sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Circuito de Controle de Potência da Carga - DIMMER

         Este circuito de eletrônica de potência, é capaz de variar a potencia na carga, de 0 ate 220volts. Existe dois tipos de circuito que poderiamos ter feito.
        O primeiro, utilizando o componente SCR, faz o controle da potencia de apenas 50% da tensão total, visto que o SCR (Retificador Controlado de Silicio), so permite a passagem apenas do semiciclo positivo, ja que funciona de maneira análoga ao diodo. A observação nesse componente é que possui um terceito terminal para o controle e ativação de seu funcionamento. A simulação do circuito utilizando SCR, mostra que a lâmpada so ascende no semiciclo positivo da senoide (220V), so atingindo 50% da potência máxima. Em casos como o controle de uma carga, como um liquidificador que se deseje operar com baixas velocidades (circuito usado para o preparo de chás dos vendedores de Herbalife, ja que eles precisam dar mais consistência aos shakes, utilizando o liquidificador em baixas rotações). Confira na figura abaixo:

    O segundo circuito, é o que foi utilizado, e na utilização do componente de potência que conduz nos dois sentidos (TRIAC), podemos entregar a carga as componentes positiva e negativa da senoide, permitindo o controle de 100% da potência do dispositivo.
   O circuito abaixo é utilizando o TRIAC:

VIDEO DE ALUNO - CIRCUITO DIMMER:
                  
        O video acima, foi realizado em uma prática sobre a montagem do circuito do dimmer, pelo aluno Antônio, do curso tecnico em Automação Industrial (CFP-GP / SENAI-AL), onde ele mostra o funcionamento do circuito, e a carga é um motor monofásico, em paralelo com uma lâmpada incandescente, mostrando o efeito visual do controle da potência da carga através não so do brilho da lâmpada, como na rotação do motor.
      Parabens Antônio, ficou show de bola! Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário