quinta-feira, 13 de julho de 2023

COMPUTAÇÃO MUSICAL & INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (APP "MOISES")


Olá pessoal! Instalei um aplicativo no meu celular há uns meses atrás, que facilita muito o estudo de musicas, desde as simples até as mais complexas.  Se trata do App "MOISES" que possui diversas funções que auxiliam desde apreciadores de qualquer gênero musical até músicos profissionais. Ele utiliza de inteligência artificial, com diversos recursos inovadores que antes estavam presentes apenas em alguns programas para computadores. Nessa postagem estarei comentando algumas funções desse APP e um pouco do básico sobre Áudio.

----- clique na barra inferior para expandir a postagem -----

Eu me envolvi ativamente com música desde os meus 09 anos (1991) de idade até +ou- 31 anos (2013). Nesse período, participei de alguns grupos musicais na minha cidade (Maceió-AL). Porém, dei um tempo com os palcos ao iniciar meu mestrado, em 2013. Meu início musical foi praticando teclado com minha mãe, e depois, fui matriculado na escola de música Sol Maior. Ao concluir o curso básico, aos 13 anos de idade, estudei piano por alguns meses na área de música na Reitoria - UFAL. Toquei na adolescência com teclado arranjador, da linha PSR da Yamaha, até entrar para algumas bandas, possuindo alguns teclados sintetizadores e Workstations. Aprendi a utilizar alguns softwares para gravação mas nunca me aprofundei. O teclado que mais estudei e soube usar foi o Roland Fantom X6, onde li e reli o manual diversas vezes. Ele era capaz da fazer gravações na memória interna, onde eu gravava algumas músicas utilizando os timbres do próprio teclado. Ele tinha uma parte dedicada a Sampler, o que eu explorava montando timbres com Samplers de outros instrumentos, assim como gravando efeitos para reproduzir ao vivo durante as apresentações com meu grupo. Tinham algumas vinhetas inclusive que eu sempre aumentava o volume do teclado para sobressair sobre os demais instrumentos.

Pois bem, nessa época das tocadas (1992 - 2013) o celular (só tive o meu primeiro em 1997) ajudava muito, quando eu gravava os ensaios no próprio celular para ouvir depois os arranjos. Gravar as músicas pelo computador, em mp3, para ouvir nos ensaios, conectando um cabo da mesa de som (mixer) diretamente na saída de áudio do celular.  Sobre a mesa de som, uma das comparações com os recursos que o MOISES permite seria, por exemplo: se toda a banda estiver tocando e querendo realçar um instrumento, seja equalizando ou aumentando o volume, basta manipular os Knobs da mesa de som e fazer a alteração desejada. Para anular um instrumentos, basta diminuir totalmente o volume daquele canal, ou apertar a tecla MUTE, presente também nos softwares de edição de áudio. Uma observação sobra as mesas de som atuais, é que alguns modelos estão vindo com conexão bluetooth, o que facilita a conexão com dispositivos para a reprodução de arquivos de áudio etc. Inclusive alguns modelos com preços bem acessíveis, em mesas de 4, 6, 8 ou 10 canais etc. Basta procurar no mercado livre e encontrarão diversas possibilidades.

Se a música já está pronta, e estamos ouvindo no nosso celular ou computador, como podemos alterar volumes de algum instrumento ou voz? Mesmo com softwares dedicados, era uma tarefa difícil separar os instrumentos de um arquivo pronto de áudio. Nessa imagem, percebemos que um arquivo de áudio é composto pela mistura de todos os instrumentos e vozes que estão naquela música, durante um período de tempo. Esse seria o exemplo de um sinal analógico que sai da mesa de som (sinal elétrico contendo toda a informação que está sendo tocada naquele momento). Esse sinal é direcionado a um sistema de amplificação, que aumenta esse sinal em X vezes, para ser direcionado aos alto falantes, convertendo o sinal elétrico em sinal mecânico, fazendo movimentar o cone dos alto falantes, produzindo assim, o som que chega aos nossos ouvidos!

Quando conheci recentemente o aplicativo MOISES, percebi como ele pode ajudar os músicos na ativa. Fiz uma pesquisa e descobri algumas curiosidades sobre esse aplicativo. Se você gosta de música e tem curiosidade em ouvir os instrumentos de forma isolada, ou alterar o volume dos instrumentos em uma música, vai gostar muito. Alguns dados sobre o aplicativo:

- Alcançou a marca de mais de 30 milhões de usuários registrados (em Abril/2023);

- Já arrecadou mais de 10 milhões de dólares em investimentos;

- Tem sede física (escritório) tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil;

- desenvolvido por Brasileiros, a plataforma indica está presente em mais de 170 países;

Uma oportunidade! Digo isso aos meus alunos! O desenvolvimento do aplicativo Moises, foi uma ideia de um Brasileiro que aproveitou um código aberto da plataforma DEEZER (o Spleeter), que estava fornecendo em seu site funções semelhantes ao do Moises. O Brasileiro teve a ideia de testar, e depois de aprimorar, melhorando diversas funções e criando sua própria marca.

Pois é, a Inteligência Artificial desse aplicativo é capaz de identificar as frequências de cada instrumento, separá-los em faixas individuais, para que o usuário possa alterar o volume de cada faixa, ou até excluir (zerando o volume) algum instrumento que queira tocar ou estudar. Ou de maneira inversa, pode aumentar um determinado instrumento ou voz, abaixando o volume de todos os demais. Incrível!

-- Funções presentes no APP MOISES:

- Metrônomo inteligente - capaz de gerar algumas opções de metrônomos, com compassos variados a depender da dinâmica que o músico queira utilizar;

- Mudança na velocidade do áudio - consegue deixar uma música com uma batida mais lenta ou mais rápida (já usei essa função para perceber, por exemplo, todas as notas de uma frase complexa, que no modo mais lento, dá para identificar com mais clareza o que foi gravado originalmente);

- Pitch Changer - mudança na tonalidade original da música, convertendo a música inteira para uma tonalidade que você tenha conforto em cantar acompanhando a música (como em karaokês);

- Detecta acordes durante a reprodução da música, exibindo-os na parte superior da tela;

Eu testei algumas funções como a separação faixas de áudio por categorias, como VOZ, BATERIA, CONTRABAIXO, TECLADOS, GUITARRA, etc.  Então se você quer realçar apenas a Bateria e Baixo, pode diminuir o volume dos outros grupos de instrumentos, e poder se concentrar em apenas algumas partes e timbres da música. Basicamente, como fazer um RAIO-X, podendo explorar todas as nuances de como foi gravada aquela faixa.

Para você que ficou curioso, que tal instalar a versão Gratuita do MOISES? Tem para Android e também para IOS!

Recentemente, estava estudando sobre circuitos musicais usando o microcontrolador arduino. E encontrei muito material. Equipamentos (controladores MIDI) que podem ser montados usando apenas botões a ponto de organizar uma linha de estudos, onde estarei convidando alunos para desenvolver alguns projetos nesse tema. 

Referências usadas nessa postagem:

https://moises.ai/pt/

https://github.com/deezer/spleeter

http://mct.mus.br/after-raising-10-25m-ai-music-app-moises-reaches-30m-registered-users/

https://www.musicbusinessworldwide.com/after-rasing-10-25m-ai-music-making-app-moises-reaches-than-more-30m-registered-users1234/

https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2021/02/23/moises-app-revolucao-industria/

https://olhardigital.com.br/2022/08/09/dicas-e-tutoriais/inteligencia-artificial-moises-ai/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20e%20como,aprendendo%20a%20tocar%20um%20instrumento.

https://pipelinevalor.globo.com/startups/noticia/moises-atrai-investidor-do-spotify-para-levar-inteligencia-artificial-a-musica.ghtml

https://techdoido.com.br/aplicativo-de-musica-moises-te-ajuda-a-remover-vocais-e-instrumentos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário