quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fazendo novos cabos - ÁUDIO

 Estava precisando de alguns cabos de áudio, e encontrei um tempinho para fazer. Para realizar tal façanha, fui em uma eletrônica (loja de materiais) e comprei alguns metros de cabo estéreo, e alguns plugues (mono e estéreo) de uma boa marca. Então decidi fazer um pequeno tutorial para as pessoas que nunca montaram um cabo, terem essa noção, utilizando Solda, alicates, ferro de solda, e o material para a montagem do cabo...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar...

Certo! Para os que já sabem, as críticas! Normal, na verdade tive a vontade de intercalar com as postagens de CLP, que estou escrevendo, alguns consertos simples, e postagens diversas, pois nem todo mundo sabe o que é, e tem a oportunidade de estudar CLP. Tem que ter visto bastante conteúdo em um curso ou disciplina de Eletricidade Industrial, e  ter as noções de automação industrial... etc.

Sim, mas voltando aos CABOS!

O material que utilizei foi este! Os alicates de BICO  e CORTE, um multimetro para realizar os testes de continuidade nos cabos, plugues, cabo estéreo, solda (estanho), e estação de solda (poderia ser um ferro de solda simples).


Na primeira parte do trabalho, fiz o teste de continuidade no CABO. Este teste, é o seguinte.  Desencapamos as extremidades do cabo, para testar se ele não esta partido. E dai vamos testando o cabinho vermelho com uma ponta de prova do multimetro, ligado a outra extremidade do cabinho vermelho com a outra ponta de prova do multimetro. Se ele der um valor proximo de 0 de resistência, e bipar (soar um som), é porque o CABO está em boas condições, conduzindo a corrente de teste do multimetro. Desta forma, ele irá então conduzir o SINAL DE ÁUDIO quando for utilizado para tal.

Sim, iniciando com os plugues, este maior é conhecido por plugue BANANA,  de nome P10. Você diria em uma eletrônica: Moço, tem um plugue P10 para mim? E ele traria desse tipo. Geralmente é o que conecta em teclados, guitarras e outros instrumentos, pois é mais forte que os pequenos (P2).

Note na foto, que primeiro soldamos a malha, na carcaça do plugue, pois esta é quem faz o aterramento, protegendo o som de ruidos externos...



Após a soldagem da malha, iremos soldar a parte interna do cabo, que é tambem um cabinho flexível, protegido por uma capinha, nesse caso de cor branca. O alicate na foto apareceu de apoio, para deixar o cabinho preso ao plugue, enquanto eu soldava. Na verdade, o correto é estanhar tanto o cabo, quanto o plugue, pois assim ao fazer a solda, fica bem mais facil, mais dessa forma que fiz tabem resolve. Talvez seja ate mais dificil, mas tambem da certo.


Agora, basta colocar o plástico de isolamento, que vem no plugue, e enroscar o mesmo, para ficar protegida a parte interna do mesmo.
Na foto da direita, o mesmo trabalho, fazemos com o outro cabo, de cor vermelha.


Note na foto, os dois plugues concluidos! Que legal!!








No meu caso, como eu queria um cabo que conecta-se no meu celular (plugue pequeno P2), para um amplificador (cabos grandes P10), então decidi fazer esse cabo dessa forma, primeiro realizando a parte dos plugues maiores, que acho mais facil, para entrar no plugue menor (P2), que é um pouco mais trabalhoso.


Esse é o plugue P2!

Preparamos o cabo da mesma forma, só que unimos a malha, para soldar esta na carcaça deste plugue pequeno, e no caso os cabinhos branco e vermelho, serão ligados cada um, a uma conexão do plugue, como vemos na foto.

Após o serviço, teremos o plugue P2 (pequeno) terminado, e colocamos a capinha de plástico, que protege os contatos deste plugue, para podermos enroscar a carcaça no plugue.


Beleza pessoal! É apenas para mostrar um trabalho simples com solda, para confecção de cabos, e alguns cuidados e curiosidades sobre o assunto.

Abraço aos amigos!

4 comentários:

  1. mt legal mas fiquei com uma duvida no cabo (p2)uniremos o cabo vermelho e branco e soldaremos ele no outro terminal no plugin sendo assim os dois juntos num só terminal é ?

    ResponderExcluir
  2. como eu faço se o cabo tiver 3 fios e não tiver a malha ?

    ResponderExcluir
  3. meu cabo p2 esta funcionando,porém só liguei dois fios isso significa que ele e um cabo mono certo \/ como faço para tornalo stereo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é mono, pra ficar stereo teria q usar dois p10 mono ou um p10 stereo(mas a maioria dos amps não aceita stereo)

      Excluir