quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conserto Pedaleira LINE 6!


Boa noite! Mais uma postagem da área musical, desta vez envolvendo um pequeno conserto de uma pedaleira, que estava com mal contato no plugue de alimentação do equipamento, que faz contato com a fonte de alimentação.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...


Certo! Mais um defeito simples! Quem de vocês nunca teve um equipamento com mal contato na FONTE. O mais legal de conhecer um pouco de eletrônica, é pode abrir os equipamentos e reconhecer os componentes, fazer testes nos circuitos, descobrindo coisas novas!

 E com o passar do tempo, vamos deduzindo onde está o defeito, e em que área da placa/circuito ele deve se encontrar, sendo mais objetivos nos consertos.

Na verdade, algumas das fotos, é para mostrar o equipamento aos CURIOSOS, como o display e os botões que vemos por fora do equipamento em funcionamento, são na verdade fáceis de serem retirados. 

Os botões são de borracha, e que ao serem pressionados, fecham circuitos que ativam opções e efeitos no equipamento.

Já os CHIPs da foto da esquerda, são processadores dedicados a áudio, os famosos DSPs, que primeiramente convertem o sinal de áudio que vem da guitarra, originalmente no formato ANALÓGICO, e é convertido para o formato DIGITAL, onde o processamento digital de sinais é realizado, podendo ser inserido efeitos como reverb, flanger, pan, modulation, entre outros, os quais necessitaria de uma nova postagem dedicada a ÁUDIO DIGITAL, pois é um assunto que muito chama minha atenção, assim como tudo relacionado a tecnologias musicais...

E vamos aos defeitos. Na foto da direita, iniciei os testes no conector que estava com defeito e na foto da esquerda, fiz o primeiro teste de fixar um novo conector, que ao invés de ficar fixado na placa, seria preso a carcaça do equipamento, melhorando na hora de colocar e tirar o plugue..


E nesta foto, o plugue novo de metal fixado no equipamento, por onde o plugue era introduzido e fazia contato com o plugue antigo que estava preso na placa através de solda...

Na foto abaixo, a manutenção, que realizei em uma mesa de vidro, na minha casa, precisando colocar uma toalha, para não correr o risco de arranhar o vidro da mesa, nem perder nenhum parafuso,etc.










Na verdade, trabalhar em casa, necessitaria de um local mais apropriado, e até tenho as ferramentas, osciloscópio, multimetro, mas ainda falta a bancada..




Então, vamos retirar o plugue velho?!! Ferro de solda e sugador, para aquecer a solda antiga, e ao entrar no ponto em que se torna líquida, o sugador age rapidamente, retirando aquela quantidade de solda do pino, deixando o plugue solto para ser retirado...








E o teste final!

Ligue a fonte de alimentação na tomada, teste a saida da fonte (essa pedaleira necessita de 9Vac e 2000mA),
e então verifique o funcionamento.

Vale a observação, que no primeiro teste, a pedaleira ligou, mas não tinha saída de áudio na saída da pedaleira quando era tocada a guitarra, precisando abrir novamente e conferir se todos os cabos e conexões estavam religadas, e de alguma forma o áudio não voltou.

Então, precisei comprar um novo plugue no formato antigo, que ficasse somente preso na placa, e essa parte do conserto não tirei novas FOTOS... Mas o plugue novo, não faz contato com a carcaça e esse deve ter sido o problema do plugue metálico. O aterramento faz parte de algumas partes do circuito, e essas trilhas são interligadas até algum ponto da placa, onde este faz contato com a carcaça. No caso do plugue metálico, alguma coisa provavelmente deu errado, aterrando algum ponto desnecessário... Na verdade, por falta de tempo, e diante do problema encontrado, rapidamente busquei uma solução de comprar um novo plugue, sem analisar (nem enlouquecer), já que estou com turmas de CLP, Eletricidade Predial, etc.

A seguir, um VIDEO entre vários disponíveis que estão no YOUTUBE, mostrando alguns efeitos disponíveis neste modelo de pedaleira..
Abraço aos amigos!

40 comentários:

  1. 9Vac e 2000mA(2A !). Por que o consumo é tão alto professor ?

    ResponderExcluir
  2. Uma boa pergunta... são dados do consumo elétrico do equipamento, dados estes do fabricante/modelo do instrumento, mas...

    Já abri um teclado meu uma vez, e tive um auxilio de um amigo para mandar fazer um novo transformador, pois este era blindado, e não tinhamos como desfazer o enrolamento da bobina, e trocar por um novo, já que estava tudo "colado"..

    Para pedirmos um novo transformador, foi analisado o circuito e visto que este transformador teria que ter 04 saidas de 10 Vac, pois alimentava a placa da fonte, e esta retificava e regulava a tensão para DC, em vários valores fixos como +3.3V, -3.3V, +5V, -5V e +18V. E em um erro na ligação das saidas do transformador na placa, uma das tensões, que era a de 18Volts não estava correspondendo, deixando de alimentar a saida de áudio (alguns transistores)... Após a correção na ligação, tudo ocorreu bem..

    Bem, com esse exemplo podemos notar que se essa pedaleira é alimentada por uma fonte de 9Vac, a retificação esta acontecendo na placa, dentro da pedaleira, e lá, com certeza, será preciso fornecer vários níveis de tensão, pois a parte de áudio necessita de uma maior corrente, assim como os processadores de efeitos (reverb,chorus,etc) necessita de valores menores, e por ai vai..

    Vale lembrar que com a fórmula da Potência, podemos ver o valor de corrente que entra no primário do transformador, ou seja, a corrente que é consumida pelo equipamento, fazendo o seguinte cálculo:

    Potencia Entrada Transformador (Pi) = Potencia Saida Transformador (Ps)
    obs: considerando um transformador ideal, para simplificar os cálculos..

    Pi = Ps (como Potencia = Tensão X Corrente, ou seja, P = V x I )

    Vi x Ii = Vs x Is (substituindo os dados da pedaleira, e a tensão disponível fornecida pela concessionária de energia - Alagoas - Eletrobrás - 220Vac)

    220 x Ii = 9 x 2

    Ii = (9 x 2)/220 = 18/220 = 0,08181 Amperes,

    ou 81,8 mA (81,8 mili Amperes)

    Esse é o valor que é consumido, ou seja, um valor muito baixo de corrente no primário, resultando em uma potência relativamente baixa do equipamento (18Watts = 18W)...

    Beleza! Qualquer duvida, estarei por aqui.. Abraço aos amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma pod xt livre cara fui toca em um luga ai coloqui minha caixa na voltagem 220 ai coloqui a pedaleira tambem fom o cabo na saida de audio pra toca ai quando vi no estava mais ligada quando botei outra fonte ela nao saia mais som o que eu faço pra reparo como eu posso fazer o reparo

      Excluir
    2. Tenho uma pod xt livre cara fui toca em um luga ai coloqui minha caixa na voltagem 220 ai coloqui a pedaleira tambem fom o cabo na saida de audio pra toca ai quando vi no estava mais ligada quando botei outra fonte ela nao saia mais som o que eu faço pra reparo como eu posso fazer o reparo

      Excluir
  3. blz cara?velho ontem minha line parou de funcionar(o painel ficou sem indicar nada mas permaneceu aceso qual sera o pro?
    se puder me ajudar irei agradecer muito pois onde resido nao existe assistencia tecnica.....obrigado

    ResponderExcluir
  4. ah esqueci!!!eu medi a fonte q esta so produzindo 7,8vac sera q e isso?

    ResponderExcluir
  5. Beleza!

    Vejamos, ja tentou outra fonte? Lembre que as referências para essa pedaleira LINE6 POD XT, é uma fonte de 9 Vac (9 volts tensão alternada) e de 2000mA (2 amperes na saída da fonte). Se a tensão está baixa, deve ter acontecido alguma coisa com esta fonte.

    Testa primeiro outra fonte nova, e me avisa o que acontecer. Vamos torcer para ser só isso!!

    Abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Gregor tudo bem?
    Fiquei uns 07 dias sem ligar minha POD XT LIVE,quando liguei ela so acende o Painel (visor)e não ostra nada,fica acesa as luzes AMP/STOMP/MOD.E não apaga,ja tentei resetar e não conseguir.Você pode me ajudar.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudiney Santos. Voce conseguiu resolver esse problema a minha estta assim. pode me ajudar? lowluthier@gmail.com ou zap zap 31989087208

      Excluir
    2. ola claudiney santos consegui resolver o problema da sua pedaleira, eu tenho uma com esse mesmo problema se vc podesse me da uma luz nesse fim de tunel meu email:cleitondatf92@gmail.com

      Excluir
  7. Bom dia! Prç, minha pedaleira queimou os 3 capacitores da saída mono, como eu faço? tem conserto? obg
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Bom dia minha pedaleira queimou a placa mae alguem pode me ajudar e mail cleber_yamaha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia minha pedaleira queimou a placa mae alguem pode me ajudar e mail cleber_yamaha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, a minha xt live entra sozinha no setup e aumenta o volume, abaixa e muda graves, médios e agudos do amplis...como resolver esse problema? Se puder me ajudar e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Gregor, Boa Noite!
    Tenho uma POD HD500 e está reiniciando (dando Looping), levei na autorizada em meu estado e simplesmente me falou que queimou a placa mãe e que o processador queimou, voce acha que tem como dar um jeito nessa placa ou realmente terei que comprar outra placa??

    Obrigado pela atenção!

    rafael.silva.queiroz@outlook.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Tenho uma ZFX-8 da Zoom, está com saturação na saída de audio em qualquer efeito, com qualquer altura...seja da guitarra ou da pedaleira... O que pode ser??

    sotheros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Pocha cara tenho uma desa ai e a saida de audio nao esta prgando mais por que fui em uma tocada ai coloquei ela em uma voltagem 220 ai queimou minha caixa e paso enegia pelo cabo para pedaleira agora ela liga mais nao sai som o que eu faço pra fazerbo reparo?

    ResponderExcluir
  14. Pocha cara tenho uma desa ai e a saida de audio nao esta prgando mais por que fui em uma tocada ai coloquei ela em uma voltagem 220 ai queimou minha caixa e paso enegia pelo cabo para pedaleira agora ela liga mais nao sai som o que eu faço pra fazerbo reparo?

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma pedaleira dessa com defeito, já mandei trocar todos capacitores mas não respondeu,pois a mesma acende o painel,mas não aparece nada nem os bancos, nem nenhum comando, apenas o painel amarelo mesm! Gostaria de saber se existe alguém ou algum site que vende a placa mãe completa dessa pedaleira ou mesmo conserte essa pedaleira, pois possivelmente sofreu uma alteração de Voltagem e danificou os processadores,sou de Recife meu watzap81986927195,se puderem me ajudar!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma pedaleira dessa com defeito, já mandei trocar todos capacitores mas não respondeu,pois a mesma acende o painel,mas não aparece nada nem os bancos, nem nenhum comando, apenas o painel amarelo mesm! Gostaria de saber se existe alguém ou algum site que vende a placa mãe completa dessa pedaleira ou mesmo conserte essa pedaleira, pois possivelmente sofreu uma alteração de Voltagem e danificou os processadores,sou de Recife meu watzap81986927195,se puderem me ajudar!

    ResponderExcluir
  17. olá,bom dia ! tenho um POD 2.0 com FB4 controller ..quando ligo os 4 leds ficam acesos e não consigo fazer nada...amigão vc teria alguma sugestão ! ou eu estou fazendo mininice ! rs

    ResponderExcluir
  18. Olá tenho uma pod dessa que agora acende uma luz laranja e piscando os pedalzinhos mas não sai som nem mostra nada no visor. o que pode ser podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Olá professor,tenho uma line 6 hd 500 e tem um botao com defeito,vc poderia fazer um vídeo ensinando como desmontar a line 6 hd 500 ? Grato

    ResponderExcluir
  20. Olá professor,tenho uma line 6 hd 500 e tem um botao com defeito,vc poderia fazer um vídeo ensinando como desmontar a line 6 hd 500 ? Grato

    ResponderExcluir
  21. A fonte da Pod hd 500 funciona na Pod Xt Live?

    ResponderExcluir
  22. Olá boa tarde tenho uma pod xt live A chave seletora norm/pad está com mal contato e isso faz com que durante o uso, qualquer patch perde ganho e volume. Alguem já teve esse problema pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  23. Olá Boa tarde tenho uma Pod HD 300 na qual o Pedal de expressão / volume não está funcionando, já reiniciei e não funciona e não consigo calibrar o pedal Vc poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  24. Ola amigo preciso de uma ajuda minha pedaleira esta com um mal contato .. tenho q usar o gate dela em 90% isso acaba com o mal contato porem perdo o susten dos driver oq eu faço meu email thiaguinhotqr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Preciso de alguém que consete uma POD HD 500, está com loop reboot, e o hard reset não adianta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite irmão.. estou com o mesmo problema. conseguiu resolver?

      Excluir
    2. Qualquer coisa me chama no whatsapp .. (22) 997762246

      Excluir
    3. Estou com este problema tambem, se alguem conseguir consertar entra em contato. (83) 996061060 whats zaap

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olaa tenho uma pod hd 500,so que nao esta emitindo o som da guitarra .nao sao os cabos ja testei direto no amplo e nem a entra da propria guitarra e sim a entrada da guitar na pedaleira como possp concertar isso?

    ResponderExcluir
  28. Olá, estou com um problema com a minha pod xt, ela vem aprensentando um chiado de curto na saída de fone de ouvido stereo. Somente a reposição do componente faria com que isso parasse ?

    ResponderExcluir
  29. alguem sabe o vlor ou o nome do potenciometro da hd500

    ResponderExcluir
  30. BOA NOITE AMIGO TO COM UM PROBLEMA NA POD HD 300 O BOTÃO DE AGUDOS (TREBLE) FICA SE MOVIMENTANDO SOZINHO VC TEM ALGUMA SOLUÇÃO?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite! Estou com um problema na minha XT Live, só está acendendo o visor maior, somente a luz laranja, nada mais acende e não sai som, alguém poderia me ajudar por favor?

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  32. Alguem poderia me fornecer o manual de serviço de alguma dessas pedaleiras que irei sitar :
    Pod hd 300
    Pod hd 500
    Line 6 2.0
    Favor enviar para o email:
    Efenderleao@gmail.com

    ResponderExcluir