quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

TRIAC - Tiristor Bidirecional

     A evolução do SCR, que apenas conduzia em um sentido, foi com o aprimoramento para um tiristor capaz de conduzir nos dois sentidos, mas conhecido como TRIAC. Este componente, é capaz de realizar um controle de fase, realizando os ajustes na corrente de Gate. Esse controle nos permite fazer circuitos capazes de VARIAR A POTÊNCIA de uma carga. A seguir, podemos notar o circuito do DIMMER, e um VÍDEO, com um PRONT-O-BOARD controlando um MOTOR MONOFÁSICO 220V.


CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem....


Um material muito bom, que encontrei na INTERNET, fazendo minhas pesquisas, foi um artigo, contendo esses quadrinhos e algumas teorias sobre TRIAC, mostrando o circuito do dimmer. Inclusive, o autor (Prof. Luiz Ferraz Neto, disponivel em http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_09.aspdisponibiliza o circuito de uma maneira bem ilustrada, e fornece ja o esquema para montagem da placa. Muito bom professor Luiz! Parabéns pelo material!
Ao lado, podemos notar o DATASHEET,  do componente que usamos para fazer essa pratica, o TRIAC, da série TIC226, que é capaz de conduzir até 8 Ampéres. Note, a disposição dos terminais do componente, onde no teste com o multimetro, o terminal MT2, faz contato com a carcaça. Ja os terminais MT1 e Gate, quando medidos entre si, apresentam uma baixa resistência. Lembrando que usualmente, nas explicações do TRIAC, comparamos com dois SCRs, so que dispostos em anti-paralelo, para podermos imaginar a situação de condução em CORRENTE ALTERNADA, basta verificar que sempre que houver sinal + ou -, nos terminais MT1 e MT2, um dos SCRs que receber o + no anôdo, ira conduzir e o outro ficara em bloqueio.
No simulador, pela figura ao lado, vemos que o software não possui nem o TRIAC nem o DIAC, porem com um pouco de improviso, conseguimos mostrar aos alunos, como funciona o experimento. Note que a Lâmpada (CARGA) está em série com o TRIAC (02 SCRs em anti-paralelo), e nesse caso a CA pode ser totalmente entregue a carga, pois em cada sentido da corrente haverá um SCR conduzindo.



O vídeo a seguir, mostra o famoso circuito do DIMMER, capaz de controlar o brilho de uma lâmpada. Porem, vale lembrar que podemos controlar também com esse circuito, velocidade de pequenos motores, como furadeiras, ventiladores, liquidificadores e outros.
No video, usamos um motor monofásico emprestado do pessoal da eletricidade, e conseguimos mostrar a tensão e corrente no exato momento em que variamos o potenciômetro, que regula a corrente no GATE do TRIAC.

Espero ter contribuido com conhecimentos sobre o componente! Abraço a todos!

6 comentários:

  1. com esse circuito posso alimentar um motor de 4.7 A ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que sim.
      basta verificarmos a potencia do triac que esta sendo usado no circuito. Nesse caso, o TIC226, conduz até 8 amperes (www.datasheetcatalog.com), e seria sugestão usar um dissipador, já que ele vai atuar com mais de 50% de sua capacidade.
      ou verifica outro triac mais potente para utilizar.

      Excluir
  2. Olá ,tem alguma forma de amplificar a saída pwm do arduino?
    ou algum circuito que tem a parte de potencia do motor que opere segundo a sinal logico do PWm do arduino?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, poderia me enviar o esquema del dimmer drake47@hotmail.es

    ResponderExcluir
  4. No meu dimer, quando ligo o mesmo ja acende no maximo, e o potenciômetro não disfaz a graduação alguém pode me dar alguma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gira o potenciômetro e vai medindo a tensão nele. Se não variar talvez seja ele.

      Excluir