terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Miniaturização - artigo do prof. Julio Cesar de Farias Gonçalo

Caríssimos, aqui segue o artigo realizado pelo meu amigo e professor da área da Instrumentação, também aqui daqui da escola, que enviou para que compartilhasse com vocês, amigos leitores...

Miniaturização

Não é de se admirar o que a ciência tem alcançado nos últimos anos, com bases nas pesquisas realizadas. Grandes revoluções foram causadas como efeitos dessas descobertas nos mais diversos campos da atuação humana, estendendo os limites do que conseguimos – ou conseguiremos – atingir num futuro próximo.
      CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo o artigo...


Além disso, ingressamos cada vez mais e mais no mundo “nanométrico”, realizando feitos inéditos que muitos se questionam: “como isso vai influenciar minha vida?”. Contudo, tais realizações mudam – e pra valer – a maior parte das coisas que nos cercam, nem sempre num período tão curto.

Recentemente, em Melbourne, na Austrália, pesquisadores conseguiram criar o condutor de menor espessura do mundo, apenas quatro átomos de largura e um de altura. Ou seja, apenas quatro átomos ao longo de um segmento mantendo as características dos condutores elétricos que conhecemos hoje em dia. As implicações que tudo isso pode trazer para a redução de dispositivos são as mais evidentes! Também a respeito da miniaturização, na Alemanha, cientistas montaram o menor microfone da história, ele é tão pequeno que possui apenas 60 nanômetros de diâmetro, feito de ouro, é capaz de captar sons da ordem de uma milionésima parte do que nós humanos conseguimos ouvir. E não acaba por aqui, pesquisadores da IBM conceberam a menor unidade de armazenamento de dados já realizada até hoje, o mini HD é capaz de armazenar um bit com o uso de apenas 12 átomos! Não acha grande coisa? Para se ter uma ideia, são necessários mais de 500 trilhões de átomos para conseguir armazenar um Gigabyte de dados!

Isto é apenas um pouco da evolução que o futuro nos reserva, quanto poderá ser alcançado com esses resultados? Só o tempo pra dizer!

          AUTOR DO ARTIGO:
       Júlio César de Farias Gonçalo Instrutor de Instrumentação Industrial
             
                           Aproveitando então para agradecer ao Julio pela contribuição, e sempre que algum amigo ou leitor quiser contribuir, é so entrar em contato, que com certeza coloco os estudos aqui no BLOG e compartilho a informação.
Lembrando que pode ser estudo em qualquer área, tanto eletrônica, como eletricidade, automação, instrumentação industrial, e tecnologias em geral. Inclusive, se alguem tiver estudos sobre áudio digital e tecnologia musical, pode fazer contato comigo que ficarei muito feliz em estudar junto com você amigo leitor!
Um abraço e meu obrigado pelas visitas ao BLOG... Fiquem com Deus!                              Gregor

Nenhum comentário:

Postar um comentário