primeiramente, para retirar o sensor da maquete, registrei uma foto das conexões nos bornes, para religar da forma correta.
aqui, ja está aberta a caixa que protege a placa e permite a fixação dos led's infravermelhos e os respectivos fototransistores que coletam o feixe de luz emitido pelos IRs.
A foto não está com boa qualidade, mas dá para perceber os resistores que foram queimados, os quais estou iniciando o estudo para descobrir o motivo da queima.
aqui é a foto do sensor ótico por completo, mostrando leds na parte lateral que indicam qual altura (quantos raios foram cortados pelo objeto (a depender da altura do objeto) no momento em que passaram pelo sensor na esteira)
internamente ao dispositivo, percebemos os elementos emissores e receptores, que atuam cada qual em uma altura fixa no processo de identificação.
uma leve crítica a placa de circuito impresso, pois faltou local na placa para fixar alguns transistores, sendo estes fixados através de resistores soldados na placa.
regulador de tensão positivo de 12 volts (CI LM7812), que recebe no caso a tensão que toda a maquete opera que é de 24volts, porem deixa passar apenas 12 volts para a placa que está dentro do dispositivo do sensor ótico.
BEM, ESTA PARTE FOI SÓ DE VERIFICAÇÕES, agora iremos analisar o circuito da placa, observando quais razões levaram a uma alta de corrente em 05 resistores que realizam a mesma função na placa.
Peço que aguardem, pois estarei verificando e atualizando está área, com o conserto do dispositivo, mostrando fotos dos testes realizados, e funcionamento na maquete.
AGUARDEM.... obrigado, gregor
Nenhum comentário:
Postar um comentário