, do ELEVADOR. A mesma ja foi utilizada na turma do curso Técnico em Automação, no mês passado, quando os alunos realizaram a automação do elevador utilizando portas lógicas (ELETRÔNICA DIGITAL).
Então eles montaram o experimento, e testaram na maquete, tirando fotos e produzindo um vídeo, onde consta as explicações e funcionamento do circuito:
Nesta primeira foto, o circuito foi desenhado no quadro, mostrando desde a entrada do sinal, promovendo a amplificação do mesmo por um AMPLIFICADOR OPERACIONAL, fornecendo agora um sinal de maior amplitude, que é interpretado como um pulso para um CI 555, onde este é responsável por chavear um TRANSISTOR, que comanda uma ponte H-H, ligando o motor em 02 rotações (movimento horário - SOBE / ou movimento anti-horário - DESCE). Parece complexo, mais observem a explicação dos alunos no vídeo.. Se você, leitor, for leigo em eletrônica, fica um pouco trabalhoso a primeira vista, mas, qualquer coisa envia um EMAIL para mim, que detalho o circuito... ok???!!!
Na foto da esquerda, o nosso elevador, querido por todos os alunos. Quase todas as turmas fazem experimentos com ele, realizando a automação dessa maquete através dos componentes e conhecimentos da eletrônica (seja ANALÓGICA ou DIGITAL). Já na foto da PLACA com os COMPONENTES, o led que está visivelmente aceso, é um LED INFRAVERMELHO, e só conseguimos visualizar sua luz com o auxílio de uma câmera filmadora. Note que tanto o LED, quanto o elemento receptor da luz (sensor / fototransistor) estão apontando para a mesma direção.. OU SEJA, como teríamos o circuito fechado? RESPOSTA = Quando aproximamos a mão, ou um objeto, este faz a reflexão da luz do LED INFRA, e o fototransistor recebe esta luz refletida em sua BASE, permitindo a condução de corrente nos terminais COLETOR/EMISSOR.
O vídeo abaixo detalha o circuito. CONFIRAM!!!
... e meus PARABÉNS aos alunos TARCISIO e RAYNARA, pelo SUCESSO no experimento! Continuem sempre assim, realizando projetos e o principal, FILMANDO TUDO PARA COMPARTILHAR A INFORMAÇÃO COM TODOS!
Abraço a todos... Gregor
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
História da TV
Estava buscando uns vídeos sobre automação no YOUTUBE, e por acaso, encontrei um vídeo bem interessante sobre a evolução da TV. Ele mostra como os aparelhos evoluiram.... Resolvi então postar aqui no BLOG, para a gente ter uma leve noção sobre a história da TELEVISÃO.
A televisão é responsável por transmitir informações para todos os povos e nações, e dependendo da estação/canal em que o telespectador esteja conectado, vai viajar por mundos, obter informações atualizadas do que está acontecendo, assistir a filmes divertidos ou novelas, entre outros...
Mas o melhor acontecimento, foi o surgimento da TV DIGITAL, integrando tv de alta definição com as inifinitas possibilidades que a internet nos trás, permitindo ao usuário uma maior interação. Teoricamente a TV digital, usa um modo de modulação e compressão digital, para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal), podendo atingir o alvo de muita alta qualidade na imagem (alta definição).
Confiram nesse vídeo que é uma série de reportagens produzida pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, sobre a implantação e lançamento da tv digital em alta definição pela emissora.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
TCC / Artigo - Conclusão PEDAGOGIA
Boa tarde pessoal.. Estou com uns trabalhos para concluir meu curso de Pedagogia, que fala sobre o incentivo da utilização do espaço do NIT da escola. Mas, voces sabem o que é o NIT?
Núcleo de Informação Tecnológica, ou seja, além de ser nossa conhecida BIBLIOTECA, tem a função de organizar e manter seguros os arquivos documentais da instituição. Possui por volta de três mil títulos, entre livros, DVDs, fitas VHS, CD-ROMs, e normas técnicas, adquiridas através de doação ou através de compra com verba advinda de diversos projetos ao longo dos anos.
O NIT dispõe também de assinaturas de diversos periódicos de interesse geral, ou voltados especificamente para indústria e modalidades instituídas dentro da escola. Seu público primordial se constitui entre os alunos das modalidades de aprendizagem industrial, técnico de nível médio, cursos de qualificação e aperfeiçoamento, além dos professores (instrutores) do XXXX e colaboradores, contando com uma pequena porcentagem de usuários da comunidade.
Bem, o curso que estou terminando é uma Graduação, garantindo a habilitação para ensinar (Licenciatura) pois, sou apenas Bacharel em Engenharia Elétrica. Lembrando que é específico para Educação Profissional e nivel médio, onde no futuro, para ensinar em Universidades, é necessário o título de Mestre, adquirido através de um Mestrado.
Esse BLÁ BLÁ BLÁ, e na verdade para justificar minha ausência no blog, e também poder postar futuramente, meus trabalhos e estudos nas áreas da EDUCAÇÃO, novas tecnologias de ensino, Processos que inovam no ato de ensinar, entre outros..
A foto ao lado é mostrando o blog que fala sobre o NIT, confiram clicando no link:
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Manutenção de NOBREAK
Pessoal, andei sem tempo por esses dias preparando umas aulas, e estudando para umas provas, mas estou de volta...
Na semana passada, tive a oportunidade de acompanhar alguns consertos em 02 aparelhos NOBREAK. Mas... O que é um NOBREAK?
Qual a vantagem de ter um NOBREAK?
Quais os defeitos mais comuns?
As fotos abaixo mostram dois equipamentos e os circuitos.. irei detalhar posteriormente cada foto, que ja deu a hora de ir para casa.. fui... amanha completo! (22:00hs)
Na semana passada, tive a oportunidade de acompanhar alguns consertos em 02 aparelhos NOBREAK. Mas... O que é um NOBREAK?
Qual a vantagem de ter um NOBREAK?
Quais os defeitos mais comuns?
As fotos abaixo mostram dois equipamentos e os circuitos.. irei detalhar posteriormente cada foto, que ja deu a hora de ir para casa.. fui... amanha completo! (22:00hs)
Assinar:
Postagens (Atom)