quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Conserto de Receptor de TV

Boa noite! O conserto desta vez foi bem simples, e algo que vocês ja ouviram bastante falar! A famosa SOLDA FRIA, além de um conector de saída de ÁUDIO e VÍDEO quebrado. O meu amigo Nelson, da área de Refrigeração, trouxe este paciente eletrônico, e disse que estava com bastante mal contato, precisando sempre aplicar uns ''TABEFES'' básicos no aparelho, para imagem e o áudio voltar.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para conferir o vídeo e as fotos do CONSERTO...


Bem, nessa foto encontrada na INTERNET, podemos notar o que é uma SOLDA FRIA. Podemos ver a diferença entre um ponto com solda regular, que esta uniforme, não comprometendo passagem da corrente elétrica naquele ponto do circuito.
Mas, ja abaixo da solda normal, temos um ponto em que a solda rachou, acontecendo isso por vários motivos, seja por aquecimento excessivo, ou vibrações mecânicas, entre outros. O que acontece, é que quando você dar aquelas PORRADAS BÁSICAS no pobre do equipamento, a solda faz o contato entre  componente e placa, funcioando normalmente, bastando apenas o aquecimento para que não conduza novamente, e aconteça novamente algum problema no circuito.
EXEMPLO: -  Monitores de Computador antigos, de tubo de imagem, quando a imagem fica verde...
                      - Imagem falhando...
                      - isso, lembrando daquele velho espancamento de CONTROLE REMOTO, que pensamos que o coitado ta com defeito, e o defeito é apenas PILHA VELHA.... bichinho!



SIM, mas professor Nelson, olhe bem a placa do seu equipamento como estava limpinha! Toda essa sujeira tambem prejudica o funcionamento de qualquer circuito eletrônico. Que sufoco para a placa. Como ela não pode GRITAR, simplesmente faz GREVE, queimando geral, ou parando de funcionar, através de uma queima de apenas um componente. Deus me livre, ser este componente escolhido para queimar..



 Após, uma primeira limpeza, a foto do circuito por completo. A placa da esquerda é a fonte chaveada, que forneçe tensões de 18 e 5Volts, ao circuito da placa que recebe e transmite o sinal de ÁUDIO/VÍDEO para a TV.

 No lado das trilhas, é possivel notar a SOLDA FRIA (pela foto nem tanto), e assim, poder ressoldar o componente.

 No VÍDEO a seguir, notem que o aluno Erivaldo, deu mais uma vez, sua CONTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA, dividindo com os colegas, seus conhecimentos em manutenção. Trouxe até seu multimetro analógico, para explicar o funcionamento do Circuito
Mais um vídeo de explicações básicas sobre FONTE CHAVEADA! Show de bola Erivaldo.

 Esta ultima foto, mostra o componente que tivemos que retira, pois estava quebrado, sendo solicitado para comprar outro para substituir. Até tentamos adaptar este conector que está na foto, retirado de outro equipamento, mas ele possuia quatro terminais, com um diâmetro maior dos ferrinhos que perfuram a placa. Portanto é melhor esperar pelo conector NOVO, e assim terminar a manutenção do equipamento.      Abraço a todos! Gregor



4 comentários:

  1. faz um vídeo de conserto de receptor da amplimatic
    cara ! o meu ñ esta mais ligando !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho desse tipo de receptor aqui na escola. Esse que consertamos foi apenas trocar o conector de audio/video (comprando um novo e resoldando na placa). Manda as fotos pro email do blog, que posso pesquisar.. Mas geralmente, a limpeza e ressoldagem das soldas frias (pontos em que a solda está trincada/rachada) resolve. Obrigado pela participação! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Cara, tudo certo? Eu tenho exatamente um receptor desse, e o que está falhando é justamente a recepção dada do controle para ele, como troca de canal, liga/desliga, etc, como faço para resolver esse problema?
    Grato desde ja

    ResponderExcluir