quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DISPLAY com microcontrolador

Boa noite Amigos! Este é um projeto que por acaso encontrei com o aluno terminando a tarefa. Então pedi para fazer um vídeo e mostrar aos amigos! Não é tão difícil  fazer a programação utilizando microcontrolador, uma vez você entendendo como o display de led's irá mostrar as mensagens, letras ou desenhos e caracteres de seu desejo.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem... 
 Como entrei de cabeça nos estudos de CLP, Supervisório e Automação Industrial, me afastei um pouco do objetivo nos estudos sobre Microcontroladores e Eletrônica, porém estou desenvolvendo bem na área elétrica, e no momento certo, me dedicarei as programações dos micros.. Sobre a programação, vou comentar usando os conceitos da eletrônica básica, com os CIs (Timer 555) e (Divisor de Frequências 4017), para explicar uma forma de fazer o que o aluno fez, utilizando conceitos simples e programação simples... Ok, então imagine vários leds, ligados na forma a seguir: Você pode acender independente cada led, em sua coluna e linha, manipulando as chaves corretas. Se você tiver com algum programa, faça a montagem! E teste! Perceba que você não conseguira desenhar um CORAÇÃO como o aluno fez, e ai é que vem o truque da programação!!
Na verdade, o que está acontecendo, e ele me mostrou, configurando seu projeto a uma velocidade mais lenta, que é onde o controlador controla as linhas e colunas, escrevendo (acionando estas) da esquerda para direita, e de cima para baixo, ligando cada coluna, a uma velocidade muito alta, onde você ligaria essas chaves que eu coloquei no software nas saidas do 4017, sendo comandado por um 555 na configuração de multivibrador astável (fornecendo pulsos para o 4017). E dessa forma, com um potenciômetro você poderia ajustar o tempo, para ver o desenho neste display de leds, assim como ver o passo-a-passo da construção deste desenho nos leds, quando no ajuste de um tempo bem mais lento... Como estou com pouco tempo ultimamente, não fiz essa montagem no Crocodille ou Proteus, ficando somente com essa montagem simples que postei aqui com estas figuras, mas se algum dos amigos conseguir simular aceito algumas fotos (print screen das telas) e posto aqui.

Serve como desafio aos amantes da eletrônica básica!

Um forte abraço aos amigos!! E fiquem todos na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário