Automação

Automação... é um tema bem amplo e que chama bastante atenção!

Na área de AUTOMAÇÃO, há basicamente 02 áreas:
  
- RESIDENCIAL
Casas inteligentes com controle de iluminação, equipamentos e eletrodomésticos, ar condicionado, janelas e cortinas, tudo isso comandado por controle remoto, celular ou até a distância com o uso da internet. É uma tecnologia muito boa, porem ainda é caro, e se torna de dificil acesso para a maioria das pessoas. Mesmo assim, há varios vídeos mostrando exemplos de AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL. Confiram o exemplo abaixo:

- INDUSTRIAL
Quem nunca viu o filme abaixo, dos tempos de charles chaplim, com os operários fazendo aqueles processos repetivivos, e se embananando, prejudicando todo o desenvolver da produção. É, virou passado. Hoje temos maquinas inteligentes, realizando processos que antes eram de dificil acesso ao homem, alem de muito trabalhoso para a mão de obra humana. Confira a seguir:

Porém, na condição de ter cursado uma especialização em AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E CONTROLE DE PROCESSOS, os estudos são mais aprimorados. Alem de agregar valor ao curriculum de um engenheiro, traz conhecimentos mais aprofundados na área, pois na graduação, muitas vezes não temos tempo de estudar as disciplinas como deveríamos, trazendo apenas o desejo em passar e alcançar a nota para que chegue logo a formatura.

A pós que fiz, foi no CESMAC, e o curso é composto das seguintes disciplinas:

Introdução ao MATLAB e SIMULINK
- Aprendemos conhecimentos básicos nesse software muito poderoso, capaz de realizar cáculos pesados em frações de segundos. Ele tambem opera com matrizes e desenha funções em 2D e 3D. No curso, é muito útil para o dimensionamento de malhas de controle em industrias, utilizando no processo o controle PID, entre outros...

Metodologia da Pesquisa
- Disciplina que ensina as NORMAS TÉCNICAS sobre como devemos escrever trabalhos científicos. Muit útil para escrevermos o TCC ao final do curso. Além de ensinar os padrões para que o texto fique com os corretos espaçamentos, distância de parágrafos, etc.

Modelagem de Sistemas Dinâmicos
 - Controle de processos. INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. Equipamentos. Vazão. Nível. etc.


Instrumentação Eletrônica
- Circuitos eletrônicos, utilização de software adequado... 

Eletrônica de Potência
- Conversores DC DC, Fonte chaveada, utilização de software..  

Projetos de Sistemas de Controle
- INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL....


Gestão de Projetos em Automação
- Todo sistema tem que ser organizado. A gestão de uma obra, equipe de funcionários, requerem uma organização, cumprimento de prazos, entre outros. Utilização de software adequado. 


Sistemas Digitais de Controle
-  Eletrônica digital avançada. FPGA. Software ALTERA.

Processamento de Sinais
- Os sinais que os equipamentos recebem, na maioria das vezes são analógicos. Porem o processamento da informação realizado pelos microprocessadores é no fomato digital. Ou seja, haverá uma conversão AD, para ser possivel processar e analisar através de logica (CLP, MICROCONTROLADOR) o que esse sinal irá disparar em alguma saída. Sinais DIGITAIS E ANALÓGICOS.

Segurança do Trabalho
- normas de eletricidade, segurança nas industrias e locais de trabalhos, etc.

Redes Industriais de Comunicação
- Arquiteturas das redes de computadores. Tipos de redes, PROFIBUS, ...

Controladores Lógicos Programáveis
- Uma das melhores!! A linguagem LADDER é de facil compreensão, e com o entendimentos dos principios básicos, utilização de contadores, temporizadores, e outros, e possível simular os processos mais complexos, repleto de entradas de sinais digitais ou analógicos (vindos de sensores) para atuarem em várias saidas digitais (ligação de motores, atuadores pneumáticos, etc.), ...

Microcontroladores
- Aprendemos a utilizar os kits de microcontrolador, utilizando a linguagem C, realizando exercícios que simulavam processos industriais, entre outros.. 

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC-
- Na minha turma, como o número de alunos era de aproximadamente 40 pessoas, ao invés de cada um ter que explicar 20 minutos no auditorio sobre seus estudos a algum tema, foi exigido como trabalho final a confecção de um artigo científico, com tema livre na área, e apresentação de um POSTER, com explicação a alguns jurados, todos ao mesmo tempo. Alguns cursos da área da saúde do CESMAC, tambem seguem essa linha.  

A proxima turma será no inicio de 2012, vale a pena procurar informações..
o link do site é:
http://www.cesmac.com.br/pos/curso.php?c=315