terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Circuito temporizador utilizando Transistor

       Boa noite caros amigos! Após minhas férias de final de ano (2011), ainda estou com a turma que vem contribuindo com minhas produções para o BLOG, e eles encerram as aulas no mês de fevereiro. Portanto, ainda teremos muitas filmagens para fazer em sala de aula!
  
    

Clique em MAIS INFORMAÇÕES para expandir a POSTAGEM.


  





 Sim, mas voltando para os conteúdos eletrônicos, o componente da vez é o TRANSISTOR. O símbolo ao lado mostra três terminais, denominados por BASE, COLETOR E EMISSOR.





Aqui, percebemos o formato de um transistor, de pequena potência. O que utilizamos foi do tipo BC 549, que permite a realização de várias experiências para um contato inicial com este componente. Sem dúvida, é o princípio para entender um pouco sobre funcionamento de processadores, chips e outros, que se utilizam do conceito básico dos transistores


Esta figura, nos mostra a composição de um TRANSISTOR BIPOLAR, ou seja que possui dois tipos de cristais na sua construção, sendo basicamente dos tipos: NPN ou PNP. A diferença se dará na polarização (ligação em um circuito), onde basicamente podemos diferenciar como um transistor com base NEGATIVA  e o outro com base POSITIVA. Fica dificil entrar em tantos detalhes aqui no blog, Em outro momento detalho mais sobre este componente.



Aqui notamos outros tipos de TRANSISTOR BIPOLAR, onde eles tem uma maior potência, ou seja, são capazes de conduzir correntes de maior valor.
Sim, mas o VÍDEO produzido foi sobre o circuito acima. Se trata de um CIRCUITO TEMPORIZADOR utilizando TRANSISTOR.
Note que quando a chave S1 é apertada, o capacitor se carrega, e começa então a se descarregar através do resistor e potenciometro que estão em paralelo com ele.
Nesse tempo em que o capacitor descarrega, ele fornece tensão ao resistor que alimenta a base do transistor Q1, e este estando saturado, vai permitir que o transistor Q2 tambem receba uma corrente em sua base, saturando o segundo transistor, fazendo com que o relé, que já recebe 12 volts, pela parte superior do circuito, tenha o contato da bobina também conectado ao terra, entrando em funcionamento, e permutando seus contatos de saída, entre NF(normalmente fechado) para NA(normalmente aberto).
O VÍDEO abaixo, mostra o funcionamento do circuito tanto no SOFTWARE simulador, quanto em um circuito montado em um PRONT-O-BOARD.


Abraço a todos! Gregor...

Um comentário:

  1. Os vídeos produzidos pelos próprios alunos, mostram de uma maneira diferente da minha, compartilhando o conhecimento com os outros colegas.

    ResponderExcluir