quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

IGBT - simulando um INVERSOR DE FREQUÊNCIA

Boa noite! Hoje na aula, pudemos simular o circuito do INVERSOR DE FREQUÊNCIA,  com o uso da bancada de Eletrônica de Potência, da BIT9. Muito bom, pois quem conhece um inversor de frequência, sabe ate aquele barulhinho de agudos que o motor faz, sem o eixo sequer sair do lugar. Confira no VÍDEO abaixo..

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...



O Transistor bipolar de porta isolada (IGBT - Insulate Gate Bipolar Transistor) é um dispositivo que combina as características de atuação rápida e de alta capacidade de potência de transistores bipolares, com as características de controle de tensão pelos MOSFETs.

Os IGBTs são próprios para tarefas que envolvem alta tensão e baixas perdas de condução. Os circuitos de acionamento são relativamente simples e suportam velocidades de chaveamento relativamente altas. Os limites atuais de tensão e corrente em dispositivos únicos estão em torno de 2kV e 1000A, e podem ser utilizados, quando associados em série ou em paralelo, em aplicações de potências maiores.
 Um exemplo de encapsulamento de um IGBT, é na foto ao lado. Note que é um componente robusto, para circuitos que envolvem Alta Potência, como o CONTROLE de motores. Na foto da esquerda, é um inversor de frequencia da ALTIVAR, bastante usado em alguns cursos de eletricidade industrial.
Ja o painel da foto ao lado, mostra um inversor de frequência instalado em um QUADRO ELÉTRICO, que protege esse equipamento, que custa caro e merece um tratamento especial.


No VÍDEO, vemos o controle da frequência do motor, usando a bancada didática da BIT9,  variando assim a velocidade no eixo do motor. Confiram!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário