Hoje tive uma tarde de aluno! E muito agradável por sinal! Eu assisti as apresentações da turma: Operador de Processos Químicos e Petroquímicos, da professora e minha amiga Micheliny, que teve a missão de mostrar conceitos de FÍSICA para eles. E ao final da disciplina, a turma foi dividida em 06 grupos para apresentarem trabalhos, e assim, tive a oportunidade de acompanhar os alunos com seus trabalhos.
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Muito bom os trabalhos! Então vou comentar um pouco, o que os grupos apresentaram na tarde de hoje!
O primeiro grupo, falou sobre o PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES, que fala que: "todo corpo mergulhado em um fluido (gás ou líquido) sofre ação vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado".
É o que chamamos de EMPUXO. Engraçado, que a história de Arquimedes, quando ele teve a IDEIA sobre tal teoria, estava tomando banho, e precisava ajudar ao rei de sua província, a solucionar o problema de provar se a coroa que o rei havia encomendado de ouro, era verdadeira ou falsa (combinação de ouro com outros metais). E a partir desta teoria do empuxo, Arquimedes provou que o rei realmente havia sido enganado.
Esta teoria foi largamente usada em aplicações do homem, como ter a certeza de que um navio não iria afundar, funcionamento de um submarino, medir peso de corpos imergindo eles em fluidos e pesando o líquido deslocado, entre outros....
Na foto ao lado, o primeiro grupo demonstra em uma prática, os conceitos analisados na apresentação.
Após a apresentação, fui a mesa tirar fotos dos experimentos. Na foto da esquerda, eles demonstraram que com a variação da pressão do fluido, a seringa (simulando um submarino) flutuava ou imergia ao fundo do recipiente. E na foto da direita, uma ótima explicação, na minha opinião. Quando você coloca um objeto em um fluido, mesmo que ele não esteja totalmente imergido na água, a quantidade de água que ele deslocar para fora do recipiente, é igual ao seu peso. O que foi comprovado com a balança que eles criaram. Usaram um bloquinho de madeira para tal experimento.
O segundo grupo falou sobre Hidrodinâmica, que seria o estudo do comportamento dos fluidos em MOVIMENTO. Falaram sobre Vazão, conceituando algumas equações teóricas que descreviam os fenômenos dos fluidos em movimento.
Até fiz algumas anotações de algumas equações, mas prefiro não mostrar aqui, já que também não estou tão aferido nestes assuntos...
O terceiro grupo falou sobre HIDROSTÁTICA, que trata do fluido em equilíbrio (repouso). Mostraram exemplos de Pressão entre dois pontos diferentes. E até justificaram com equações, as diferentes pressões que encontramos em diferentes alturas em um reservatório com fluido dentro dele. Na foto da esquerda, temos uma garrafa Pet, com 03 orifícios em diferentes alturas da garrafa. Ao encher a garrafa, e abrir os 03 orifícios, teremos 03 diferentes jatos desse mesmo líquido, pois cada ponto se encontra a uma determinada pressão, onde o ponto mais baixo, consegue jorrar o liquido com uma maior pressão e velocidade, enquanto o ponto mais alto, tem um jato deste líquido com pouca pressão.
E outro aluno, aproveitou para contar a experiência de visitar uma usina hidrelétrica, e perceber que após esse estudo na disciplina de física, conseguiu associar a teoria que vivenciou com a visita e as sensações que sentiu em estar próximo das partes internas da usina.
Demonstraram também um importante principio, dos Vasos Comunicantes, onde diferentes fluidos, com densidades diferentes, se dispõe em alturas diferentes em um mesmo tubo, o que por meio de equações, os alunos ja saberiam qual a altura resultante de um fluido B, a partir do conhecimento de um fluido A.
Muito Bom os experimentos em geral!
Já o quarto grupo, falou sobre a prensa hidráulica. Demonstrou com duas seringas interligadas por uma mangueira (não consegui bater foto, pois em alguns momentos a sala estava escura e não quis usar o flash do celular para não atrapalhar a apresentação). Fizeram alguns desenhos, que demonstram a figura ao lado. Que é justamente as definições de um elevador hidráulico. Pois na definição do Principio de Pascal, "os líquidos transmitem integralmente a pressão que recebem", ou seja, com uma pequena força F2 no tubo de menor diâmetro, esta força aumenta de valor no tubo de maior diâmetro, pois é transmitida pelo fluido, e quando faz juz as equações do principio demonstrado pelos alunos, ocasiona os efeitos que tanto utilizamos no dia a dia...
Realizaram também um experimento que aconteceu muito rápido, e acabei não tirando uma foto, com dois tubos de diferentes diâmetros, cheios de uma mesma quantidade de líquido. Queriam provar, que ao abrir os tubos na parte inferior, os dois levariam o mesmo tempo para secar, através dos principios explicados. Mostraram também o principio do Macaco Hidráulico, na foto da direita. Note que há uma semelhança entre a foto e a figura que encontrei na internet, pois utiliza tubos de diferentes diâmetros, para usar dos princípios físicos, para levantar um grande peso, com pouco esforço.
O quinto grupo, eu só conseguir tirar uma foto do experimento do borrifador. Fizeram muitos experimentos que demonstravam a EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE. O exemplo do borrifador, que ao soprar a parte superior de um tubo imergido em um fluido, a variação da pressão na extremidade fazia com que o líquido saísse deste tubo, foi mostrada pelos alunos. Assim como a da bolinha (demonstrada na foto ao lado que encontrei na internet), que os alunos demonstraram com um secador de cabelos, soprando o ar para cima, onde a bolinha tinha o seu peso contrabalançado com a força exercida pelo fluido na direção oposta, mantendo ela flutuando no ar. E ao colocar um tubo próximo a bolinha, esta deu um salto na direção do teto, já que dessa forma as pressões laterais são anuladas..
E o sexto e ultimo grupo, demonstrou o EFEITO VENTURI, demonstrando o histórico do físico e pesquisador, mostrando algumas equações, provocando discussões sobre o assunto, e até usando o exemplo da voz humana, que através da emissão de ar pelos pulmões, atravessando a musculatura da garganta e as cordas vocais, produz o som. E dessas definições, com as certas variações, temos os sons agudos, graves, as consoantes, vogais, entre outros...
Mas o experimento que demonstraram, a turma nos levou para uma área fora da sala, que com uma mangueira, eles mostraram as diferentes PRESSÕES que temos quando um tubo é achatado, e o líquido que passa por dentro desse tubo, sofre uma variação de velocidade, porém, permanecendo a vazão constante deste fluido em movimento.
Legal, gostei muito de assistir os trabalhos, e convido os amigos da turma a conhecerem o BLOG, pois aqui neste espaço, temos CONTEÚDOS DIVERSOS das áreas de:
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Muito bom, todos esses projetos feito pelos alunos com o apoio dos professores, bom nivel de conhecimento, todos estão de parabéns.
ResponderExcluirMuito bom mesmo! Pena que não terei uma disciplina com a turma, pois continuaria o trabalho de apresentações iniciado pela professora Micheliny...
ExcluirMas a oportunidade de compartilhar estes trabalhos e a ideia da professora com os internautas, e alunos de outras escolas, ja esta de bom tamanho!
Essa turma é diferenciada, todos são bons alunos e se empenham no que fazem, valeu pelo os trabalhos realizados e os experimentos apresentados.
ResponderExcluirTodos estão de parabéns!!!!!!
Tambem reforço meus parabens a todos os alunos da turma!
ExcluirE muito sucesso no restante do curso e na vida profissional também! Boa sorte!
Obrigado por assistir nossa apresentação Profº Grecor!
ResponderExcluirObrigado a você pela participação por aqui no blog Túlio Carlos..
ExcluirUm abraço para o pessoal da turma!