quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tec Automação - Equipe 02 - Automação de um Elevador

       A segunda equipe a concluir a edição do vídeo, foi a equipe da automação do elevador. No vídeo, eles colocaram alguns slides explicando o projeto, mostrando o nome dos componentes, e a própria filmagem do projeto explicando o circuito.
      O projeto de automação da maquete de um elevador (modelo simples - térreo/1o pavimento), levou os alunos a montar a lógica da situação problema, realizando a simulação do exercício no software que utilizamos em nossas aulas, que é o Crocodille Physics. Mas antes de simular, é necessário montar a expressão lógica do exercício, partindo do princípio que teremos 02 SENSORES (Entradas Digitais). Um SENSOR para o térreo e um SENSOR para o 1o pavimento. Isto porque é necessário saber onde se encontra a cabine, pois o motor não será acionado quando chamado para o térreo se ele ja estiver lá. E vice-versa na condição do 1o pavimento. O circuito necessita então de 04 ENTRADAS DIGITAIS, sendo 02 SENSORES E 02 BOTÕES, um para cada pavimento.
      
 Utilizando os conceitos de eletrônica digital, foi montado (pelos alunos) a tabela verdade, sendo preenchida duas saídas para esta tabela. UMA SAÍDA liga o motor em um sentido de rotação (SOBE), a outra SAÍDA DIGITAL será para acionar o motor no outro sentido de rotação (fazendo a cabine DESCER). A partir das duas saidas serão montados dois mapas de karnaugh (simplificação das equações pelo método gráfico), onde os alunos fizeram e mostraram todo o exercício na filmagem abaixo. Confiram!

Esse vídeo estará disponível em breve no YOUTUBE, pois como os alunos ja estão em outra disciplina, em outra área aqui no SENAI, irei cobrar para que esteja logo disponível a todos para consulta no site.

Um comentário:

  1. tem como enviar a lista de componentes e o link do vídeo?? filipe-souza-gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir