segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projetos Elétricos

Uma das vertentes dos cursos da Área Elétrica, são os estudos sobre projetos elétricos residenciais. Com certeza é uma área bastante movimentada no mercado de trabalho, pois é aplicada em toda construção e reforma de ambientes. Deve-se tomar bastante cuidado, pois temos que prestar atenção as normas, para que a futura instalação ofereça segurança para o cliente.

Vou iniciar aqui uma série de postagens, dando dicas de como iniciar um projeto elétrico, quais as normas que podemos utilizar, cálculos para o dimensionamento dos fios, eletrodutos, quantidade de pontos de luz e tomadas, posicionamento do quadro geral, e o mais importante, adequar as vontades de um cliente para tornar a sua casa ou apartamento, o mais confortável possível. Não é uma tarefa fácil, mais a gente se esforça!
Existem softwares para todo tipo de cálculo e desenho. Sem duvida o mais utilizado e conhecido pelos estudantes da área elétrica para desenho no pc, é o famoso AUTO-CAD.
Abaixo, um exemplo de uma planta baixa com toda a estruturação elétrica dos ambientes, mostrando os pontos de luz e tomada, e a fiação que irá passar pelos eletrodutos.

Ja a figura abaixo, é exemplo na utilizaçaõ de um software que permite visualizar a instalação elétrica em 3D. Basta informar as alturas de cada ponto, além da altura do teto, para o programa gerar o desenho abaixo.



O AUTO-CAD é uma ferramenta fundamental e das mais usadas na construção de projetos elétricos.

Um comentário:

  1. To devendo essas postagens dos projetos a vocês... Eu ia fazer elas, na medida em que iria projetar realmente 02 projetos eletricos, um comercial e outro residêncial.. Mas um cliente desistiu de realizar a obra, e o residêncial fez a obra antes do projeto ficar pronto... Mas promessa é divida.. uma hora apareco por aqui... Abraço a todos!

    ResponderExcluir