CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para conferir o vídeo e as fotos do CONSERTO...
Bem, nessa foto encontrada na INTERNET, podemos notar o que é uma SOLDA FRIA. Podemos ver a diferença entre um ponto com solda regular, que esta uniforme, não comprometendo passagem da corrente elétrica naquele ponto do circuito.
Mas, ja abaixo da solda normal, temos um ponto em que a solda rachou, acontecendo isso por vários motivos, seja por aquecimento excessivo, ou vibrações mecânicas, entre outros. O que acontece, é que quando você dar aquelas PORRADAS BÁSICAS no pobre do equipamento, a solda faz o contato entre componente e placa, funcioando normalmente, bastando apenas o aquecimento para que não conduza novamente, e aconteça novamente algum problema no circuito.
EXEMPLO: - Monitores de Computador antigos, de tubo de imagem, quando a imagem fica verde...
- Imagem falhando...
- isso, lembrando daquele velho espancamento de CONTROLE REMOTO, que pensamos que o coitado ta com defeito, e o defeito é apenas PILHA VELHA.... bichinho!
SIM, mas professor Nelson, olhe bem a placa do seu equipamento como estava limpinha! Toda essa sujeira tambem prejudica o funcionamento de qualquer circuito eletrônico. Que sufoco para a placa. Como ela não pode GRITAR, simplesmente faz GREVE, queimando geral, ou parando de funcionar, através de uma queima de apenas um componente. Deus me livre, ser este componente escolhido para queimar..
Após, uma primeira limpeza, a foto do circuito por completo. A placa da esquerda é a fonte chaveada, que forneçe tensões de 18 e 5Volts, ao circuito da placa que recebe e transmite o sinal de ÁUDIO/VÍDEO para a TV.
No lado das trilhas, é possivel notar a SOLDA FRIA (pela foto nem tanto), e assim, poder ressoldar o componente.
No VÍDEO a seguir, notem que o aluno Erivaldo, deu mais uma vez, sua CONTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA, dividindo com os colegas, seus conhecimentos em manutenção. Trouxe até seu multimetro analógico, para explicar o funcionamento do Circuito
Mais um vídeo de explicações básicas sobre FONTE CHAVEADA! Show de bola Erivaldo.
Esta ultima foto, mostra o componente que tivemos que retira, pois estava quebrado, sendo solicitado para comprar outro para substituir. Até tentamos adaptar este conector que está na foto, retirado de outro equipamento, mas ele possuia quatro terminais, com um diâmetro maior dos ferrinhos que perfuram a placa. Portanto é melhor esperar pelo conector NOVO, e assim terminar a manutenção do equipamento. Abraço a todos! Gregor
faz um vídeo de conserto de receptor da amplimatic
ResponderExcluircara ! o meu ñ esta mais ligando !!!!!
Eu não tenho desse tipo de receptor aqui na escola. Esse que consertamos foi apenas trocar o conector de audio/video (comprando um novo e resoldando na placa). Manda as fotos pro email do blog, que posso pesquisar.. Mas geralmente, a limpeza e ressoldagem das soldas frias (pontos em que a solda está trincada/rachada) resolve. Obrigado pela participação! Abraço
ResponderExcluirCara, tudo certo? Eu tenho exatamente um receptor desse, e o que está falhando é justamente a recepção dada do controle para ele, como troca de canal, liga/desliga, etc, como faço para resolver esse problema?
ResponderExcluirGrato desde ja
Qual o valor de um aparelho desse?
ResponderExcluir