domingo, 27 de janeiro de 2013

Conserto NORD STAGE2 + fotos Korg Kronos

Após um tempo de adaptação, retorno com as atividades no blog.. Na verdade, há material acumulado como fotos e videos, para muitas postagens, e aos poucos irei retomar tudo por aqui. Desta vez, trato de mostrar um conserto que fiz em meu teclado, já que enviar ele para São Paulo, para utilizar a garantia, iria demorar algum tempo, assim como o custo com o envio do equipamento por ele pesar mais que 15kg. Portanto, decidi eu mesmo consertar, o que levou aproximadamente umas 3 horas na manhã de um domingo desses..

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...


O real motivo pela falta de atualização do BLOG é devido a como eu ter assumido o concurso para professor do IFAL, estou me adaptando com o sistema que fui inserido em funcionamento. sem um PAUSE, e com algumas particularidades especiais.. Estou falando das TURMAS.. Sim, várias turmas, algumas com conteúdo mais fácil de dar prosseguimento, por haver talvez, uma melhor experiência com o conteúdo que teria que passar, mas em outras turmas, assuntos mais complexos, que tive que rapidamente me empenhar em estudar e contornar a euforia dos alunos, já que muitos deles estavam com nota baixa..
Falo isso porque, na outra instituição que trabalhei, as notas eram dadas através de conceitos como A,B, C e D, e era mais fácil classificar os alunos através das práticas e situações problemas que eram passadas para eles resolverem e etc.

Sim, mas após muitas explicações, o que HOUVE COM O TECLADO foi que parou uma nota de funcionar, o que inicialmente, me deixou bastante preocupado, por ter apenas 09 meses de convivência com o instrumento NOVO. Portanto fiz uma ligação para um amigo que tem mais experiência em consertos e manutenção de instrumentos musicais e ele me alertou quanto a possibilidade de haver entrado sujeira entre a placa que faz contato com as teclas do teclado.

O mais difícil viria agora. Desmontar todo o teclado, retirar as teclas, que estão todas presas em conjunto, para chegar por trás/ embaixo delas, onde estão as placas, como em réguas, que percorrem todas as teclas, havendo um contato físico para cada tecla, onde ao ser pressionada, fecha um circuito, informando que aquela entrada está sendo acionada, para que a placa interprete a informação desta nota musical. Neste caminho me deparei com diversos resistores e diodos zener, como os da foto ao lado, mas não tive tempo de pesquisar qual a função deles  no circuito das teclas..





O meu foco era esse! Retirar a placa que estava presa as teclas, para finalmente chegar no contato elétrico entre a tecla e o circuito eletrônico. Essas borrachas na foto ao lado, é que são pressionadas através da tecla, fechando o circuito de cada nota.







Conclua junto comigo.. Se a nota parou, é porque pode haver algum empecilho para que o circuito não seja fechado! Mesmo pressionando aquela nota, de várias e diversas formas de pressionar, a nota OU SOM não saia, o teclado não respondia e nem tocava aquela nota. Portanto, marquei qual era a nota, e quando retirei a borracha, percebi uma sujeira minuscula, como um GRÃO de POEIRA.. Mas, para reforçar, fiz a limpeza com uma borracha simples


E fechando a parte da limpeza, e seguindo uma dica do meu amigo Alexandre, reforcei os contatos das borrachas que fazem o contato, pois colocando grafite, estaria reforçando (com um lápis ou lapiseira) o contato elétrico para um melhor fechamento do circuito de cada nota. Inclusive, já tinha notado em outra nota, a falta de sensibilidade, o que resolvi no mesmo momento, com a limpeza, este outro problema que tinha deixado de lado..






Pois bem, mas ao final do conserto/limpeza, uma parte difícil é de encaixar as borrachas na placa. Tem que ter muita paciência, para com a ajuda de alguma ferramenta muito fina, ir puxando a borracha para dentro  da placa, tentando deixar ela totalmente presa na placa, e sem nenhuma abertura para a entrada de sujeira..




Com o problema resolvido, parei para observar o teclado e sua composição.. Essa marca (CLAVIA) em especial, me chamou a atenção para a pouca quantidade de placas dentro.. Simplesmente existe a placa principal, com  as conexões externas de áudio/midi/USB, e
 a segunda placa, que é a fonte, com transformador, diodos, capacitores e reguladores de tensão, os quais nem testei, e nem observei direito, já que a fonte estava perfeita..


No fechamento do teclado, alguns cabos FLATS, que fazem a conexão entre fonte e placa mãe, assim como os cabos que ligam as teclas na placa mãe.


Para vocês terem uma noção, a marca NORD está ganhando muito o mercado aqui no BRASIL, bastando assistir ha alguns DVDs de artistas famosos, e prestar atenção nos teclados que os tecladistas usam.. Os VERMELHINHOS estão por toda a parte, sendo fácil de identificar, pela cor da carcaça do instrumento. Estes possuem vários modelos, com simuladores de órgãos muito reais, assim como pianos espetaculares, e a parte de synthetizadores com uma qualidade muito boa.

Por esses dias, meu amigo KONRAD, também tecladista, veio aqui em casa para a gente observar e tentar resolver um defeito em seu teclado, um KORG KRONOS. A gente abriu o teclado , e depois, com a ajuda de um técnico em informatica, já que o teclado possui placa mãe de pc, HD, memoria ram, e etc, só uma pessoa da área da informatica pra detectar que a placa mãe estava com defeito.. Veja nas fotos abaixo, a quantidade de placas e complexidade do instrumento:


A esquerda, a foto da fonte. Na foto da direita, estávamos tentando retirar a placa mãe, e reconectar os cabos da fonte e outros do teclado.. Note quantos cabos, conexões e etc




Na foto da esquerda, ao meio temos o HD ligado por um cabo SATA, usado comumente em PCs. E na foto da direita, note a quantidade de conexões que este teclado oferece, até superior ao NORD  e outros teclados também.

É sem duvida um ótimo teclado, com HD interno, para armazenamento de muito mais informação, sequenciador interno, com possibilidade de samplear instrumentos, assim como realizar gravações de voz e outros, montando uma faixa ou CD inteiro dentro do teclado, sem necessidade do auxilio de um computador, já que o KRONOS é um pc!!
Espero que chegue logo a placa mãe, e o teclado fique totalmente consertado!!



E por ultimo, tirei uma foto de meu mais novo assistente, que acompanhou toda a minha Odisséia em consertar meu instrumento de trabalho no meio musical!!


Um abraço aos amigos e até a próxima!!







36 comentários:

  1. Olá! Comprei um nord stage 2, porém comprei na tensão diferente da alimentação elétrica aqui da cidade. Resumindo: preciso abrir o teclado, acessar a fonte e mudar aquela chave de tensão, que o meu está em 230V, para 115V. Preciso abrir o teclado e gostaria de saber quais os parafusos tenho que retirar (fica na cara que os da laterais e traseira tem que tirar.. mas os do fundo do teclado???? algum??? todos??) Conto com sua dica. Obrigado. Email: kddiegoas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so alguns, mas ando na correria, e pra falar assim teria que abrir novamente o meu. mas pode tirar todos, que com cuidado não tem como dar erro. bem simples o nord por dentro!

      boa sorte!

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se existe algum curso necessário para aprender a entender essa parte de teclados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa pergunta. Deve existir um curso especifico, mas não conheço. Como gosto e ensino as eletronicas analogicas e digitais, a pessoa vai desmontando o teclado e associando, verificando as partes da placa, a fonte, que é o mais estudado, e o que geralmente dar defeitos.
      Qual o teclado que gostaria de abrir?

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Tenho um rolando XP 60, alguns botões pararam de funcionar (F3, PATTERN, 3, 11, F6, 6, 14). Vi no manual de serviços que esses botões são "interligados", teria como resolver o problema deles? (não sei explicar direito kkkk mais vou colocar link de imagens acho que da para entender melhor). http://uploaddeimagens.com.br/imagens/cct-jpg (esquema do circuito). http://uploaddeimagens.com.br/imagens/roland-xp-80-xp80-expandido-9129-mlb20011781283_112013-f-jpg (botões com defeito). Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Vinicius! Ja tive um xp mas nunca consertei ele, pois no tempo não tinha ainda noções de eletrônica. Mas tenho muita saudade desse teclado, timbres muito bons e expressivos, pois em alguns teclados estão enchendo de efeitos e perdendo a força que um xp tinha.
      Com respeito a sua duvida, ao abrir, vc vai precisar retirar todas as placas até chegar aos botões. O seu serviço é marcar eles com fita, e simplesmente trocar eles. Agora ao comprar desses em uma eletrônica (PUSH BUTTOM), procura uns que tenham boa qualidade. Vi as fotos e esquema, mas não se preocupe com aquele esquema. Muitas vezes a placa possui uma quantidade limitada de entradas digitais, e ao organizar os botões em forma de matriz, é como se jogasse batalha naval, onde precisa verificar ao mesmo tempo linha e coluna. Assim economiza o numero de entradas.
      Resumindo, pode trocar os defeituosos e BOA MUSICA para voce!
      Eu comecei meu mestrado e to um tempo sem tocar, o que me faz falta!

      Abraço amigo!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Beto, tentei responder em seu email mas deu erro. Realmente é simples a abertura do teclado, mas requer cuidado. Procura alguem de alguma oficina tecnica ou que saiba eletronica para te dar uma força.
      abraço.

      Excluir
  5. Meu teclado falhou toda a primeira oitava, me disseram que era o cabo que conectava a oitava a placa principal, realmetne quando mexia no cabo a oitava funcionava, cortei e emendei um fio que eu supunha que era o problema, mas o problema conitnuou. Até que em um belo dia acordei 05 horas da manhã e resolvi renovar as soldas de contato do cabo e shazam, a oitava voltou a funcionar e não tive que trocar o cabo. Só que algumas trilhas no visor estão sem aparecer, vou lhe mandar a foto via e-mail.

    ResponderExcluir
  6. amigo, tenho um stage 2 e estou tentando abri-lo. retirei todos os parafusos da parte de trás e dos lados, mas não consigo separar a parte dos comandos (vermelha) da parte das teclas (parte preta). tenho que soltar mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Gregor, ontem abrir meu nord electro 3 61, ele tinha parado de funcionar a tecla sol central, depois voltou a funcionar, porém sem o sensitive. Fiz uma limpeza geral. Muito boa as suas dicas e orientações. Ficou perfeito. Vai uma dica: ao invés de puxar as borrachinhas, enfie elas na placa usando uma agulha. Gastei 3 horas também.
    Hoje vou me aventurar abrindo meu korg r3, os botões estão falhando, as vezes não funciona... vamos ver se é só limpeza também né rs
    Att
    João Paulo Meireles
    Twitter/Instagram: joaopaulo150150

    ResponderExcluir
  9. Liguei meu nord stage 2 em uma tens˜åo 220, queimou a fonte pois ele é 110, alguém sabe onde vende??? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, estou com o mesmo problema...alguém pode me informar onde conseguiria essa fonte?

      Excluir
    2. Olá deidvan....ja aconteceu comigo....noeu casonnao precisou trocar a fonte.....apenas troque o fusível q resolve.....abcs

      Excluir
    3. Olá deidvan....ja aconteceu comigo....noeu casonnao precisou trocar a fonte.....apenas troque o fusível q resolve.....abcs

      Excluir
    4. Olá deidvan....ja aconteceu comigo....noeu casonnao precisou trocar a fonte.....apenas troque o fusível q resolve.....abcs

      Excluir
  10. minha dificuldade é devido ao meu local de residência moro em São Luis - MA, talvez se eu encontrasse a fonte seria mais fácil pois teria apenas que trocar por aqui. infelizmente tive esse problema acabei ligando no 220 sendo que ele é 110, agradeço a ajuda. whats 98 983093908

    ResponderExcluir
  11. bom dia gregor to mt mal cara tenho um korg kronos comprei ele faz dois anos novinho na caixa fazia um mês que não ligava ele e ontem fui ligar e nada ta morto não da sinal de nada, cara eu nem mecho nada ele da bancada não sai de dentro do qurto mt não bati nada como pod isso oq pod ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antes de abrir de uma olhada nos cabos, desconecta tudo ate fone de ouvido e ligue num cabo novo de alimentacao. se quiser abrir, 20% dos problemas costuma ser fonte de alimentacao e switchs liga-desliga. mais que isso vai na tecnica se nao for especializado. Cuidado para nao abrir que nem seu telefone celular que perde a telinha (nao sou o tecnico, estudo musica e mando um pouco no ferro de solda). sugestao - é a fonte.

      Excluir
  12. ola amigo,

    O jack de saida (out) do meu teclado quebrou. Seria complicado pra trocar ? ou apenas autorizada?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Gregor, estou com alguma problema parecida com o que eu consegui ler ai : um Nord Lead que foi ligado no 220v no lugar de 110 e nao to achando uma loja em São Paulo pra concertar ele. Você teria alguma dica ? 9 8621 1721 Muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  14. VC tem a fonte ou o transformador do nord onde consigo

    ResponderExcluir
  15. VC tem a fonte ou o transformador do nord onde consigo

    ResponderExcluir
  16. Olá, Gregor e amigos. Alguém saberia dizer onde posso encontrar um transformador para a fonte do Nord Stage 4? Estou em São Paulo e o meu teclado foi ligado no 220. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Amigo, bom dia!
    Gostaria de saber se você tem algum contato para reposição de peças do Nord STAGE 2. Tive uma avaria no Jack 1/4" - NORD 22600. Se você tiver alguma indicação te agradeço.

    ResponderExcluir
  18. boa tarde Gregor...tenho um NORD STAGE 2 76 HA...e a tecla Mi parou de funcionar...estou com medo de abrir o teclado pra fazer essa limpeza...ja fiz em um Juno Stage tempo atras mas não era HAMMER ACTION...

    ResponderExcluir
  19. é muito complicado abrir o teclado para fazer a limpeza da régua??

    ResponderExcluir
  20. Olá Gregor tudo bem? tenho um nord Stage 2, está dando erro "flash error" me disseram que eu teria que trocar a placa mãe, vc tem alguma dica? muito obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Cara, tenho um nord stage 2 e acabei perdendo a fonte. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  22. Liguei o meu no 220v será que deu ruim
    Não tá ligando mais

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, o meu nord eletro está queimando fusivel. Não liga, o fusivel queima.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber onde eu acho o transformador do nord stage 2 . O meu queimou

    ResponderExcluir