Vejamos... Nem todos conhecem os leds e displays que estão nos trabalhos filmados pelos alunos.. Mas acho que ja ouviram falar, portanto vou apenas comentar rapidamente o que são. Os LEDs são componentes eletrônicos, formados por cristais do tipo P e N, capazes de emitir luz quando são polarizados diretamente, a uma tensão DDP de aproximadamente 2 Volts em corrente continua... Sim! Entenderam? Não?!?!... Explicando melhor para os LEIGOS, são luzinhas eletrônicas de baixíssimo consumo, que estudamos no curso de eletrônica, capaz de susbstituir as lâmpadas convecionais, alem de ter uma maior durabilidade.
Clique em MAIS INFORMAÇÕES para conferir os videos e fotos dos circuitos com 555 e 4017...
As fotos não deixam duvidas, os LEDs estão em praticamente todos os dispositivos eletrônicos atuais que utilizamos. E qual sua função básica? INDICAR QUE ESTÁ LIGADO o equipamento. Mas, é claro que existem as aplicações de alta tecnologia, como TVs de LED, que possuem resolução em alta definição.
Na utilização básica dos LEDs, temos mais esses 02 exemplos, com lanternas e lâmpadas coloridas, instaladas em quarto de criança, por exemplo. Vale lembrar, que como o consumo é baixo, teremos a lanterninha, do exemplo ao lado, mais tempo funcionando para que troquemos as pilhas...
E quem nunca foi a uma FESTA? E observou aqueles CANHÕES de luz, assim chamados por algumas pessoas! Mas a tecnologia substituiu aqueles antigos CANHÕES com lâmpadas de alto consumo, por vários LEDs, sendo organizados no aparelho, em grupos de 03 cores, que são as cores básicas que geram todas as outras cores que conhecemos, quando são mistruradas. As famosas RGB, ou seja, Vermelho, Verde e Azul, e as letras são pela tradução do inglês (RED=vermelho, GREEN=verde, BLUE=azul).... estão vendo?? aos pouquinhos até inglês, vamos aprendendo em estudar eletrônica...
Neste primeiro PROJETO, podemos ver o funcionamento de um Circuito Sequencial de LEDs, utilizando dois CIs estudados, no módulo de ELETRÔNICA ANALÓGICA 2, contido no curso de Eletrônica Básica.
São eles os CIs:
- Temporizador 555 - funcionando como Oscilador, produzindo PULSOS para o segundo CI.
- Contador 4017 - Faz a contagem de 0 a 9, totalizando 10 saidas. A velocidade na mudança das saídas, é controlada pelo primeiro CI, o 555, que forneçe esses pulsos, e é possível controlar através do potenciômetro, variando a resistência.
Na foto ao lado, podemos ver a simulação do circuito, podendo realizar os testes e ajustes, economizando tempo na hora da montagem e escolha dos componentes!
O segundo VÍDEO, mostra um circuito, em que foram usadas apenas 04 saídas do Sequenciador 4017, onde cada saída foi ligada a um DISPLAY bcd7 segmentos, e em os alunos fizeram as ligações nos dislays, da forma a fazer a contagem de 0 a 3. Confiram!!
Nesta montagem, os alunos utilizaram um módulo de eletrônica digital, que serve para fazer as práticas, mas nesse caso, somente para usar o PRONT-O-BOARD (matriz de contatos/placa de testes), e a alimentação que o módulo ja possui. O circuito foi simulado no PC, e depois montado com os componentes, como podemos ver na foto ao lado!
Apenas para justificar, das 06 equipes formadas na turma, apenas 02 circuitos foram filmados. Todos estavam bom, mas tanto pelo espaço no BLOG, quanto por critério de organização e funcionamento, foram escolhidos esses dois. Serve de incentivo para que das proximas vezes, os outros alunos se empenhem mais, superando os erros e falhas, que impediram o bom funcionamento da prática. Abraço a todos... Gregor
muito bom professor
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