terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ROBÓTICA!

    O estudo da robótica vem motivando alunos de diversas faixas etárias nas escolas de nível fundamental e médio. Muitos desses estudantes tem participado de projetos de montagem e programação de robôs, com a intenção de formar uma equipe, para levar seu robô a competição. 
      A modalidade que mais tem atraído os jovens é a do sumô de robôs, já que as competições são bem dinâmicas e divertidas, promovendo a interação entre as equipes. Alguns eventos premiam com medalhas e troféus para os 03 primeiros colocados, e muitas vezes, com kits de componentes de eletrônica.
            
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar na postagem...

    O estudo da robótica tem a finalidade de programar um dispositivo que funcione de maneira autônoma, seguindo uma programação pré-definida. Caso esse robô precise interagir com o meio externo, é necessário instalar sensores, que dependendo do tipo do estímulo recebido, segue programações diferentes como: ir para frente ou ir para trás, ou também girar para um dos lados.
   Há alguns anos, iniciou-se através dos professores Alberto Jorge e Henrique, um movimento pelo estudo da robótica nos Cursos Técnicos de Eletrônica do Campus Maceió e Eletroeletrônica no Campus Arapiraca (IFAL). 

     A princípio, a categoria escolhida para iniciarem as competições foi a de mini sumô de robôs, com a montagem de Robôs pesando 500 gramas. E no decorrer dos anos, tivemos vários alunos participando de campeonatos, inclusive fora do Estado de Alagoas. Ao poucos, os trabalhos foram expandidos para os robôs do tipo seguidor de linha, e sumô de robôs de uma categoria maior, pesando 3 kg.
   Na foto ao lado, o professor Alberto Jorge acompanhado de suas equipes (do Curso de Eletrônica - Campus Maceió) participando do ERBASE 2018, em Aracajú -SE.

Nas competições de sumô robô é necessário cronometrar a luta entre os pequenos adversários, pois em muitas das vezes não há ganhador no Round, e se faz necessário interromper ao fim do tempo proposto de 1 minuto (podendo haver acréscimo de 30 segundos a critério do juiz) para cada um dos 3 Rounds da luta.

  Interessante que o regulamento indica que antes de cada luta ocorrer, é necessário conferir o peso e medida de cada um dos robôs participantes, visto que os estudantes ficam sentados em mesas, podendo reprogramar, carregar baterias, e fazer pequenos consertos. Essa etapa  de conferir é essencial para que nenhuma equipe no decorrer do torneio, altere o peso ou medida de seu robô.

Na foto ao lado, além da balança digital, percebe-se duas estruturas de madeiras, sendo a menor nas dimensões de 10x10cm (mini sumô de robôs - 500g) e a maior de 20x20cm (sumô de robôs - 3kg). Antes da luta, no momento da pesagem, pede-se que a equipe coloque o robô dentro da estrutura, pois não existe limite para a altura, mas as dimensões (largura e comprimento) precisam ser respeitadas, o que desclassificaria uma equipe nesse momento.



     É permitido que toda equipe tenha um espaço, com uma mesa, para ser possível o uso de ferro de solda, multímetro e ferramentas em geral, além de ajustes na programação do robô, através de um notebook. Um filtro de linha deve ser disponibilizado para a energização de equipamentos e recarga de baterias e pilhas. É necessário muita disciplina e organização para trabalhar com eletrônica! Além do conhecimento técnico, saber onde estão as ferramentas de apoio numa bancada é fundamental para a execução de uma tarefa de forma mais precisa com agilidade!
     
  Alguns torneios foram realizados ao longo desses anos nos Campus Maceió, Arapiraca e Rio Largo. Também houveram torneios realizados em outras instituições de ensino, como o que ocorreu no Cesmac em 2018. A foto ao lado mostra equipes do Campus Maceió, se consagrando como campeãs.

As fotos abaixo foram de um evento grandioso, realizado no Campus Maceió do IFAL, com a participação de outras instituições de ensino, além de outros Campi do IFAL.


Fotos: 2018 - início de uma luta, onde os competidores devem ligar o seu robô ao mesmo tempo, através da contagem do juiz. Os robôs devem estar programados para só iniciarem seus movimentos após 5 segundos do START dado pelo competidores.


Na foto abaixo, percebe-se a concentração das equipes e do público no decorrer de um combate.



O vídeo a direita mostra um Round entre robôs da categoria 3kg.











Pesquisando na internet, encontrei um Fórum muito rico em informações e discussões sobre robótica, com interação de professores. Para quem já participa de competições, pode ajudar a esclarecer alguma dúvida:
https://www.robocore.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1205


Também encontrei um material que contribui com informações mais detalhadas sobre as regras de um combate de sumô de robôs:
http://erbase.sbc.org.br/2017/Documentos/RRC_regras_Sum%C3%B4_de_robos.pdf

NOTÍCIAS EM GERAL:


Foto de um Cartaz: Convite p/ participar do 2o Torneio de Robótica.

O Princípio de tudo - prof. Alberto e suas primeiras equipes, vencendo o primeiro torneio de robótica no Campus Arapiraca (2017)!
https://www2.ifal.edu.br/campus/site/maceio-noticias/ifal-campus-maceio-vence-o-torneio-de-sumo-de-robos-e-promove-segunda-edicao-do-evento/



Depoimento do professor Alberto Jorge de Almeida:
“Montar um robô requer conhecimentos das áreas de programação de eletrônica, de mecânica, de física e da parte básica de matemática, já que precisa de cálculos. Então, é uma ferramenta pedagógica muito rica porque ela é multidisciplinar. Ela agrega várias áreas e o aluno fica empolgado e começa a ver o porquê daquelas informações que ele aprendeu em sala”.


Alunos do Curso Técnico de Eletrônica - Campus Maceió - Campeões em Torneio (2019):
https://www2.ifal.edu.br/campus/site/maceio-noticias/ifal-maceio-vence-campeonato-de-robotica-sumo-robo-e-seguidor-de-linha/






MODALIDADE SEGUIDOR DE LINHA


Durante um dos eventos realizados no Campus Maceió, houve a visita de alunos da rede estadual para conhecer o Campus. E muitos desses estudantes visitaram os laboratórios de Eletrônica, podendo participar do treinamento de robôs e conhecer as ferramentas e equipamentos utilizados pelos alunos. 

A maior satisfação para um professor é perceber o brilho nos olhos de alguns alunos, permitindo que eles visualizem a tecnologia que hoje é empregada nos diversos equipamentos do nosso dia a dia.



A modalidade Seguidor de linha é definida por um caminho (tipo um circuito fechado), onde  o robô deverá seguir esse trajeto, no menor tempo possível. Na foto ao lado, percebe-se a trajetória feita em uma mesa grande, onde os robôs competem individualmente, sendo registrado o tempo de cada um deles. 





A foto abaixo mostra uma equipe com jovens de uma escola, que participaram do evento no Campus Maceió. Ao conversar com o professor orientador deles,  percebi o entusiasmo da equipe pela área da robótica e eletrônica! Espero vê-los em breve como alunos do Curso Técnico de Eletrônica!!



+ FOTOS DE ROBÓTICA (EVENTOS / EQUIPES / ...):




Equipe Campeã (Curso de Eletrônica - Campus Maceió) no Evento ERBASE 2018




Alunos do Curso Técnico de Eletrônica expondo os conhecimentos sobre robótica a visitantes em um evento do Campus Maceió em 2019.

 Alunos que participaram de um Torneio de Robótica no CESMAC em 2018.

Exemplo de um robô pequeno de competição, nas dimensões de 10x10cm pesando 500gramas. O robô é comandado pelo microcontrolador Arduíno. Para uma próxima postagem será detalhado suas peças, detalhes de programações e curiosidades em geral.

Exemplos de robôs de outras escolas que participaram dos torneios do Campus Maceió. Eles utilizam de kits de montagem, com outros tipos de microcontroladores.

E nessa foto, alguns alunos que concluíram o Curso Técnico de Eletrônica em 2019 e participaram de diversos torneios de robótica. Foram meus alunos desde as séries iniciais. Desejo sucesso a essa galera do bem!! 


Bem, é isso pessoal! Queria passar noções gerais e mostrar alguns eventos que tivemos ao longo desses anos envolvendo os alunos e a Robótica! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário