quinta-feira, 18 de julho de 2013

Noções básicas sobre INVERSOR DE FREQUÊNCIA

Há alguns meses atras, quando ainda estava no Senai, fiz alguns testes e estudos com alguns Inversores de Frequência. Este equipamento é estudado geralmente em INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS, pois trata-se de um dispositivo capaz de manipular um motor, de acordo com as necessidades na aplicação deste motor. E como sempre em meus estudos, fotos, vídeos e comparação de marcas, mostradas na postagem...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem


São muitos os fabricantes que produzem este equipamento, tais como: Allen Bradley, Siemens, WEG, Yaskawa, Danfoss, ABB, SEW, Lenze, Control Techniques, Omron, Ormec, Baldor, Hitachi, Toshiba, Telemecanique, Schneider Eletric, entre muitos outros.




Porém, os que tive a oportunidade de testar e fazer pequenas aplicações, foram os da marca Weg, Schneider e Telemechanique, pois haviam modelos destes na escola.

O Inversor de frequência da WEG, modelo CFW09, estava conectado a esta "simples" bancada, capaz de simular diversas situações reais que possam acontecer dentro de uma indústria. Esta maquete ja vem com todas as ligações feitas, restando ao usuário fazer a programação do inversor de frequência, tendo o principal objetivo de -->> controlar o MOTOR!

Seja este motor monofásico ou trifásico, e independente da potência deste motor, existem diversos modelos de inversores, onde o cliente deverá escolher o inversor de acordo com o motor que irá utilizar. Recordo que quando trabalhei no setor da manutenção de um shopping, precisei comprar um inversor, e o que o vendedor pergunta é basicamente a potência do motor e se ele é monofásico ou trifásico. Depois se tem preferência por marca, e assim por diante.
O cfw09 da WEG é um modelo bem atraente, pois possue dois displays, um com um número grande mostrando as principais mensagens com apenas 04 digitos, ou o parâmetro que esta sendo alterado/estudado.
E um display um pouco menor, porem com 02 linhas, detalhando mais as configurações do equipamento.
Cheguei a fazer alguns testes com o WEG, porem não consegui filmar.

Mas, com o modelo Altivar, da telemechanique, consegui explorar um pouco mais, já que ele é compacto, e podia levar para minha sala para fazer testes com um painel, assim como conectar a motores e etc. A foto dele é essa da DIREITA -- >>

Com a ajuda desse painel, temos a alimentação de 220Volts, assim como pequenas tensões para alimentar as entradas do CLP, e poder realizar testes com baixa tensão de 15 e 24Volts, no uso de chaves, potenciometros e outros. O vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento deste modelo de Inversor de Frequência.



Lembrando que um Inversor de frequência possui dispositivos eletrônicos comandados por um circuito inteligente, capaz de alterar a frequência do motor, controlando assim a velocidade deste motor. Este modelo especifico utilizado, Altivar 11, ele cria uma tensão/c

5 comentários:

  1. Ola Gregor,


    Cara muito legal essa postagem muito boa para iniciantes , mas o que queremos ver Gregor como visitantes e fãs do seu blogg é um acionamento usando o melhor recurso da automação, a comunicação.
    vamos acabar com todo esse monte de fio e vamos usar somente o de comunicação.
    Faz ai Gregor, modbus , Ethernet ou qualquer outra ai.
    É isso que queremos ver ........


    Abraço , parabéns

    Edson Xavier

    ResponderExcluir
  2. olá Gregor ! Estava tentando consertar minha raquete para mosquitos há algum tempo e agora acho que consegui. Não sabia onde soldar os fios na placa...um deles soltou. Mas acabei me confundindo na foto que esta postada aqui pois o fio branco parece ter sido soldado em local diferente...lendo abaixo, na postagem deduzi que você tirou a foto enquanto o fio estava solto...mesmo assim ajudou muito! Valeu.
    Ps: não desista...
    meu blog
    http://ummaisoumenos.blogspot.com
    visite!

    ResponderExcluir
  3. Grande Edson! Não tenho mais acesso aos laboratórios do Senai, já que não estou la. Muitas coisas mudaram, estou iniciando um Mestrado, também estou trabalhando coordenando a manutenção de um shopping, e sempre adquirindo novas experiências. Gostaria de ter mais tempo para postar novas tecnologias, o que ando vendo e percebendo, mas ta correria.

    Roger, tranquilo, que bom que conseguiu resolver seu problema no circuito/fio da raquete.

    Prometo tentar organizar meu tempo (madrugadas) para voltar a organizar algumas psotagens, pois estou com muitas fotos e material para mostrar aos amigos.
    Tudo tem o seu tempo, mas estou voltando.

    Abraço aos amigos!

    Gregor

    ResponderExcluir
  4. *Trabalhamos com toda a linha de comp. eletrônicos para manutenção.*
    *IGBT, TIRISTOR, DIODO, PONTE RETIF., TRANSISTOR, FUSÍVEL, DRIVES, CI,
    CAPACITOR, VENTOINHA, ETC...Importação direta 10 dias no Brasil.*



    Prazo de entrega:
    *Imediato.*


    Cristiano Andrade
    Fone: 11 2079-4344 / 2285-0750
    *24Hs* Celular / WhatsApp: 11 9-6701-0010

    ResponderExcluir
  5. *Trabalhamos com toda a linha de comp. eletrônicos para manutenção.*
    *IGBT, TIRISTOR, DIODO, PONTE RETIF., TRANSISTOR, FUSÍVEL, DRIVES, CI,
    CAPACITOR, VENTOINHA, ETC...Importação direta 10 dias no Brasil.*



    Prazo de entrega:
    *Imediato.*


    Cristiano Andrade
    Fone: 11 2079-4344 / 2285-0750
    *24Hs* Celular / WhatsApp: 11 9-6701-0010

    ResponderExcluir