segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Projetos Eletrônicos

 Olá pessoal! Para esse semestre letivo, estarei desenvolvendo um trabalho com alunos(as) de terceiro ano do Curso Técnico de Eletrônica!

Para cada um dos 4 bimestres, um tema proposto para nortear os nossos trabalhos e apresentações de seminários:

1 – Circuitos envolvendo a eletrônica analógica/digital; 

2 – Tecnologia Assistiva – Circuitos Eletrônicos que promovem a melhoria na Qualidade de Vida de um Indivíduo (PCD, Crianças e Idosos)

3 – Música e Eletrônica – uso do microcontrolador para montagem de circuitos/equipamentos musicais com estudos sobre áudio analógico/digital;

4 – Profissões - Qual o circuito eletrônico seria capaz de ajudar a você ou um familiar no exercício da profissão?

Clique em mais informações para verificar o restante da postagem...



A disciplina de Projetos Eletrônicos permite fazer revisões técnicas em diversos circuitos, realizando o aprimoramento e testes, através da simulação e montagem com os componentes no protoboard!

E também, ao final de cada bimestre, os alunos deverão se organizar em equipes para apresentar um circuito eletrônico, com seus fundamentos, apresentando um relatório, com o custo total para a montagem e possível comercialização desse produto!

Fiz comentários sobre a minha trajetória pessoal, já que é importante promover uma conexão com os alunos, onde a partir de minha jornada mostro possibilidades de estudos e trabalho no ramo da eletrônica e engenharia. 

Eu sempre comento que acredito que o principal é encontrar um curso ou atividade que você goste de desempenhar. Sentir com o coração o que está sendo feito. Eu mesmo iniciei um curso de Engenharia Civil que não conclui, pois não era minha aptidão. Mas ao fazer um curso de eletrônica no Senai, tudo mudou! E tive certeza da mudança que precisava fazer na rota, como digitar um novo endereço em um GPS, e seguir firme na nova direção! Para mim, fez total sentido!

Um comentário breve sobre a proposta de projetos para cada bimestre:


No 1o Bimestre, estaremos focando em circuitos analógicos e digitais, trabalhados nas disciplinas de Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital. Porém, podemos ir além dos circuitos que foram vistos, evoluindo os circuitos de retificação (por exemplo) para fontes simétricas estabilizadas, ou fontes com regulador de tensão através dos famosos CIs das séries 78XX e 79XX (reguladores de tensão posivitos e negativos). Trabalharemos também com o TJB e relés nessas fontes, promovendo circuitos que controlam cargas da rede elétrica (no nosso estado AL = 220V), assim como estaremos testando circuitos com o temporizador timer 555. Esse permite diversas aplicações com animações de leds (usando também o CI divisor de frequência 4017), promovendo um show de sequências diversas no acendimento dos leds. Em outra postagem, trarei prints desses circuitos!

Já no segundo Bimestre, termos como tema a TECNOLOGIA ASSISTIVA! E fica permitido o uso dos microcontroladores Arduino e ESP. Também disponibilizamos diversos tipos de sensores, para que com todo esse material possamos montar dispositivos e circuitos que possam auxiliar e melhorar a Qualidade de vida de um indivíduo que possui algum tipo de condição específica. É a Eletrônica a serviço de nossos amigos, parentes, vizinhos, enfim, nossa comunidade!

No terceiro Bimestre, traremos o tema MÚSICA E ELETRÔNICA! Nesse momento, estaremos estudando as características do áudio analógico e digital, para produzir algum tipo de equipamento ou dispositivo que identifique ou emita ondas sonoras. 
Comentei também sobre a possibilidade de interação com a área de música do Campus Maceió, onde uma das ideias é a de fazermos equipamentos, como por exemplo, o Metrônomo Digital (que produz um som de clique e mantém uma determinada frequência dessa pulsação para que um ou mais músicos toquem em sincronia perfeita). Esse metrônomo também poderia ser montado com um CI 555, porém podemos ter mais recursos quando usando um microcontrolador!
Temos outros exemplos de criação de dispositivos, mas deixemos essa conversa para o momento oportuno!!

E o nosso 4o Bimestre! Trata sobre o mundo REAL! Acredito que vocês alunos, se perguntam sobre qual profissão seguir. Penso também que muitos não a total clareza na resposta, porém para fazer um caminho, é preciso experimentar e deixar SENTIR como você reage a essa experiência! Sugiro que tire um dia para visitar a Universidade, converse com alguém que EXERCE e GOSTA de determinada profissão, pois não deixe se contaminar por comentários Tóxicos de quem não construiu nada. Sei que a vida traz inúmeros desafios, mas imaginem que vocês podem e devem evoluir como seres humanos, e fazer o que gosta faz o total sentido! Acordar e ir dormir, conversando de situações boas/ou desafios superados... 
Após essa contextualização,  sempre trago a frase que está abaixo no slide:

- QUAL O CIRCUITO ELETRÔNICO SERIA CAPAZ DE AJUDAR A VOCÊ OU UM FAMILIAR NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO?
Eu sempre cito o exemplo de um aluno que me questionou sobre o uso da Eletrônica no seu futuro consultório de Psicologia. Nesse caso, eu parei e demorei um pouco para responder. Mas tive a inspiração de respondê-lo com a seguinte sugestão:

- E se você equipasse a sua sala de atendimento, com refletores RGB, posicionados nos cantos superiores da sala; com ventiladores e gotejadores também presos em partes superiores, onde com uma mesa de comando ao seu dispor (equipada com microntroladores, relés, etc.) pudesse encaminhar/sugerir/conduzir a dinâmica da sessão com seu paciente, promovendo o acendimento de cores específicas relacionadas às emoções (quem aqui já assistiu ou ouvir falar no filme da disney "Divertida Mente", onde os personagens possuem cores específicas para a sua emoção predominante). Pois bem, seria um dos poucos psicólogos com uma sala multi-sensorial, causando uma verdadeira experiência, desde que corretamente aplicada aos conceitos da Psicologia, etc. A sala poderia ainda fazer chover, provocar ventos francos ou fortes, aquecer (com algum equipamento específico). Acredito que seria sim um grande diferencial!


Sigamos firmes e confiantes!

25 comentários:

  1. Vamos turma! Comentem aqui um possível título de um projeto que estarão desenvolvendo ao longo da disciplina comigo!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima aula, professor! Eu tinha comentado com o senhor que desenvolvi uma bengala eletrônica no ano letivo passado, então pretendo expandir o circuito dela esse ano. Além disso, tenho pensando em desenvolver uma prótese de mão ao longo do semestre, já que tenho grande interesse na área de tecnologia assistiva e saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Thaysi! Nós temos um braço articulado com garra, já no laboratório C8 e no almoxarifado de eletrônica. Há uns anos atrás, uns alunos trabalharam com esse equipamento e desenvolveram um ótimo trabalho!

      Segue o link:

      https://www.youtube.com/watch?v=jMcNXwJDm9E&ab_channel=brenobarbosa

      Excluir
  3. Professor, eu penso em desenvolver um projeto para hidratar plantas automaticamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Olga! Sim, podemos utilizar de sensores de umidade para verificar o estado do solo, assim como programar horários diários para essa função!!

      Excluir
  4. Aula top, professor! Tenho algumas ideias de projetos para pets 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Na maioria das vezes pensamos na alimentação deles, porém podemos desenvolver outros projetos como monitoramento, interação social para períodos do dia em que os tutores não estejam em casa, sensores para alertar os animais ou informar aos donos quando estiverem em lugares não sugeridos na residência, entre outros!!

      Excluir
  5. Tenho pensado em um projeto de um sensor de fumaça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Já temos o sensor MQ-2 no laboratório, que permite identificar a presença de gases inflamáveis e fumaça no ambiente! Verifica essa postagem que encontrei em um outro blog com informações mais detalhadas sobre esse sensor!

      https://www.blogdarobotica.com/2023/07/04/como-utilizar-sensor-de-gas-fumaca-mq-2-com-arduino/

      Excluir
  6. Olá, professor! Desejo fazer um circuito que identifique quando está chovendo e emita um aviso sonoro, minha mãe irá amar que sejamos avisados do tempo limite para tirarmos a roupa do varal kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse projeto é subjetivo, já que o tempo de secagem da roupa pode variar entre o tipo de tecido, condições climáticas (muito sol/tempo nublado/chuva...). Mas podemos considerar tempo médio, sensores de chuva, motor acoplado, integração com aplicativo do celular, etc.

      Verifiquem nesse vídeo, de um senhor que fez um varal com comando elétrico para esposa e viralizou nas redes!!

      https://youtu.be/9SJfsL-MrbQ?si=s80RjNrhDeJQ_47o

      Excluir
  7. ELIAS CASSIANO COSTA NETO13 de agosto de 2025 às 13:29

    Aula incrível professor, tenho ideia de projeto para ajudar pcd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os PCDs (pessoas com algum tipo de deficiência) merecem todo o nosso respeito e contribuição, pois sempre teremos alguém conhecido ou próximo que pode ter alguma condição específica. E imagine você, o orgulho que pode sentir, em ajudar de forma leve e respeitosa, a melhorar a Qualidade de Vida desse indivíduo. Isso considerando os conhecimentos que vem adquirindo ao longo do curso técnico de Eletrônica! Isso vai além das paredes da escola e sala de aula. É sobre humanidade! Parabéns e avante nos estudos!!

      Excluir
  8. Olá, professor! Eu penso em fazer um projeto que alerte o horário das medicações, algo que fizesse barulho ou que chamasse atenção de forma visual. (323A)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ideia também pode ajudar a muitas pessoas que não possuem a habilidade com os despertadores de celular. Podemos ter um dispositivo, com botões e display, para que de maneira fácil e intuitiva seja programado os horários de alarme ao longo do dia. Também alarme sonoro, indicação visual (acendimento de leds independentes que iluminem o compartimento correto relacionado ao horário de cada remédio).. Parece simples, mas reune vários conceitos, dispositivos, sensores.. E no final de tudo, ajudar a alguém, que em muitos casos, precisa dessa ajuda! Parabéns!!

      Excluir
  9. Oi professor, desejo projetar um Circuito de Intercomunicador Optico até o fim do ano letivo. Irei usar nas minhas acomodações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esse circuito, podemos ter a ajuda do professor Rogério, que é especialista na área de Telecomunicações. Mas no que eu puder ajudar, conte comigo!

      Excluir
  10. Gostaria de desenvolver um monitor de batimentos cardíacos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipamentos para a área da saúde! Também podemos aprimorar esse circuito. Além do display, alarme sonoro para frequências críticas ou perigosas à saúde, conexão Bluetooth com algum celular… No decorrer da disciplina vamos trabalhar para evoluir a sua ideia e criar um dispositivo completo!!

      Excluir
  11. Maria Clara Lins de Lucena15 de agosto de 2025 às 15:40

    Boa tarde, professor! Penso muito em desenvolver um alarme com sensor de presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos vários sensores que podemos usar nesse projeto! Temos como exemplo, o Módulo Sensor de Distância Ultrassônico HC-SR04, que custa em torno de R$10,00 em diversos sites na internet. É um dos sensores que mais está sendo usado atualmente nesse tipo de projeto com Arduino! E como ele tem uma leitura de distância máxima em torno de 4 metros, dá para aplicar na maioria das situações residenciais. Mas temos sim outras opções que podemos estudar e implementar!!

      Excluir
  12. Olá professor, eu gosto da ideia do Controle de postura – um sensor que vibra/alerta quando a pessoa está curvada por muito tempo na cadeira. Eu tenho escoliose e assumo que seria útil demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Precisaríamos pensar quais tipos de sensores usaríamos para fazer essa leitura postural, indicando ao arduino quando disparar mensagens de alerta para a correção da postura. E fazer os ajustes de acordo com a sua necessidade, e a cadeira/mesa que geralmente usa.
      Mas fica uma sugestão:
      - os transdutores piezoelétricos são capazes de gerar uma tensão quando ele é fisicamente deformado por uma vibração, onda sonora, ou por uma tensão mecânica.
      - Por exemplo: banco de alguns carros que possui desse tipo de sensor instalado no assento, e quando faz a leitura da presença física de um humano sentado, compara com um outro sensor na base do cinto de segurança, se foi acoplado ou não. E dai, informa na tela (símbolo) e emite um sinal sonoro para o cinto de segurança ser acoplado a base.
      - Portanto, alguns desses sensores (valor unitário bem barato) acoplado a uma cadeira (preferência por cadeira do tipo escritório, com apoio para os braços) podemos ter uma cadeira sensorizada em alguns pontos chaves para detectar um nível bom de postura corporal.
      - Ou poderíamos também usar um sensor ultrasônico próximo a parte de trás da cabeça, medindo a distância das costas/cabeça para a cadeira.
      Podem existir outras possibilidades também!! No momento oportuno (2o bimestre) retomamos o diálogo!

      Excluir
    2. Muito legal a ideia professor!!!

      Excluir