terça-feira, 8 de maio de 2012

Simuladores de Eletrônica: Proteus e Crocodille!

iBoa noite aos amigos!! Por enquanto, estou sem turma pela noite, e resolvi estudar alguns Circuitos em um software que há algum tempo não uso.O PROTEUS é um poderoso software simulador de circuitos eletrônicos bastante conhecido em algumas escolas e por profissionais da área. Tive a oportunidade de conhecer ele no meu curso de pós-graduação. Confesso que andei um bom tempo sem utilizar suas ferramentas, visto que conheci e ja utilizava o CROCODILLE PHYSICS, e este é bem mais didático para dar as aulas, pois dispõe dos componentes em cores, diferenciando as tensões e correntes, de forma bem simples e prática. Mas... Confesso que o PROTEUS tem um ''AR'' bem profissional, e resolvi estudar alguns circuitos nele. Vamos para alguns exemplos e comparações para vocês entenderem melhor:

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES PARA CONTINUAR A POSTAGEM...

 Até acredito que ja tem alguem me criticando... dizendo: Que louco este professor! Comparar um software poderoso como o Proteus com o simples Crocodille, mas vou logo respondendo: Meus caros, para os LEIGOS em eletrônica, prefiro utilizar o programa mais simples.. Por exemplo: os alunos da noite, chegam aqui muito cansados, trabalham o dia inteiro, e desejam aprender eletrônica, mas não desejam ser Cientistas!!! Portanto, ai vão as comparações:


 Notem que na figura da esquerda, o circuito que escolhi é bem simples, com apenas uma fonte de tensão, uma lâmpada como carga, e um potenciômetro. Note que o cursor do potenciômetro em ambos os circuitos estão posicionados para o máximo valor de resistência, pois a corrente elétrica terá de passar por todo o componente resistivo, oferecendo assim, uma grande dificuldade aos elétrons nesse percursso, tendo um valor baixo em Ampéres. Note que no CROCODILLE (a Lâmpada mal acendeu). Na figura da direita, é o mesmo circuito, porém executado no PROTEUS. Note que as cores diferenciam a tensão positiva (linha vermelha), da tensão negativa (linha azul). O aperímetro no PROTEUS, tem um aspecto de um aparelho real, e as setas que indicam a posição da corrente elétrica são maiores. O Proteus oferece mais detalhes do circuito, e é possivel escrever textos e comentários em alguns componentes. Além do usuário poder diminuir e aumentar o ZOOM do circuito com o botão deslizante do mouse, assim como os softwares CADs, como o auto-cad e outros. É bem mais profissional, porem o CROCODILLE ainda ganha na simplicidade...
Vejam esse mesmo circuito, com um ajuste feito no potenciômetro:



 Note que o brilho da lâmpada no proteus é indicada por setas, que ficam mais claras, e o amperímetro mostra um valor de corrente mais elevado nessa condição de menor resistência ajustada no potenciômetro. Ja no CROCODILLE, o brilho da lâmpada é mostrado no interior do componente, e note que o valor de leitura de corrente elétrica no amperímetro deste, também aumentou.
Foi um circuito simples que escolhi para demonstrar. Vou compara os osciloscópios em outra postagem, usando um circuito retificador!!!

Lembrando, que como estou retomando os estudos com microcontrolador, o PROTEUS dispõe de uma boa biblioteca para estes componentes, e simula os circuitos. Pretendo mostrar por aqui a medida que for revisando os conteúdos...
Abaixo, são figuras extraidas da INTERNET, de circuitos que este poderoso software (PROTEUS) é capaz de simular. Percebam:

 Circuito de uma Calculadora (usando microcontrolador)                  Circuitos Digitais (portas lógicas)


 Circuito com Microcontrolador.


Lembrando que existe a versão mais recente do CROCODILLE, chamada de Crocodille Technology 3D, capaz de simular tambem microcontroladores, onde dispõe dos CIs de eletronica digital pelos numeros do datasheet, ilustra os circuitos em 3D, rotacionando o circuito para um melhor entendimento da montagem. Muito bom tambem! Abaixo algumas figuras extraidas do software!



 

Tela inicial do software!









 

Circuito ilustrativo, utilizando Microcontrolador!


Circuito de um contador de 00 a 99, lembrando que são circuitos exemplos do próprio software. 









Um tutorial bem legal, sobre o software PROTEUS, está disponivel no YOUTUBE, assim como vários outros. Este Vídeo está sem áudio, mas dá para companhar as noções básicas do programa. Boa pesquisa então!!


Também encontrei este vídeo, só que agora demonstrando um circuito simples no CROCODILLE! Confiram!


Abraço aos amigos!!! Gregor..

Nenhum comentário:

Postar um comentário