segunda-feira, 16 de julho de 2012

Exercício 01 - Liga/desliga - CLP SMAR

Alguém já viu um destes? Uma botoeira, faz a função de ligar alguma coisa. Ou desligar também. Depende da ligação em que ela estiver. 
Então, uma programação bastante pedida aos alunos de um curso de CLP, é para resolver o seguinte problema: 
- Imagine que você dispõe de apenas uma BOTOEIRA para ligar e desligar um motor em uma fábrica, que está a uns 50 metros de distância. É possível sim, e inclusive gera uma economia na quantidade de cabos que irá usar, já que só precisará de 01 par de condutores, ao invés de duas Botoeiras e 04 condutores.
E ai? Já está pensando como fazer?

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para ver dicas do exercício...


Estava estudando no quadro branco, e fiz uns desenhos para auxiliar minhas explicações. Imagine que você possui um CLP para instalar, e deseja com apenas um botão, fazer o controle de vários motores. 
É possível sim. O CLP possui vários recursos na programação, como contadores, que permite que a cada pulso, um contador atinja sua contagem predefinida para atuar uma saída. E tem várias outras maneiras de fazer uma programação deste tipo, inclusive sem utilizar contadores. A figura ao lado, é um exemplo mostrando que um CLP possui diversas entradas e saidas, onde a depender da programação enviada pelo computador, ele interpretará os sinais de entrada, para acionar alguma saída.

As programações a seguir serão de LIGAR e DESLIGAR uma saida do CLP com apenas um botão. 

E vamos as dicas! Uma maneira de fazer a programação LIGA/DESLIGA, é utilizando um contador  crescente, e as funções SET e RESET. Ao pressionar o contato B0, você irá ligar a saida K0, conforme a primeira linha de comando. Porém o mesmo contato de B0 dá um pulso no bloco contador CTU, o que este inicia sua contagem, passando do número inicial 0 para 1. A saída deste bloco está conectada a D1, o qual só será acionado quando o contador CTU atingir a contagem de número 2. Lembre que a saída K0 está ligada, e isto com apenas um pulso em B0. Mas ao pressionar novamente B0, o contador terá mais um pulso, contando agora para o númeor 2, e sua saída então é acionada. Neste momento, D1 ficará ligado, e seu contato na terceira linha, será ligado provocando o RESET de K0. Então a saída estará desligada neste momento. Note que existe um contato fechado de K0 ligado ao RESET do contador, e quando K0 é desligado, o contato fechado forcará o contador CTU a reiniciar a contagem.

Toda esta explicação, só terá fundamento se você já tiver algum conhecimento em comandos elétricos, eletricidade industrial, ou CLP. Pois a forma de explicar, necessita dos termos usados. Mas prometo que quando estiver com alguma turma de eletricidade industrial, colocarei uma boa revisão aqui no blog!

Note esta programação na tela do software! Vale a observação, que esta programação não funcionou no CLP, necessitando fazer uma outra maneira descrita a seguir...



 Outra forma de fazer a programação LIGA/DESLIGA, é esta!

 Note que ao pressionar B0, você estará dando um pulso ao contador C1, e este contador estando programado para atuar com apenas um pulso, já ligará a saida K0 na segunda linha da programação. E nesse momento, você estará alimentando o contato de um temporizador T1, o qual ao atingir um tempo curto (exempo T= 1segundo), terá o contato da primeira linha energizado.

Portanto, ao pressionar novamente T1, você irá RESETAR o contador C1, desligando assim a saída K0 que estava ligada a um contato deste contador na segunda linha da programação.





Confiram então na tela do software a programação do LGA/DESLIGA que funcionou no CLP:

 Observação: Note que os blocos necessitam ser alimentados na entrada EN, como também colocar uma memoria virtual na saida ENO.
Se vocês bem estiverem lembrados do ZELIO, do SIEMENS, a montagem na tela é mais simplificadas.

Aliás, muitos alunos insistem em perguntar:
Exemplo: Professor, na fábrica onde eu faço estagio, está instalado o CLP da Smar, e quero logo aprender com ele.
RESPOSTA: Calma! Primeiro vamos pelos mais fáceis e DIDÁTICOS, pois apesar da linguagem entre estes softwares serem a mesma (ladder), uns são mais simples que os outros. Da para notar por estas telas!

No vídeo abaixo, vamos acompanhar a simulação que fiz na MAQUETE desta tarefa!

Dêem uma olhada neste link. Reforça o que é automação e uso de CLPs na industria:

4 comentários:

  1. Olá, qual CLP eu poderia fazer uma programação para acionar 2 motores de 12 volts no sentido horário ao mesmo tempo por 5 segundos e parar por 10 segundos acionado por um sensor de cor. Esse processo se repete 20x e ao final o processo se repete no sentido anti-horário. Período de funcionamento: 24h. Quais outros componentes precisarei obter para trabalhar com o CLP?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!!
    No esquema que esta na primeira tela do software conf700 eu fiz e deu certinho porem não posso retornar o selo no cartão m-001, seguindo assim funciona normal, duvida só perguntar deniscecilio@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. faço essa proçramação com 1 linha somente

    ResponderExcluir