terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Circuito Amplificador utilizando Transistor

Nessa aula, foi produzido um vídeo pelos alunos, mostrando o funcionamento do circuito. Confira abaixo:


CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para conferir um resumo da teoria desta prática...


Nesse circuito amplificador de áudio, foi acoplado um circuito, que mostra a variação da intensidade do sinal de ÁUDIO. Ele é conectado na saída do circuito, e a medida que o sinal aumenta, polariza mais diodos, que podem estar ligados em série, ou utilizando diodos zener de vários valores, para termos cada led acendendo com determinada tensão.. Eu não tenho este circuito aqui, mas é facil de encontrar na internet.

 A utilização do transistor como amplificador, se dá pelo princípio da variação da corrente na base do TRANSISTOR.

Primeiramente, para entender o circuito da filmagem, precisamos entender como funciona o transistor como amplificador. Então, com o auxilio do software simulador, construi um circuito simples, e produzi as variações na corrente que atua na base do TRANSISTOR, para poder explicar melhor o que ocorre.

Neste primeiro slide, vemos que a corrente de base no circuito é de 148 uA (micro amperes). E esta corrente atuando na base do transistor, resulta em uma corrente de coletor de 14,8 mA (mili amperes), ou seja, a corrente de base está sendo amplificada em 100 vezes (14800/148=100), que é o ganho do transitor. Na verdade, nesse software podemos regular o ganho, aumentando esse numero para 300, por exemplo, que se assemelha ao valor real do ganho em transistores BC548.

 Nesse segundo slide, podemos notar uma variação na corrente de base, produzida por uma fonte de sinal externa ao circuito. Como o sinal é geralmente uma senoide, composto de partes positivas e negativas, nessa primeira simulação, o sinal aplicado é um sinal negativo, diminuindo a corrente de base, modificando a tensão na saida do transistor (aumentando Vce)

Ja nessa figura, notamos a Ib (corrente de base) com valor maior, pois o sinal aplicado seria agora no valor de +50uA, aumentando a corrente de base (antes originalmente em 148uA), para 198uA, produzindo assim uma diminuição de Vce.

Nesta figura vemos o circuito amplificador, o qual foi usado para fazer a filmagem. Note que o transistor está polarizado por um circuito divisor de tensão, que dá mais estabilidade ao transistor, e há a aplicação de capacitores para isolar o circuito amplificador da entrada e saida do sinal AC de áudio, ou seja, permitindo apenas que a componente AC passe pelo capacitor, que é o que interessa na saída do alto-falante. Há também o capacitor em paralelo com o Resistor de Emissor (Re), que melhora o ganho do transistor.

O sinal aplicado nessa simulação, no software, é de 1kHz (Frequencia = 1.000 Hz), com tensão de 1Vpp (Amplitude do sinal --> Volt de Pico a Pico).


Um comentário:

  1. amigo eu preciso de uma ideia de
    como alterar o super woofwer do meu pc quero colocar uma boca de 10pl
    uma corneta semi profissional
    e um twither do mesmo tipo

    ResponderExcluir