quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Trabalhos de Alunos - Projeto de 03 FONTES para ligar equipamentos!

Mais uma vez, nossos trabalhos MIDIÁTICOS,  fazendo com que os próprios alunos após concluirem suas tarefas, tivessem o cuidado de explicar para as lentes de uma CÂMERA, o que entenderam do conteúdo, registrando os momentos vividos em sala de aula e compartilhando CONHECIMENTOS com todos os visitantes do BLOG!



Nas fotos tiradas por nosso responsável técnico nas filmagens, Sr. Roberto, podemos notar a fonte desligada, percebendo melhor a montagem dos componentes, e na outra foto a fonte ligada, contendo dispositivos de sinalização mostrando que a fonte realmente está funcionando (LED aceso), e também o uso de 02 DISPLAYS  bcd7segmentos, para indicar o funcionamento da fonte pela palavra em inglês "ON" (Ligado).



                                  Clique em MAIS INFORMAÇÕES para expandir a postagem, e verificar os VÍDEOS feitos pelos alunos...


Muito bem, mas sei que vocês estão ansiosos, são pelas filmagens e aqui vão os vídeos de 03 equipes, cada qual responsável por montar uma fonte para alimentar algum dispositivo eletrônico, sendo que cada um com uma tensão diferente.

Só para refrescar a memória, as fontes são responsáveis por rebaixar a tensão de 220Volts, que temos em nossas tomadas residenciais (padrão Alagoas), para tensões pequenas como 6volts, 9volts, 12volts e etc.(como também transformar tensão alternada em contínua, e estabilizar a tensão de saída).  Estas tensões na saída da fonte são de valor pequeno, pois alimentam nossos eletroeletrônicos, a exemplo,como carregar a bateria de um celular ou Laptop, brinquedos em geral, telefones sem fio, e muitos outros equipamentos, pois as placas e muitos componentes eletrônicos para que pudessem ser miniaturatizados, foram desenvolvidos para níveis pequenos de correntes e tensões.

   
1) Fonte Regulada com saída fixa de 05 volts;




2) Fonte Regulada com saída fixa de 09 volts;



3) Fonte Regulada com saída fixa de 12 volts;








Assim parece fácil... Realmente, após muitas práticas, testes no software simulador de circuitos eletrônicos (crocodille), e montagens experimentais, fica simples!   abraços a todos! Gregor

Nenhum comentário:

Postar um comentário